Saiba tudo sobre o 44º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas!

A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC gostaria de agradecer a todos os congressistas, patrocinadores e expositores presentes no 44° Congresso Brasileiro de Análises Clínicas – CBAC por tornarem o evento um sucesso. Graças à presença e à parceria de todos os envolvidos no CBAC 2017 foi possível uma grande troca de experiências, de conhecimento e de novos negócios. É isso que torna nosso evento único!
Obrigado também a todos os colaboradores e fornecedores pela dedicação e pelos serviços prestados – como sempre, fundamentais para a qualidade do congresso.

Procedimentos para a Realização da Inscrição no 44º CBAC

 

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Os valores das inscrição estão congelados!
Não haverá o reajuste previsto na tabela para inscrições realizadas a partir de 1 de junho. Continuarão vigorando os valores de maio.

 


A inscrição para o congresso, curso ou de acompanhante deverá ser feita através de nossa loja virtual, no site oficial do evento www.cbac.org.br, até o dia 31/5/2017 ou, após essa data (e a partir do dia 11/6), pessoalmente no local do evento – Centro de Convenções de João Pessoa – PB;

 

  • Formas de Pagamento:
    • Boleto bancário – À vista
    • Cartão de Crédito – à vista ou parcelado;
  • O(A) participante que ainda não for sócio(a) da SBAC e desejar se associar no ato da inscrição no CBAC, poderá fazê-lo preenchendo o respectivo formulário, anexando os documentos solicitados e somando ao total do Congresso a taxa única para associação e a anuidade/2017. Esse total final poderá ser parcelado em até 10x sem juros, no cartão de crédito;
  • O(a) associado(a) SBAC que não esteja em dia com sua(s) anuidade(s) e deseja se inscrever no 44º CBAC como sócio(a), terá a(s) anuidade(s) anterior(es) a 2017 anistiada(s) – desde que não seja possuidor do TEAC, devendo o respectivo valor (R$ 295,00) ser acrescido ao valor total da inscrição no CBAC e podendo ser parcelado em até 10 vezes sem juros, no cartão de crédito;
  • A inscrição feita na categoria “acadêmico de graduação”, “acadêmico de pós-graduação” ou “técnico de laboratório” deve ter a comprovação efetuada através do envio de respectivo documento, para o e-mail [email protected] até o dia 31/5/2017, ou caso não seja enviado até essa data, com a apresentação obrigatória na retirada de seu material, no local do evento. Em caso da não apresentação, deverá ser efetuado o pagamento da diferença de categoria;
  • A inscrição como “Visitante” permitirá o acesso somente à área da exposição de estandes. Não será permitido o acesso de Visitantes às conferências, mesas-redondas, encontros com o especialista, cursos, seminários de lâminas ou sessões interativas, ainda que desejando efetuar o respectivo pagamento da atividade;
  • Para inscrição em curso(s), seminário(s) de lâminas, encontros com o especialista e mini-cursos o(a) participante deverá solicitar obrigatoriamente sua inscrição para o Congresso;
  • Após a inscrição, não haverá troca da(s) atividade(s) escolhida(s) – curso(s) e/ou seminário(s) de lâminas e/ou Encontro com o Especialista;
  • A inscrição de acompanhante(s) deve ser obrigatoriamente solicitada por participante inscrito(a) no Congresso (não se aplica a inscritos na categoria Visitantes);
  • A inscrição como acompanhante não permite o acesso em nenhuma atividade científica. Somente permite o acesso às atividades sociais e à área da exposição científica (estandes);
  • Todas as inscrições de participantes (congressistas e acompanhantes inscritos) darão direito à participação em todas as atividades sociais do evento;
  • Em caso de desistência, o(a) participante deverá formalizar o pedido, via fax ou e-mail e serão observadas as seguintes condições:
    • para as solicitações enviadas até o dia 31/5/2017 será reembolsado 50% do valor pago pela inscrição no Congresso e/ou de acompanhante. Lembramos que não há reembolso para inscrições em cursos e seminários de lâminas;
    • após o dia 31/5/2017 não haverá devolução de valores pagos; e
    • todas as devoluções serão efetuadas em até 15 dias úteis após o término do Congresso.

