Blog de Notícias SBAC

Esclarecimento e sugestões aos laboratórios sobre a flexibilização do jejum.

A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) entende a preocupação dos laboratórios, médicos e clientes em relação às notícias veiculadas na mídia sobre o tempo jejum para os exames laboratoriais. Por essa razão, vem registrar seu posicionamento sobre estes fatos:

 

CONSIDERANDO QUE:

1 – A reunião realizada em 06/10/2016 com as sociedades científicas da área de análises clínicas/patologia clínica (SBAC e SBPC) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), discutiu somente o jejum para a realização do perfil lipídico.

2 – Existem estudos recentes demonstrando que a hipertrigliceridemia no estado pós-prandial aumenta o risco cardiovascular e que o exame, quando realizado nesta condição, é mais adequado para refletir a situação metabólica habitual do paciente, e pode ser considerado como um “novo parâmetro” para a cardiologia clínica.

3 – Para a glicemia, quando utilizada como critério diagnóstico, o tempo de jejum preconizado é de 8 horas.

 

SUGERE AOS LABORATÓRIOS:

1 – Realizar os exames do perfil lipídico sem jejum somente quando a solicitação médica indicar claramente esta condição.

2 – Registrar nos laudos, que o exame foi realizado “sem jejum conforme solicitação médica”.

3 – Não informar os valores de referência até que sejam definidos na próxima diretriz de dislipidemias, prevista para dentro de alguns meses.

Para os demais exames o procedimento deverá continuar o mesmo, até que estudos científicos possam definir com segurança, a influência ou o grau da influência da alimentação sobre os resultados dos exames laboratoriais, inclusive revisando os valores de referência caso necessário.