Blog de Notícias SBAC

Dr. Luiz Fernando Barcelos é o novo presidente da SBAC

Em seu discurso de posse da presidência da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC, Dr. Luiz Fernando Barcelos lembrou que a SBAC possui desde sua fundação objetivos fortes que estão sendo cumpridos com excelência. Entre os principais feitos da sociedade estão o Congresso Brasileiro de Análises Clínicas – CBAC, que já soma mais de 100 mil participantes; a Revista Brasileira de Análises Clínicas – RBAC, uma revista científica com muita aceitação entre os profissionais da área; o Programa Nacional de Controle de Qualidade – PNCQ, que atende às necessidades de qualificação de mais de cinco mil laboratórios participantes; além do Centro de Ensino e Pesquisa da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – CEPAC, um centro de pesquisa de ensino que já propiciou cursos e palestras para mais de 16 mil profissionais.

“Temos uma atuação muito grande na formação e na atualização profissional, que é nosso grande objetivo: atualizar e melhorar o conhecimento profissional. Fazemos isso através de nossos cursos e de nossos congressos. Somos absolutamente conscientes de que, quando nos formamos, recebemos um certificado que nos dá habilitação legal para exercer a profissão pelo resto da vida, mas que o conhecimento tem prazo de validade. A tecnologia muda muito rápido, e quem não tiver a consciência de que é necessário se atualizar acaba não atendendo o que a sociedade espera dele”, disse Dr. Barcelos. Por isso, a SBAC se posiciona na obrigação de disponibilizar um ambiente no qual os profissionais de análises clínicas possam encontrar a possibilidade de se manterem sempre atualizados com as últimas tecnologias, com professores de ponta transmitindo conhecimento.

Esse feito, como afirmou, não poderia ter sido construído sem todas as pessoas que fizeram parte da história da sociedade por seu legado tanto científico quanto humano. Dr. Barcelos citou presidentes e vice-presidentes que foram importantes na construção da entidade, e agradeceu especialmente aos fundadores como Dr. José Abol Corrêa, membro mais antigo da SBAC e hoje diretor do PNCQ, responsável por empossar o novo presidente. Declarou também seu apreço e identificação por seus dois antecessores na presidência da entidade, Dr. Irineu Grinberg e Dr. Jerolino Lopes Aquino – para quem entregou uma placa em homenagem aos dois anos de gestão – que, juntos, lhe propiciaram o cargo de Diretor Executivo por seis anos, garantindo um conhecimento muito grande das atividades da sociedade.

A SBAC tem sido sensível aos problemas decorrentes do cenário brasileiro, e vem buscando soluções para lidar com eles. Os desafios, segundo Dr. Barcelos, precisam ser trabalhados conjuntamente pela parceria entre profissionais de análises clínicas, representantes de sociedades, sindicatos e conselho. “Entendo que dificuldades não devem ser lamentadas, e sim enfrentadas”, disse. Como obstáculos mais próximos da área, citou a entrada de tecnologias de testes rápidos, que vai mudar bastante o mercado, e o fenômeno da terceirização de serviços, que precisa de alguns limites.