Fórum Valoriza Lab marcou encerramento do evento, realizado em Belo Horizonte de 16 a 19 de junho
O que faz um laboratório ser reconhecido pela sociedade? Essa foi a reflexão proposta pelo Valoriza Lab, Fórum de Valorização das Análises Clínicas, realizado no último dia do 46º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. O evento apresentou de que forma a competência e a ética contribuem para a valorização do laboratório, assim como a qualidade dos exames e a humanização do atendimento ao consumidor.
O presidente da Sbac, Dr. Luiz Fernando Barcelos, chamou a atenção para uma situação comum nos laboratórios de todo o Brasil. Para ele, a sociedade não tem condições de reconhecer sozinha o valor dos exames laboratoriais e o quanto eles podem ser decisivos no diagnóstico e no tratamento. “Na verdade, a sociedade nem tem obrigação de saber isso. Nós é que temos que fazer isso chegar às pessoas. Mas será que nós, os laboratórios, também sabemos qual é o nosso valor?”, questionou.
Ao falar sobre ética e competência nos laboratórios, o presidente do Congresso, Dr. Humberto Marques Tibúrcio, desmistificou a ideia de que laboratórios são lugares onde se fazem exames. “Laboratórios são um negócio de gente cuidando de gente. Saúde não é mercadoria, vida não é negócio, dignidade não é lucro. Somente se tivermos estes nortes bem definidos é que vamos conseguir usufruir da valorização que tanto almejamos”.
Durante o fórum, o diretor executivo do portal Acelera Lab, Alexandre Maçada Andrade, detalhou os elementos que levam à valorização laboratorial. Em primeiro lugar, segundo ele, é preciso conhecer profundamente as necessidades e o perfil do cliente do estabelecimento. Com base nessas respostas, o laboratório deve passar a oferecer exatamente o que o cliente procura. “Se a maior parte dos atendimentos é de gestantes e famílias com crianças, ter um espaço kids é um valor importante. Mas se a maior parte do público é composto por pessoas que têm dificuldade de horário, a agilidade e presteza são atributos mais valorizados. Tudo depende de quem é o público que está sendo atendido”, reforçou o administrador.
De acordo com Alexandre, tendo estabelecido os valores, é fundamental comunicá-los pelos meios corretos e pelas formas adequadas ao consumidor final. “Se o paciente não conseguir perceber valor no laboratório, ele vai continuar procurando somente pelo preço. O preço só começa a ser percebido como justo quando os benefícios encontrados superam o quanto eles custam”, pontua.
Valorização para todos
A fim de fomentar a valorização dos laboratórios de Análises Clínicas no Brasil, o Dr. Luiz Fernando Barcelos anunciou uma nova parceria feita com o portal Acelera Lab. A estratégia possui duas frentes: lançar para a mídia nacional campanhas que reforcem a importância dos exames laboratoriais na vida das pessoas, distribuindo este conteúdo também no meio digital; e oferecer, gratuitamente, materiais digitais relevantes para os clientes aos laboratórios associados à SBAC, permitindo que eles acrescentem a sua marca ao conteúdo e disparem nos seus canais de comunicação.
A expectativa, segundo o presidente da Sbac, é que esse movimento comece a transformar a mentalidade não só do público final, mas também das pessoas que atuam nos laboratórios. Para ter acesso a este conteúdo exclusivo, é preciso que o laboratório seja associado à Sbac.
“A tecnologia tem trazido muitos avanços, é verdade. Mas nós não devemos nos esquecer de que no laboratório está o material biológico do paciente. A pessoa mais poderosa na prestação de serviço é o cliente, ele tem o poder de demitir todo o laboratório se resolver não voltar. Estamos deixando uma pessoa que tem esse nível de poder sendo atendida por outras pessoas sem preparo. Como buscar valorização dessa maneira? Precisamos encarar os fatos e admitir que ainda temos muito o que melhorar. A Sbac tem procurado fazer a sua parte. Cabe aos laboratórios se engajarem nessa causa conosco”, convocou Dr. Barcelos.
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