 

 

 

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Trabalhos Científicos – Normas e Instruções

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  1. Quanto à inscrição, aceitação e apresentação de trabalhos
    1. Por ocasião da submissão do trabalho, o autor responsável deverá informar: título e área temática do trabalho (vide item VI) e nome e CPF de todos os autores com seus respectivos vínculos institucionais. Não deverão ser colocados nem o título do trabalho e nem o(s) nome(s) do(s) autor(es) em caixa alta, exceto as letras iniciais de cada palavra. Deverão ser indicadas, ainda, 3 palavras-chaves para o trabalho;
    2. O envio de trabalho e sua inscrição no Congresso representam o compromisso dos autores com sua apresentação no evento, desde que a aceitação seja confirmada pela Comissão Julgadora de Temas Livres;
    3. O autor responsável receberá confirmação da inscrição do tema livre e, posteriormente, informação sobre sua aceitação ou não, bem como sobre a data e horário da apresentação, por correio eletrônico. A consulta também poderá ser feita pelos autores diretamente no site do Congresso, em sua área restrita;
    4. Não há limite de trabalho por autor e nem há limite para co-autoria de trabalhos;
    5. Não serão aceitos resumos incompletos ou provisórios;
    6. Os autores autorizam a publicação dos trabalhos nos Anais do Congresso/RBAC, sem fazerem jus a qualquer remuneração por direito autoral;
    7. A Comissão Julgadora de Temas Livres é soberana no que diz respeito a avaliar, selecionar, aceitar ou recusar os trabalhos.
  2. Quanto ao trabalho
    1. Os trabalhos poderão ter as seguintes características:
      • Trabalhos Originais [clínicos, laboratoriais ou experimentais];
      • Relatos de casos e imagens laboratoriais;
      • Metanálises/ Revisões sistemáticas [técnica estatística empregada para combinar resultados provenientes de diferentes estudos].
    2. Todos os trabalhos deverão respeitar as normas éticas vigentes para pesquisas com seres humanos e animais. Em decorrência disso, deverá ser informado, claramente, no corpo do texto, o número do parecer da CEP ou CEUA;
    3. Os resumos deverão conter no máximo 300 palavras, excluído o título;
    4. Os resumos deverão ser redigidos em língua portuguesa, língua espanhola ou língua inglesa, segundo às normas vigentes de correção gramatical e ortográfica desses idiomas;
    5. Não haverá revisão do texto dos resumos por parte da Comissão Julgadora de Temas Livres, portanto, estes serão publicados integralmente sem alterações;
    6. O conteúdo dos resumos é de TOTAL responsabilidade dos autores;
    7. Os resumos deverão contemplar:
      • Introdução;
      • Objetivos;
      • Material e Métodos;
      • Resultados e Discussão;
      • Conclusão.
    8. Os resumos deverão ser enviados através do site [www.cbac.org.br >> Inscrição >> Clique aqui para a inscrição >> Já estou inscrito] no formato texto, preferencialmente, “.doc” ou “.docx”, com no máximo 3Mb, para serem encaminhados à avaliação da Comissão Julgadora de Temas Livres. No momento da submissão dos trabalhos, os autores deverão indicar se desejam apresentar apenas sob a forma de pôster ou se desejam apresentar também oralmente. Além disso, os autores deverão indicar se desejam que seu trabalho concorra a alguma das premiações oferecidas (nesse caso, somente poderá ser indicada uma categoria de premiação) [item IV];
    9. A data limite para envio dos trabalhos é 11 de maio de 2017. NÃO haverá prorrogação desse prazo.
  3. Quanto à apresentação
