Blog de Notícias SBAC

Anvisa publica Nota Técnica sobre o uso de testes rápidos para diagnóstico de dengue

A epidemia de dengue no Brasil tem gerado um grande aumento de demanda nos serviços de saúde, o que motivou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa publicar uma Nota Técnica sobre os testes rápidos para diagnóstico de dengue.
A nota destaca que os testes rápidos não permitem identificar o sorotipo viral, informação importante para a vigilância epidemiológica e para o conhecimento sobre as características clínicas decorrentes da infecção pelos diferentes sorotipos.
Ainda, fica ressaltado no texto que a sensibilidade e a especificidade dos testes rápidos podem variar consideravelmente e dependem do estágio e do tipo de infecção (primária ou secundária) e do sorotipo infectante. Isso implica a possibilidade da ocorrência de resultados falso-negativos e falso-positivos, podendo resultar em ausência de tratamento adequado e em registro de dados epidemiológicos não fidedignos para a vigilância em saúde.
A dengue é uma doença de notificação compulsória no Brasil, todos os casos suspeitos devem ser notificados, independente da realização ou não de testes diagnósticos.
Leia na íntegra aqui.