Concent/Quaent | Vitrine de Expositores

ISO 31000

ISO 31000

A ISO 31000 é uma norma internacional que trata da gestão de riscos. 

Tal norma, nesse sentido, fornece diretrizes e princípios para estabelecer, implementar, manter e melhorar um sistema de gestão de riscos em qualquer organização. 

A fim de ajudar organizações a identificar, avaliar, tratar e monitorar riscos de modo eficiente, a norma foi desenvolvida pela Organização Internacional de Normalização (ISO).

A ISO 31000 define o risco como “o efeito da incerteza nos objetivos”. 

Nesse sentido, ela enfatiza a importância de considerar tanto os riscos negativos quanto os positivos, reconhecendo que a incerteza pode levar a oportunidades, bem como a ameaças.

Diante disso, vamos por partes, começando do mais simples:

Iso 31000: O que é?

A ISO 31000 é uma norma internacional que estabelece diretrizes para a Gestão de Risco. 

Sua criação, para tanto, foi efetuada a fim de abordar a necessidade de um enfoque mais específico nesse campo. 

Nesse sentido, a definição de risco, conforme a ISO 31000, abrange:

Qualquer evento que possa ocorrer e provocar danos a clientes, colaboradores, à própria empresa ou à sociedade em geral, entre outros possíveis problemas. 

Essa abrangência destaca a necessidade de uma compreensão, igualmente abrangente, e proativa, dos riscos associados às operações de uma organização.

Identificando os riscos

Para identificar os riscos efetivos dentro de uma instituição, possuir um entendimento abrangente e um mapeamento detalhado de todos os processos são os itens mais preponderantes. 

Por sua vez, ao realizar esse mapeamento, torna-se mais acessível a visualização dos riscos inerentes a cada atividade e processo.

De modo mais específico, no contexto de um laboratório clínico, ao examinar as práticas diárias, alguns riscos inerentes podem ser destacados. Dentre estes, podem ser citados:

  • Falhas em Processos Analíticos: Riscos relacionados à precisão e confiabilidade dos resultados de exames devido a falhas nos procedimentos analíticos;

  • Erro Humano na Coleta e Manipulação de Amostras: Riscos associados a equívocos durante a coleta, identificação ou manipulação de amostras, impactando a integridade dos resultados;

  • Deterioração de Equipamentos: Possíveis falhas nos equipamentos laboratoriais que podem comprometer a qualidade dos testes e resultar em interrupções nas operações;

  • Desafios na Gestão da Informação Laboratorial: Riscos relacionados à integridade, confidencialidade e disponibilidade da informação laboratorial, incluindo registros de pacientes e resultados de exames;

  • Não Conformidade com Regulamentações de Saúde e Segurança: Riscos legais e operacionais associados à falta de conformidade com normas e regulamentações de saúde e segurança no ambiente laboratorial;

  • Atrasos em Resultados de Exames: Riscos que podem levar a atrasos na entrega de resultados, afetando a satisfação do cliente e a eficácia dos serviços prestados;

  • Impactos Financeiros de Ações Corretivas: Riscos financeiros decorrentes de ações corretivas necessárias para lidar com falhas ou não conformidades nos processos laboratoriais;

  • Comunicação Ineficaz: Riscos associados à falta de comunicação eficaz entre a equipe do laboratório, pacientes e outras partes interessadas, prejudicando a gestão de riscos e a resolução de problemas.

Riscos e seus impactos

Os riscos mencionados anteriormente, apresentam impactos que se desdobram em consequências a curto, médio e longo prazo. 

Essas consequências e danos, por sua vez, afetam, tanto aos pacientes, quanto apresentam ramificações para a instituição.

Quando consideramos o nível de impacto associado aos riscos inerentes a esse ambiente, torna-se evidente que os danos podem resultar em consequências de variados graus, incluindo aquelas que são reversíveis e outras que são irreversíveis.

Iso 31000: Uma ferramenta efetiva para Gestão da Qualidade

Em síntese, a Gestão de Riscos atua com preponderância na asseguração da eficiência e segurança dos processos em laboratórios clínicos. 

Tendo em vista este cenário, ter um parceiro eficaz é essencial para manter a competitividade e alcançar a excelência institucional.

Nesse contexto, o Quaent – ferramenta de Qualidade da Concent, oferece uma solução completa e, ainda assim, descomplicada, contendo, inclusive, um módulo de Gestão de Risco integrado. 

Dentre as funcionalidades disponíveis neste, a fim de facilitar a Gestão de Risco, a  presença da Matriz de Probabilidade e Impacto simplifica a classificação de riscos. Não obstante a isso, a ferramenta como um todo facilita a identificação de barreiras preventivas e o registro de incidências.

Essa abordagem proativa possibilita o monitoramento contínuo e a melhoria do sistema, assegurando a conformidade com a ISO 31000. Para uma gestão de riscos eficaz e alinhada com as melhores práticas, o Quaent se destaca como a opção mais completa no mercado de sistemas de gestão da qualidade.

Integre o Quaent, a ferramenta de Gestão da Qualidade da Concent, ao seu laboratório e fortaleça a resiliência da sua operação: Proteja seus processos e assegure resultados de excelência.

A segurança e eficiência do seu laboratório agora estão ao alcance das suas mãos! Faça a escolha pelo Quaent e fortaleça a qualidade dos seus serviços.

Entre em contato com a Equipe Laranja para descobrir soluções inovadoras que irão revolucionar a sua instituição.

Ao me despedir, não se esqueça de seguir nossas redes sociais para ficar atualizado com todo o nosso conteúdo.

Instagram, LinkedIn, Youtube, Telegram, e é claro, o nosso blog!

O meu – “muito obrigada”- por me acompanhar até aqui e, até mais!

🙂