    1. Os trabalhos poderão ser aprovados para apresentação sob a forma de pôster ou apresentação sob a forma de pôster e comunicação oral. Neste sentido, um trabalho poderá cair nas seguintes situações:
      • Apresentação apenas como pôster:
        • Quando os autores não declararem, no momento da submissão, que desejam apresentar oralmente seu trabalho;
        • Quando os autores declararem, no momento da submissão, que desejam apresentar oralmente seu trabalho e a Comissão Julgadora de Temas Livres não o aprovar para comunicação oral.
      • Apresentação como pôster e comunicação oral:
        • Quando os autores declararem, no momento da submissão, que desejam apresentar oralmente seu trabalho e a Comissão Julgadora de Temas Livres o aprovar para comunicação oral;
        • Quando a Comissão Julgadora de Temas Livres recomendar um trabalho para a apresentação oral e os autores aceitarem a indicação.
      • Não aceito para apresentação:
        • Quando a Comissão de Julgamento de Temas Livres não aprovar o trabalho para apresentação sob a forma de pôster.
    2. Os trabalhos vencedores na premiação deverão ser apresentados, obrigatoriamente, sob a forma de pôster e sob a forma de comunicação oral. Se um trabalho não for aceito para apresentação sob a forma de pôster, estará automaticamente eliminado da premiação;
    3. A comunicação oral deverá ser realizada com o auxílio de slides [Power Point] para no máximo 10 minutos. As seguintes especificações deverão ser seguidas:
      • Estrutura do slide:
        • Slide inicial [1 slide]: título, autor ou autores, e-mail do apresentador, instituição a que pertence/ instituição financiadora, data;
        • Slide de introdução [1 ou 2 slides – “O que levou ao tema do trabalho?”]: interface em que o trabalho se centra, marco teórico, apresentação dos dados da literatura;
        • Objetivos/hipóteses [1 slide – “Por que esta pesquisa foi feita?”];
        • Material e métodos [1 a 3 slides – “Como foi feita a pesquisa?”]: delineamento do campo teórico, métodos;
        • Resultados e discussão [3 a 4 slides – “O que foi encontrado?”]: uniformização da apresentação dos resultados e sua análise;
        • Conclusão [1 a 2 slides – “O que é possível inferir e concluir?”]: conclusões relacionadas aos objetivos, conclui-se apenas o que foi apresentado;
        • Referências bibliográficas [1 slide]: apresentação completa das referências dos trabalhos mencionados na comunicação oral [estilo Vancouver];
        • Tópicos opcionais [1 slide]: significância do estudo;
        • Número total de slides: calcular um slide por minuto.
      • Elementos visuais do slide:
        • Utilizar um título para cada slide com letra maiúscula [assunto do slide];
        • Utilizar letras Times ou Arial com estilo negrito ou sombreado no título e estilo normal no corpo do texto;
        • Utilizar fonte de letra entre 24 e 48;
        • Utilizar 7 linhas e 7 palavras por linha;
        • Evitar abreviações;
        • Utilizar no máximo 4 linhas em tabelas de 2 colunas;
        • Reestruturar tabelas previamente publicadas, se inadequadas;
        • Utilizar no máximo 8 barras por slide, em gráficos de barra;
        • Dados de outros autores deverão ser acompanhados das respectivas referências bibliográficas.
      • Apresentação oral:
        • Todos os autores que irão apresentar oralmente seus trabalhos deverão comparecer com 10 minutos de antecedência do início da sessão na sala disponibilizada para a comunicação oral;
        • Antes do início da sessão, todos deverão dirigir-se ao Media Desk do local do evento munidos de pendrive para inserção do trabalho no computador. Este deverá ser entregue como artigo digital em Power Point, em versão atualizada;
