Blog de Notícias SBAC

45° CBAC discute desafios do mercado e novas tecnologias para laboratórios

Alta competitividade, atualização constante de equipamentos e atendimento de qualidade ao consumidor são alguns dos desafios enfrentados pelos gestores de laboratórios. Estes e outros temas importantes do segmento são discutidos no 45° Congresso Brasileiro de Análises Clínicas – CBAC, que acontece até esta quarta (20), no Centro de Convenções SulAmérica, na cidade do Rio de Janeiro.

Durante o evento, o público formado por cerca de 2 mil visitantes poderá assistir palestras, visitar estandes de expositores com as mais inovadoras tecnologias da área, e ainda participar de workshops e outras atividades paralelas. O evento reúne empresas de pequeno, médio e grande porte, além de especialistas em Análises Clínicas.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC, o congresso teve na solenidade de abertura, realizada neste domingo (17), a presença de Dr. Luiz Fernando Barcelos (Presidente da SBAC), de Dr. Estevão José Colnago (presidente do Congresso), de Dra. Lenira da Silva Costa (Vice-Presidente do Conselho Federal de Farmácia), de Dra. Stella Raymondo (Presidente da Confederación Latinoamericana de Bioquímica Clínica – Colabiocli), de Renato Minozzo (Conselho de Biomedicina), de Thiago Faillace (Confederação Nacional de Saúde), de Dr. Eduardo Emery (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica), e do deputado federal Ronaldo Nogueira (Presidente da Frente Parlamentar de apoio às Análises Clínicas).

Dr. Luiz Fernando Barcelos lembrou que, a cada ano que passa, as inovações tecnológicas têm prazo de validade menor e impactam ainda mais as empresas sob o aspecto administrativo. “Não há quase mais condições para que um laboratório compre muitos equipamentos, e por isso é costume adotar um sistema de comodato em parceria com o fornecedor. Isso tem ocorrido principalmente com equipamentos que têm uma atualização tecnológica muito grande. Investir em equipamentos de imunologia ou toxicologia é um custo muito alto, mas vale investir em um bom equipamento no setor de bioquímica, com mais estabilidade tecnológica, como um ótimo microscópio, por exemplo”, explica.

Em seu discurso, o deputado federal Ronaldo Nogueira destacou as três frentes que serão trabalhadas no Congresso Nacional: a atualização da tabela de pagamento do SUS, que permanece a mesma desde a entrada do Plano Real; a redução de impostos pagos pelos laboratórios sobre o que recebem do SUS; e o aumento de facilidade de linhas de crédito para investimentos em tecnologia.

Segundo Dr. Irineu Grinberg, a principal reivindicação do setor é atualização de tabelas. “O laboratório é responsável quase que 70% pelas decisões clínicas. Os médicos não conseguem trabalhar sem laboratório. Das baixas hospitalares, 90% delas são baseadas em análises clínicas, e mesmo assim não conseguimos ter remuneração adequada”, observa.

Para o público, já no primeiro dia foi possível fazer bons negócios e se atualizar sobre as novidades do setor. A biomédica Stephane Fernandes Rubim, coordenadora geral no laboratório CDC em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, esteve no evento em busca de equipamentos e parcerias com laboratórios de apoio, e já vai adotar um novo sistema na empresa onde atua. “É importante nos atualizarmos sobre novas metodologias e práticas. O desafio dos laboratórios é a gestão laboratorial e coordenação de equipe, saber trabalhar qualidade e custo em todo o processo de análises clínicas e citopatologia, que é a nossa especialidade. O cliente quer atendimento de excelência com agilidade e tecnologia”, afirma.

A bióloga Líbia Oliveira, coordenadora da biologia molecular da Richet, no Rio de Janeiro, diz que sente falta de mais informações sobre esta especialidade. “É uma área que está crescendo muito. Assisti à palestra da professora Ester Cerdeira Sabino, da Diagnósticos do Brasil, e adorei. Os profissionais são maravilhosos e estão agregando conhecimento”, diz.

O Congresso será palco ainda para o lançamento do Tratado de Análises Clínicas, um volume de 840 páginas que reúne ensaios sobre todas as áreas de um laboratório. Organizado por Dr. Luiz Fernando Barcelos e por Dr. Jerolino Lopes Aquino, o livro será lançado no dia 19 de junho, ao meio-dia, no estande da SBAC.

Serviço
45º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas
Data: 17 e 20 de junho de 2018
Local: Centro de Convenções SulAmérica, Rio de Janeiro
Programação completa: www.cbac.org.br