Blog de Notícias SBAC

Campanha contra sarampo e poliomielite começa hoje em todo o país

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a poliomielite começa nesta segunda-feira (6), e segue até o dia 31 de agosto. Crianças entre 1 e 5 anos devem ser levadas ao posto de saúde para receber vacina, independente se já tomaram o imunizante ou não – com exceção para quem tomou a vacina mais recentemente, nos últimos 30 dias.

O Ministério da Saúde espera vacinar 11,2 milhões de crianças e a meta é chegar a pelo menos 95% delas. A campanha tem por objetivos vacinar quem nunca tomou a vacina, completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas, e dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente.

As crianças que nunca tomaram uma dose contra a poliomielite receberão a Vacina Inativada Poliomielite. Já as que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”.

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice Viral (que também protege contra caxumba e rubéola), seja qual for a situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

A campanha, que acontece a cada quatro anos, tornou-se ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite. Trata-se de uma campanha de mobilização, já que a vacina contra o sarampo fica disponível o ano inteiro nos postos de saúde. No dia 18 de agosto, acontecerá o Dia D de mobilização, quando os mais de 36 mil postos de vacinação no país estarão abertos ofertando as vacinas. Em alguns estados, como São Paulo, Roraima e no Amazonas, as campanhas já começaram.

O Brasil erradicou a poliomielite do território em 1994; já o certificado de eliminação do sarampo havia sido alcançado em 2016. Atualmente, o país tem 822 casos confirmados de sarampo em 2018. Já em relação à paralisia infantil, trata-se de uma precaução, já que não há casos de paralisia infantil no Brasil.

Quem deve ser vacinado?

. Contra a poliomelite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tiver tomado.

. Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tiver tomado.

. Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Segundo o ministério, por ano, são distribuídos em todo o país cerca de 300 milhões de doses de vacinas. Para a campanha de 2018 foram adquiridas 28,3 milhões doses das vacinas, um total de R$ 160,7 milhões.

Ainda segundo dados do ministério, todos os estados já estão abastecidos com 871,3 mil doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), 14 milhões da Vacina Oral Poliomielite (VOP) e 13,4 milhões da Tríplice viral.

FONTE