        • Os equipamentos disponíveis para apresentação serão um computador com Office em versão atualizada, projetor multimídia e tela de projeção;
        • A apresentação dos trabalhos deverá se realizada em um período de tempo máximo de 10 minutos, seguidos de um período de 05 minutos para eventuais questionamentos.
    4. O pôster deverá ser confeccionado de acordo com o determinado a seguir:
      • Dimensão: A dimensão total do pôster não deverá exceder a 1,50m de altura por 0,90m de largura;
      • Título: O título do pôster deverá ser o mesmo do resumo enviado. Deverá ser escrito em letras maiúsculas em tamanho que permita a leitura a 3 metros de distância. As regras de notação e de nomenclatura deverão ser observadas. Sugere-se que seja empregada fonte de corpo 50 ou maior;
      • Nomes dos autores: Os nomes dos autores deverão estar escritos imediatamente abaixo do título. O nome do autor responsável pela apresentação do pôster deverá ser indicado por um asterisco e seu correio eletrônico deverá ser informado no rodapé do pôster. Sugere-se que seja utilizada uma fonte de corpo 20;
      • Instituição: O nome da instituição a qual os autores pertencem deverá estar escrito imediatamente abaixo do nome do último autor. As referências a departamentos, divisões, setores ou equivalentes deverão ser omitidas. Quando mais de uma instituição estiver envolvida, deverá ser indicado o autor pertencente a cada uma delas com números arábicos. Sugere-se que seja utilizada uma fonte de corpo 20.
      • Corpo do pôster: Deverá conter os tópicos listados abaixo. Sugere-se que seja utilizada uma fonte de corpo 20:
        • Introdução [razão para a realização dos estudos e descrição do atual estado da arte do assunto, seu contexto e o que se sabe a respeito];
        • Objetivos [principal objetivo e hipóteses pré-estabelecidas];
        • Material e Métodos [tipo de estudo, amostra, local, procedimentos, medidas, variáveis e desfecho,tamanho de amostra e análises estatísticas];
        • Resultados e Discussão [principais achados e análise dos dados];
        • Conclusão [conclusão baseada nos objetivos e hipóteses do estudo]. A conclusão deverá ser apresentada no formato de itens numerados.
      • Referências Bibliográficas: Deverão ser incluídas apenas aquelas referências citadas no texto e de acordo com a ordem de citação. Deverá ser empregado o estilo Vancouver. Sugere-se que seja empregada uma fonte de corpo 20 ou menor, se necessário;
      • Todos os autores que irão apresentar trabalhos sob a forma de pôster deverão permanecer, nos 20 minutos finais do horário agendado para a apresentação, junto aos seus pôsteres, a fim de esclarecer eventuais questionamentos sobre a pesquisa realizada.
  4. Quanto à premiação
    1. A Comissão Julgadora de Temas Livres irá premiar trabalhos em quatro categorias diferentes. Cada trabalho terá direito a concorrer em apenas uma categoria. As categorias de premiação são compostas por:
      • Prêmio SBAC – Premiar o melhor trabalho apresentando no CBAC com vistas a melhoria técnica do laboratório clínico, no valor de R$ 5.000,00 [cinco mil reais], além do diploma alusivo;
      • Prêmio PNCQ – Premiar o melhor trabalho apresentado sobre Controle de Qualidade, no valor de R$ 5.000,00 [cinco mil reais], além de diploma alusivo;
      • Prêmio CFF – Premiar o melhor trabalho de profissional farmacêutico-bioquímico sobre Citologia Clínica, no valor de R$ 5.000,00 [cinco mil reais], além do diploma alusivo;
      • Prêmio Hotsoft – Premiar o melhor software na área laboratorial, no valor de R$ 2.000,00 [dois mil reais], além do diploma alusivo;

