TEAC – Título de Especialista em Análises Clínicas

O TEAC é a avaliação prática do conhecimento em Análises Clínicas.

O TEAC – Título de Especialista em Análises Clínicas, é um documento concedido pela SBAC – Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, mediante concurso, com validade de 5 (cinco) anos, aos seus sócios efetivos, com pelo menos um ano de filiação nesta categoria, em dia com os seus deveres estatutários, que comprovadamente exerçam as Análises Clínicas, em qualquer uma de suas especialidades durante este período, e que sejam possuidores das condições de capacitação exigidos em Regulamento próprio.

Somente poderão submeter-se ao Concurso para Concessão do TEAC, os profissionais legalmente habilitados para assumirem a Responsabilidade Técnica por Laboratórios Clínicos em todo Território Nacional (Médicos, Farmacêuticos e Biomédicos) e de acordo com a Legislação Federal vigente no país.

 

Veja sobre:

REGULAMENTO   O PROGRAMA

 

 

Saiba tudo sobre o Título de Especialista em Análises Clínicas!

 

 

BENEFÍCIOS EM OBTER O TEAC – TÍTULO DE ESPECIALISTA EM ANÁLISES CLÍNICAS

 

O profissional que possui o Título de Especialista é reconhecido pelo mercado por sua competência técnica e pelo alto grau de conhecimento, pois se submeteu a um concurso de provas e títulos, respondendo a mais de 200 perguntas técnicas sobre todas as áreas das análises clínicas e ainda a uma prova oral.

O Título de Especialista em Análises Clínicas possui validade de 05 anos e é renovado somente se o profissional apresentar documentação de exercício profissional e provas de títulos que se atualizou nos últimos 05 anos, comprovados por documentos comprobatórios e analisados pela CNH – Comissão de Normas e Habilitação da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, destacada especificamente para o concurso, seguindo o Regulamento do TEAC vigente.

Outra grande vantagem é de caráter financeiro, pois em alguns estados brasileiros já se manifestam as intenções de gratificar os portadores deste e de outros títulos na área de saúde. Este é o caso do Estado do Ceará.

Em um futuro muito próximo haverá uma exigência formal por parte das legislações estadual e nacional de que o Título de Especialista em Análises Clínicas seja pré-requisito para o profissional ser Responsável Técnico por um Laboratório Clínico.

 

 

SAIBA AS DISCIPLINAS DO TEAC – TÍTULO DE ESPECIALISTA EM ANÁLISES CLÍNICAS

 

1 – De acordo com o Programa o Candidato é avaliado pela Banca Examinadora do Concurso, no qual terá que ser aprovado nas seguintes Especialidades das Análises Clínicas:

– Bioquímica Clínica;
– Hematologia Clínica;
– Imunologia Clínica;
– Microbiologia Clínica;
– Parasitologia Clínica.

2 – No conteúdo programático citado acima, também serão incluídas questões: Citologia Clínica, Diagnóstico Laboratorial em Veterinária, Ética e Legislação, Garantia e Controle da Qualidade em Análises Clínicas, Gestão de Laboratório Clínico e Toxicologia Clínica.

 

 

VALIDADE DO TEAC – TÍTULO DE ESPECIALISTA EM ANÁLISES CLÍNICAS

 

O TEAC é um documento que tem validade de 05 (cinco) anos, de acordo com o seu Regulamento. Sendo assim, após 5 (cinco) anos da data de concessão ou da data da última renovação do Título de Especialista o profissional terá que comprovar que continua exercendo a profissão e que se atualizou nos últimos cinco anos, enviando os documentos que somem 2.000 pontos de acordo com o Capítulo III – Da Avaliação, Artigo 8º, do Regulamento do TEAC.

O Portador do TEAC que, na renovação não atingir o valor de pontos determinado no Regulamento, poderá submeter-se as Provas de Conhecimentos, que serão avaliadas, de acordo com o item 1 do Artigo 8º.

 

 

AS PROVAS NO TEAC – TÍTULO DE ESPECIALISTA EM ANÁLISES CLÍNICAS

 

O Concurso do TEAC é composto das Provas Escritas, Práticas de Conhecimento (dissertativa, Oral e Slides) e de Títulos (exercício profissional e atualização de conhecimentos).

Elas terão pesos diferentes, conforme a opção do candidato. A nota 0 (zero), em qualquer prova, eliminará o Candidato no Concurso; O candidato não pode obter média inferior a 4 (quatro) em qualquer matéria pois será considerado reprovado no Concurso; porém, desde que a matéria não tenha sido escolhida com o peso 3 (três) ou 2 (dois), de acordo com o Parágrafo Único do Art. 19, ser-lhe-á concedida nova oportunidade, numa única matéria, em um próximo Concurso, para recuperação da média da matéria, num prazo máximo de 2 (dois) anos, conforme o Art. 10.

As Provas de Conhecimentos para a Concessão do TEAC terão validade pelo prazo máximo de 2 (dois) anos, a contar da data de sua realização.

O TEAC será expedido na data em que o profissional completar o número de pontos necessários para a Concessão do TEAC.

Obs: A avaliação em Citologia pela SBCC, será Prova Escrita, Prática e Avaliação curricular.

 

 

INSCRIÇÕES NO TEAC – TÍTULO DE ESPECIALISTA EM ANÁLISES CLÍNICAS

 

Os candidatos para se inscreverem no Concurso do TEAC, deverão solicitar a ficha de inscrição na SBAC Nacional, por telefone, e-mail, carta ou pessoalmente.

Condições para inscrição no Concurso do TEAC:

Os candidatos habilitados a prestarem o Concurso são: Farmacêutico, Médico e Biomédico.
Ser sócio da SBAC efetivo e estar em dia com os seus deveres estatutários.
Preencher ficha de inscrição, colocando quais as matérias de peso 03 e 02.
3.1. O candidato obrigatoriamente terá que escolher as matérias de peso 03 e 02, a peso 03 deverá ser a matéria de maior conhecimento do candidato, e peso 02 a Segunda matéria de maior conhecimento do candidato, as outras matérias contarão como peso 01.
Pagar taxa de inscrição do concurso.
Para os inscritos no Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, haverá desconto de 50% na taxa de inscrição do Concurso do TEAC.

 

 

Se prepare para o TEAC

 

 

PRÓXIMO CONCURSO DO TEAC

 

Durante o 44º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas
Dia 11/06/2017 | João Pessoa – PB.

 

 

TURMAS PREPARATÓRIAS PARA O CONCURSO DO TEAC.

 

Em breve!