Blog de Notícias SBAC

Ministro da Saúde Ricardo Barros faz declarações incorretas sobre exames laboratoriais

Posicionamento da SBAC sobre a entrevista do Ministro da Saúde

Em entrevista concedida à CBN no dia 08 de fevereiro, o Ministro da Saúde Ricardo Barros fez várias declarações, entre elas a de que 50% dos exames laboratoriais não tem seus resultados acessados, dando a entender que se tratariam de exames desnecessários. Isto não corresponde à verdade, uma vez que esta situação ocorre num volume significativamente pequeno e totalmente dentro dos padrões esperados

Lamentamos que o Ministério utilize argumentos e informações incorretas envolvendo o setor laboratorial. Os Laboratórios Clínicos, apesar de serem remunerados pelo SUS com valores totalmente defasados, continuam prestando relevantes serviços, colaborando decisivamente no diagnóstico e nas decisões clínicas em respeito à sociedade. Os exames laboratoriais representam um custo muito pequeno dentro do orçamento, e não é correto insinuar que sejam responsáveis por problemas financeiros do Ministério.

A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC está à disposição para colaborar na construção de estratégias para a utilização dos exames laboratoriais.

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil