Blog de Notícias SBAC

Alerta de saúde à população!

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA (#anvisa @anvisa) deverá publicar brevemente a atualização da RDC 302/2005, considerada um marco regulatório dos Laboratórios Clínicos e, consequentemente, para a garantia da qualidade dos exames laboratoriais da população do Brasil.

A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC, entidade científica de maior representatividade no país, está confiante que essa nova redação da RDC 302, mantenha o foco na garantia da qualidade dos exames laboratoriais sob a vigilância da instituição laboratorial.

Exames fazem parte de uma complexa cadeia de cuidado impactando diretamente nas condutas médicas e nos tratamentos. Exames salvam vidas, quando seus resultados são confiáveis.

Com a pandemia, testes de triagem para a COVID-19 foram realizados fora do ambiente de supervisão do laboratório com a intenção exclusiva de ampliar a testagem e combater a pandemia. Esta ação confirmou o protagonismo das Análises Clínicas, pois evidenciou a necessidade de confirmação laboratorial dos resultados de triagem.

Por mais que existam interesses das empresas e associações comerciais na comercialização de outros testes laboratoriais fora do ambiente do laboratório sob o pretexto de oferecer inovação, aumentar a acessibilidade da população aos exames e valorizar algumas categorias profissionais, não podemos colocar a vida das pessoas em risco.

O estabelecimento dedicado exclusivamente às Análises Clínicas é o Laboratório!
Não há no Brasil, estabelecimento da área da saúde mais regulamentado e fiscalizado, tamanha relevância e impacto que o resultado de um exame pode causar na vida de um indivíduo. Portanto, a SBAC entende que qualquer estabelecimento que venha a realizar exames laboratoriais deve seguir rígidas normas sanitárias e as mesmas exigências regulatórias dos Laboratórios de Análises Clínicas, a fim de preservar a integridade dos resultados e garantir a segurança do paciente.

A SBAC apoia ações pela vida!

Junto a essa declaração, você está recebendo uma carta de alerta à população. Compartilhe com seus pacientes. Com certeza eles irão valorizá-lo ainda mais.

Apenas o laboratório está adequadamente preparado para realizar uma coleta confiável e supervisionadas seguindo os mais rígidos padrões de qualidade exigidos pelos órgãos regulamentadores.

Carta a população – Alerta SBAC