Concent/Quaent | Vitrine de Expositores

Otimização do marketing da sua instituição de saúde em 8 passos simples

Desenvolver o marketing em instituições de saúde é tão importante quanto adotar boas práticas relacionadas a essas instituições. 


Para além da contribuição significativa na fidelização de clientes, um planejamento de marketing eficaz oferece uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.


Essa relevância deriva da natureza intrínseca do marketing, que engloba a gestão de informações detalhadas sobre os serviços proporcionados pela instituição. 


Por sua vez, para os clientes, essa abordagem representa a oportunidade de avaliar e comparar as vantagens oferecidas pelos diversos prestadores de serviços.


Portanto, por uma questão de lógica, a sua tarefa principal é demonstrar que a sua instituição oferece serviços excepcionais, em detrimento das vantagens que, possivelmente, o concorrente possa oferecer. Concorda comigo até aqui?


Dito isso, vamos aprofundar nossa discussão naquilo que é efetivo no processo contínuo de otimização do marketing da sua instituição de saúde, em 8 passos simples.

Marketing na Saúde: Estratégias e Aplicações Essenciais


Quando abordamos o marketing para instituições de saúde, estamos abordando,  essencialmente, a divulgação das atividades realizadas dentro do contexto da instituição. 


Esta abordagem, por sua vez, considera em sua proposta:


  • Aspectos éticos envolvidos;

  • Custo para implantação;

  • Mensuração dos indicadores de desempenho.


Com base nessa análise, os gestores elaboram estratégias para ampliar o acesso dos clientes à instituição, utilizando veículos de comunicação como redes sociais, revistas (quer sejam estas, online ou físicas) e parcerias estabelecidas com outras empresas.


Faz-se necessário destacar que, nesse contexto, o marketing deve priorizar mensagens objetivas. 


Parte desse enfoque, nesse sentido, está relacionado à direção específica das mensagens para o público-alvo.


Mas como podemos realizar isso? – Você pergunta.


Nesse caso, é de suma importância aplicar estratégias que despertem a curiosidade ou o interesse na utilização dos serviços anunciados. 


Da mesma forma, ao direcionar a mensagem, é fundamental ser o mais específico e incisivo quanto é possível, ao descrever os procedimentos e as condições para sua realização.


8 passos simples para otimização do marketing da sua instituição de saúde


Podemos listar oito passos simples que constituem as etapas envolvidas em uma estratégia de marketing bem-sucedida:

Conheça previamente o seu público alvo


O marketing de qualquer instituição, seja na área da saúde ou em outros setores, requer uma análise cuidadosa do público-alvo, compreendendo potenciais clientes, profissionais ou grandes empresas.


Para atingir efetivamente esses públicos, as mensagens devem ser disseminadas através de redes sociais e meios de comunicação com alto potencial de aderência ao público.

Apostando na comunicação digital


Na era da comunicação digital, é imperativo que sua instituição esteja presente nesse crescente nicho, com o intuito de:


  1. Aumentar o número de seguidores;

  2. Ampliar o número de potenciais clientes;

  3. Avaliar os serviços prestados.


Para alcançar esses objetivos, é essencial contar com a administração especializada das contas nas redes sociais. Isso inclui a avaliação da relevância das postagens e seu ranqueamento correspondente.


Além disso, a análise da receptividade do público ao conteúdo veiculado serve como um indicador crucial para avaliar o desempenho da comunicação na plataforma.


Nesse contexto, é vital considerar os preceitos éticos da profissão médica antes de compartilhar qualquer postagem. 


Isso engloba a proibição da divulgação de valores de procedimentos, publicações que exponham dados dos clientes, e outras considerações éticas relevantes.


Escolha adequadamente a plataforma/meio de comunicação

Nesse contexto, é crucial ressaltar que o meio de comunicação ou rede social eficaz para um tipo de negócio nem sempre será eficaz para todos.


O que quero dizer com isso é que alguns setores encontram seu público no Instagram, tornando o investimento nessa plataforma válido. 


No entanto, instituições de outros segmentos, ao observarem a movimentação no Instagram, podem optar por investir nessa plataforma. 


Entretanto, mesmo com a grande atividade no Instagram, o investimento pode não ser efetivo se o público-alvo preferir o LinkedIn, por exemplo.


Nesse sentido, a escolha da plataforma não é o único aspecto que requer atenção; a linguagem apropriada também é fundamental para alcançar objetivos específicos.


Assim, para chamar a atenção dos profissionais de saúde, caso a instituição tenha o objetivo de expandir sua equipe, é necessário considerar elementos como:


  • Investimento em linguagem apurada (tom profissional, domínio da norma padrão, conhecimento de termos técnicos e científicos);

  • Destaque para informações relevantes sobre a instituição, como equipamentos disponíveis e propostas inovadoras adotadas;


No caso de laboratórios, as grandes empresas são clientes valiosos ao formalizarem convênios para exames de funcionários. Além disso, essas parcerias oferecem oportunidades para indicar serviços a familiares e amigos.

