Blog de Notícias SBAC

REUNIÃO COM A RELATORA DA RDC 302 NA ANVISA

No dia 25/08, o Presidente da SBAC, Luiz Fernando Barcelos, participou de uma reunião com Cristiane Jourdan, Diretora da 3ª Diretoria da ANVISA e relatora da RDC 302, e com a Diretora Adjunta Fabiana Barini.

Na ocasião, a SBAC, em nome das entidades presentes, fez um relato dos trabalhos do Grupo Técnico que levaram a proposta de revisão da RDC 302, que foi então entregue protocolada na ANVISA no dia 26/08.

Foi lembrado que a RDC 302 elevou o patamar de qualidade dos Laboratórios Clínicos brasileiros e que estas conquistas não podem ser esquecidas, sendo de fundamental importância, na sua revisão, preservar os pilares deste documento – como a segurança do paciente, o controle da qualidade e o laboratório como centro para a realização de exames, logo pela não substituição por outro documento que venha a fragilizar estes conceitos.

Participaram da reunião, representando o setor laboratorial: ABRAMED, CFF, CFM, CFBM, CNSaúde, FEHOESP, GIPLAB, LAS, SBAC, SBPC, SINDHOSP, SINDLAB-MG e SINDILAB-PR.

Tivemos uma ótima receptividade dos nossos argumentos e seguiremos mantendo contato, sempre com o objetivo de colaborar na revisão da RDC 302 mantendo o respeito aos laboratórios e à sociedade – que merece e exige exames laboratoriais realizados com qualidade e segurança.