Blog de Notícias SBAC

RDC 302/2005 em processo de revisão

Prezado Associado:

A RDC 302/2005, Regulamento Técnico do Funcionamento dos Laboratórios entra, neste mês, em processo de revisão. A atual perdura por 15 anos e sua renovação é mais do que necessária. Cumprimentos à ANVISA, nossa agência reguladora, por esse entendimento.

O número de novos incrementos ao setor, em metodologias, equipamentos, atendimento e comunicação propiciaram mais agilidade e segurança aos clientes e os executores dos serviços. A função do Laboratório Clínico em relação ao auxílio diagnóstico, cada vez mais decisiva, fez com que a solicitação de testes in vitro tornassem rotina no diagnóstico e terapia.

Desta forma, diversos setores da Saúde lançaram seus olhares de cobiça ao segmento laboratorial, numa tentativa de banalizar os atendimentos, deixando ao largo todos os conceitos e preceitos da Qualidade.

Situação insustentável, que exige nossa vigilância e participação totalmente ativa no decorrer de todo o processo.

A SBAC criou um grupo de trabalho que poderá abrigar todas as necessárias e imprescindíveis manifestações dos associados, para que possamos manter todas as garantias de atendimentos exatos e precisos, evitando, de todas as formas, a evolução de um submundo laboratorial ou uma segunda linha de exames.

Apresentaremos também nos próximos dias uma forma de sugestão, de um padrão passo a passo, com o intuito de facilitar a participação de todos os interessados.

(Necessitamos toda a atenção possível à importância do momento.)

 

A SBAC acredita que é de extrema importância a contribuição de todos os envolvidos da área laboratorial no país a essa consulta. 

Acesse este link para fazer a sua contribuição, de 08/09 a 10/10/20.