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Como a tecnologia vem influenciando a relação entre prestadores e pacientes de saúde

Nem sempre a comunicação entre médico e paciente é suficientemente esclarecedora sobre a doença de forma a permitir decisões assertivas. E foi justamente este tipo de falha na comunicação que levou uma empresária texana, Keli Thomas-Drake, a criar um aplicativo que permite ao paciente, familiares e médico um acesso mais completo a fatores importantes do tratamento, conectando o paciente ao seu prontuário. O app, que apesar de novo nos EUA já está fazendo grande sucesso, é apenas um exemplo de como a tecnologia pode – e deve – influenciar na relação entre pacientes e prestadores de saúde.

Todos os dados em um só app

A ideia do aplicativo surgiu quando Keli sentiu muitas dificuldades para acompanhar os dados básicos do prontuário da mãe, que estava com câncer de mama. A ferramenta desenvolvida pela empresária, além das informações sobre a evolução ou remissão da doença e seu tratamento, abriga ainda dados burocráticos, como registros de diagnóstico, agendamentos com o médico, informações sobre o plano de saúde e prescrição médica, permitindo ao enfermo o compartilhamento de dados com o usuário que escolher.

Exemplo deve ser seguido por outros segmentos

Essa aproximação do paciente com suas próprias informações pode ser levada para vários outros campos da saúde, inclusive para empresas de saúde e laboratórios, através de ferramentas tecnológicas que possibilitem maior controle e a tomada de ações mais corretas por parte de familiares e usuários em geral. Se nos tempos atuais a palavra-chave para empresas de qualquer segmento é “inovação”, é mais do que a hora de pensar em novos modelos e serviços. Seria o caso, por exemplo, de disponibilizar o histórico ou prontuário para os pacientes.

Tecnologia pode ajudar a humanizar processos

Hoje, vários aplicativos oferecem serviços semelhantes, no entanto a maioria é voltada para o profissional em si, que escolhe ou não a sua assinatura e o compartilhamento com o seus pacientes, geralmente médicos e nutricionistas. O app da empresária texana inova justamente ao reunir uma grande gama de informações voltadas para o paciente ou usuário escolhido, democratizando o acesso aos dados e otimizando resultados.

Impulsionar os avanços diagnósticos através da tecnologia, sim, mas na outra ponta do procedimento o app é um belo exemplo de como o desenvolvimento tecnológico pode colaborar para a humanização dos processos.