Blog de Notícias SBAC

ANS divulga dados do 2º trimestre de 2016

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acaba de divulgar os dados e indicadores dos planos de saúde referentes ao segundo trimestre deste ano. Hoje já são quase 50 milhões de usuários de planos, de acordo com a agência.

Os dados mostram, por exemplo, que até junho o país tinha nada menos que 48,5 milhões de beneficiários de assistência médica privada, a maioria deles em planos coletivos empresariais – cerca de 32,1 milhões de pessoas. Logo após vêm os planos individuais e familiares, totalizando 9,5 milhões, e os coletivos por adesão, com 6,5 milhões.

Na comparação com os dados anteriores, foi esta última categoria, portanto, a única que não só não sofreu queda no número de usuários como chegou a ter uma modesta elevação. Estes números segmentados, no entanto, são referentes a março de 2016.

Todos estes indicadores estão disponíveis no portal da ANS e podem ser acessados por diferentes ferramentas a partir da área “Perfil do Setor” na homepage da ANS. Também estão disponíveis, no mesmo local, as informações referentes à utilização da rede conveniada, a evolução do número de beneficários, das operadoras e dos planos de saúde, e ainda as reclamações recebidas pelos canais de atendimento da ANS.

Quem quiser ou precisar de um panorama mais amplo da saúde suplementar no país até este segundo trimestre encontra um conjunto de consultas pré-definidas que fazem um mapeamento da situação. Além disso, os dados também podem ser baixados para o computador do usuário e há ainda uma apresentação padrão que sintetiza todas as informações e gráficos – os quais, inclusive, podem ser capturados para serem incluídos em apresentações próprias.