No dia 25 de setembro, às 15h, foi realizada uma reunião virtual entre representantes da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI/MS) e a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), utilizando a plataforma Teams. O encontro teve como principal objetivo discutir a inclusão da SBAC no processo de padronização das informações relacionadas a exames laboratoriais no Brasil.
Entre os participantes estavam Ana Estela Haddad, Secretária de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI/MS); Maria Elizabeth Menezes, Presidente da SBAC; Paula Xavier, Coordenadora-Geral de Inovação e Informática em Saúde da SEIDIGI/MS; Elivan Silva Souza, representante do CGIIS/DATASUS/SEIDIGI/MS; Ronald Ferreira dos Santos, Coordenador Geral de Articulação da Secretaria Nacional de Participação Social da Presidência da República; e Paulo Roberto Boff, colaborador da SBAC.
A pauta principal da reunião foi a inclusão da SBAC no processo de padronização das informações sobre exames laboratoriais, com foco na melhoria da integração e uniformidade dos dados no âmbito nacional, visando aprimorar a qualidade e a eficiência do sistema de saúde.
Diversos encaminhamentos foram definidos durante o encontro. Em primeiro lugar, ficou acordado que uma nova reunião será agendada pela Secretaria de Informação e Saúde Digital, com a participação de todos os presentes e a inclusão da Dra. Marília Santini, da CGLAB/SNVS. Além disso, foi discutida a elaboração de um termo de cooperação técnica entre a SBAC e a SEIDIGI/MS, documento que deverá detalhar os compromissos e responsabilidades de cada parte envolvida, com o intuito de formalizar a colaboração entre as instituições. A SBAC também se comprometeu a enviar um relatório com informações complementares sobre o processo de padronização.
Os próximos passos incluem a marcação da nova reunião e a apresentação do termo de cooperação técnica para debate, com o objetivo de alinhar as expectativas e responsabilidades de todas as partes envolvidas. O esforço para padronizar as informações sobre exames laboratoriais é considerado uma etapa essencial para garantir maior integração, agilidade e precisão no tratamento dos dados de saúde, trazendo benefícios para pacientes, laboratórios e para o sistema de saúde como um todo.