Blog de Notícias SBAC

ANVISA – sobre4ª Reunião Ordinária Pública da Diretoria Colegiada

A RDC 302 está em revisão, mas o texto ainda apresenta inúmeros itens em desacordo com o pensamento dos Laboratórios Clínicos. São requisitos que desvalorizam as análises clínicas, fragilizam a qualidade e a segurança dos pacientes.

Em reunião presencial realizada na Anvisa em Brasília dia 22/03, a SBAC juntamente com as demais entidades do setor laboratorial e os Conselhos envolvidos demonstraram as nossas preocupações e solicitaram a correção do texto.

O Diretor da 3ª diretoria que nos recebeu atenciosamente, fez um relato a respeito do pensamento da Anvisa e a intensão de preservar os Laboratórios Clínicos, porque entende que é um setor que presta um serviço com a qualidade desejada.

De imediato comunicou que a nova minuta do texto estaria disponível na 6ª feira seguinte e que, na sua visão, contemplaria a solução das nossas demandas.

A minuta após divulgada, foi apreciada detalhadamente pela SBAC e pelas demais entidades e entendemos que não houve a correção daquilo que nos preocupava.

Sendo assim na 2ª feira a SBAC apoiada pelas associações laboratoriais, encaminhou uma carta relatando os fatos e informando que não identificou no documento a solução dos problemas que havia apontado.

Desta forma informamos que não concordamos e não apoiamos o texto proposto.

Então, solicitamos gentilmente a retirada do documento da pauta da reunião da DICOL do dia 29/03.

Na reunião o Dr. Alex Campos, diretor da 3ª diretoria, fez um relato detalhado referindo que a SBAC havia enviado um documento e que, em atenção e na busca de um entendimento melhor propôs a retirada da pauta para aprimoramento e consenso.

 

Vamos reiniciar as tratativas na busca do atendimento às nossas solicitações pois temos a certeza que são as melhores para construirmos um texto preservando a garantia da qualidade e segurança dos pacientes.

É o que a sociedade quer e merece.