Estabelecimento de mensagens objetivas


Após a análise das características do público-alvo, é essencial concretizar a elaboração de materiais informativos e úteis direcionados a essas personas, o público-alvo ideal.


Nesse conteúdo, é fundamental abordar aspectos como os diferenciais da empresa, certificações já conquistadas, serviços oferecidos, a presença de equipamentos de última geração e as modalidades de emissão dos resultados de exames.


Ademais, é necessário prestar atenção à linguagem coesa do texto, corrigindo erros de digitação, questões semânticas e possíveis ambiguidades antes de imprimir em grande quantidade ou disseminar nos meios de comunicação.

Avaliando as preferências do seu público-alvo


Em certos casos, pode ser vantajoso criar modelos distintos para cada um dos seus alvos ou personas, visando personalizar a abordagem para conquistar o cliente.


Essa prática é realizada por meio de testes para validar o que realmente funciona e identificar áreas que não justificam o investimento da equipe.


Um exemplo notável é a utilização de ferramentas de automação para o envio de e-mail marketing aos clientes, com o intuito de mantê-los informados.


A Concent Sistemas, por exemplo, adota uma ferramenta de automação para o disparo de e-mails, permitindo até mesmo testes A-B.


Para quem não está familiarizado com o conceito de “Teste A-B”, aqui vai uma breve introdução:


Ao criar dois modelos de e-mail com estruturas diferentes, são observadas as características de engajamento do público-alvo. 


Elementos passíveis de teste, como o assunto do e-mail, headline (primeira linha do texto destinada a chamar a atenção e despertar o interesse do leitor), estrutura de texto, e o uso de imagens ou GIFs, podem indicar a melhor forma de se comunicar com o seu público e sua responsividade.


Essa é apenas uma das estratégias para alcançar seu público-alvo. Ao adotar essa prática, você também constrói uma atmosfera de comunicação mais intimista e pessoal.

Colaboradores capacitados


O processo de capacitação dos colaboradores deve começar pela liderança do gestor, abordando o conhecimento do fluxo de atendimento, avaliação da viabilidade da amostra, processamento do exame e emissão do resultado.


É essencial que a equipe compreenda os processos fundamentais da rotina para transmitir essas informações aos clientes de maneira fundamentada, uma vez que a insegurança destes pode resultar em dúvidas do público.


Além disso, os colaboradores podem esclarecer procedimentos específicos aos clientes, destacando os diferenciais da empresa, de modo a gerar satisfação por sua escolha.


Eles devem tratar os clientes sempre com educação, cortesia e proatividade, especialmente na resolução de eventuais obstáculos que possam surgir.

Entregando valores à comunidade


A distribuição de brindes continua sendo uma ferramenta eficaz nos dias de hoje, mas requer uma avaliação cuidadosa para evitar desinteresse e o desperdício de recursos financeiros ao adquirir uma grande quantidade de unidades que podem não ter utilidade.


Dessa forma, é aconselhável investir em brindes práticos para o dia a dia, como canetas, marcadores de texto de papel, viseiras de plástico, garrafinhas de água, entre outros, de acordo com as necessidades do cliente e os recursos financeiros disponíveis.


Por que a entrega de algo material ou simbólico é importante? É uma excelente pergunta.


Na verdade, essa estratégia de entrega de valor, seja ela material ou simbólica, visa ativar a reciprocidade do indivíduo. 


Além disso, essa ativação pode ser alcançada por meio da entrega de valor cultural, como o desenvolvimento de cursos educacionais ou a prestação de serviços sociais à comunidade.

Realizando atendimento humanizado


O marketing em instituições de saúde deve refletir as principais atividades da empresa, disseminar a missão e os valores incorporados pelos colaboradores, e evidenciar um bom clima organizacional.


Esses princípios incluem o atendimento humanizado ao paciente, abrangendo o acolhimento desde o primeiro contato até a resolução de dúvidas para aprimorar o relacionamento com o cliente.


Quando as impressões são positivas, os pacientes tendem a recomendar a instituição para amigos e familiares de maneira espontânea e imparcial, através do famoso “boca a boca” – uma estratégia ainda eficaz nos dias de hoje.


Embora o marketing seja uma ferramenta vital nos dias atuais, é crucial que reflita a máxima organização da empresa, atenda às exigências sanitárias e aos conselhos profissionais, e promova a eficiência no atendimento. 


Portanto, é fundamental investir em estratégias diferenciadas e avaliar sua implementação a longo prazo.


Com a implementação dessas diretrizes, é possível observar diferenças substanciais em instituições de saúde, independentemente da magnitude de sua estrutura.


Por fim, se você chegou até o final deste post, é de se imaginar que você tenha interesse nesse assunto, portanto, deixo aqui abaixo um conteúdo completo sobre o assunto:


Tudo o que você precisa saber sobre marketing na saúde


E, claro, para que você esteja sempre atualizado com as nossas novidades e conteúdos, confira nossas redes sociais abaixo.


Acompanhe-nos e não perca o Lado Laranja da Força em ação!


Youtube, Instagram, Facebook, LinkedIn e, é claro, o nosso blog!


E dessa forma, eu me despeço:

Até a próxima!