      Obs: Importa reiterar que os autores premiados numa das categorias acima deverão apresentar os trabalhos vencedores tanto sob a forma de pôster quanto sob a forma de comunicação oral.

    2. Para se candidatar, os autores deverão declarar seu desejo de participar em uma das quatro categorias de premiação, no ato da submissão do trabalho.
  5. Quanto à seleção de resumos
    1. Os resumos de Temas Livres serão examinados pela Comissão Julgadora de Temas Livres, considerando os seguintes aspectos:
      • A Comissão Julgadora de Temas Livres conferirá uma nota para cada um dos temas livres aceitos. O ponto de corte para aprovação será a nota 05, em escala de 0 a 10;
      • A partir desta nota, os resumos serão indicados para apresentação na forma de pôster ou na forma de pôster e comunicação oral, quando for o caso;
      • A Comissão Julgadora de Temas Livres selecionará quatro trabalhos daqueles indicados para premiação, conforme as categorias de premiação relacionadas no item IV.
    2. A Comissão Julgadora de Temas Livres não aceitará:
      • Trabalhos de revisão bibliográfica;
      • Trabalhos realizados com dados obtidos há mais de cinco anos;
      • Trabalhos que abordem inquéritos epidemiológicos em pequenas populações ou que abordem temas já consagrados e difundidos na literatura;
      • Trabalhos que não abordem temas relacionados às análises clínicas ou que não estejam contemplados na tabela de áreas temáticas constante do item VI;
      • Trabalhos que apresentem relatos de casos que tratem de situações de pouco impacto epidemiológico ou interesse metodológico;
      • Trabalhos sem parecer do CEP ou CEUA.
  6. Quanto às áreas temáticas
    1. No momento da submissão, os autores deverão determinar a área temática a qual o resumo que está sendo enviado pertence;
    2. As áreas temáticas seguem abaixo:
      ÁREA TEMÁTICA ESP* ABR**
      Assistência e Atenção Diagnóstica 01 AAD
      Bacteriologia Clínica 02 BAC
      Bioestatística e Bioinformática 03 EST
      Bioética e História da Saúde 04 BHS
      Bioquímica Clínica 05 BQC
      Biossegurança e Saúde Ocupacional 06 BSO
      Ciências Forenses 07 CFO
      Citologia Clínica 08 CIT
      Diagnóstico Laboratorial Baseado em Evidência 09 DBE
      Endocrinologia e Metabologia 10 END
      Ensino em Saúde, Análises Clínicas e Educação Continuada 11 ENS
      Genética e Biologia Molecular 12 GBM
      Gestão e Legislação de Laboratórios Clínicos 13 GLL
      Hematologia Clínica e Imunohematologia 14 HEM
      Imunologia Clínica 15 IMU
      Líquidos Biológicos e Urinálise 16 LBU
      Metodologia Científica em Análises Clínicas 17 MCT
      Micologia Clínica e Micotoxicologia 18 MIC
      Parasitologia Clínica e Imunoparasitologia 19 PAR
      Qualidade e Acreditação de Laboratórios Clínicos 20 QAL
      Saúde Pública e Vigilância em Saúde e Ambiental 21 SPU
      Toxicologia Clínica e Doping 22 TOX
      Virologia Clínica 23 VIR
      Medicina Veterinária Laboratorial / Patologia Clínica Veterinária 24 VET
      (*) Esp – especialidade; (**) Abr – abreviação.

Local do evento

Centro de Convenções de João Pessoa – João Pessoa / PB
www.cecon.pb.gov.br

Comitê científico educacional da SBAC

Marcos Kneip Fleury

Coordenador

Comissão Científica do Congresso

Alceu de Oliveira Toledo Junior

Alverne Passos Barbosa

Antonio Walter Ferreira

Caio Córdova

Carlos Albini

Gilcilene Maria dos Santos

Jerolino Lopes Aquino

José Abol Corrêa

Júlio Merlin

Lauro Santos Filho

Lenilza Mattos Lima

Luiz Fernando Barcelos

Maria Elizabeth Menezes

Mauren Isfer Anghebem

Paulo Henrique da Silva

Paulo Neufeld

Pedro D’Azevedo

Raissa Mayer Ramalho Catão

Confira nossa programação

PALESTRAS MAGNAS & INTERNACIONAIS
TIPO ATIV DIA HORA TÍTULO PALESTRANTES SALA
PALESTRAS MAGNAS CF 13/06 10h30 às 12h Um show de atendimento é que faz diferença: excelência, inovação e você Waldez Ludwig (RJ) Camboinha / Tabatinga
CF 13/06 16h30 às 18h Desafios da gestão no atual cenário econômico Salette Lemos (SP) Camboinha / Tabatinga
FÓRUM 12/06 9h às 13h Testes laboratoriais rápidos: • Segurança do paciente; • Critérios de registros (registros de testes rápidos); • O mercado e a disponibilidade (ou não), no país, de testes confiáveis e de boa resolutividade; • Aspectos jurídicos; e • Tecnologia André Oliveira Rezende de Souza (DF) / Augusto Bencke Geyer (DF) / Carlos Eduardo Gouvêa (SP) / Daniel Silveira (RS) / Jorge Luis Joaquim Terrão (ES) Camboinha
PALESTRAS INTERNACIONAIS MR 12/06 10h30 às 12h Diagnóstico da fibrose cística (c/ a participação da Dra Maria Elizabeth Menezes – SC) Dra. QF. Graciela Queiruga Bernini (Uruguai) Bessa
CF 14/06 10h30 às 11h20 Triagem neonatal na América Latina Dra. QF. Graciela Queiruga Bernini (Uruguai) Tambaba
CF 14/06 9h às 9h50 Os desafios do laboratório de referência internacional no atendimento aos laboratórios do Brasil – 15 anos de experiência Dr Xavier Susanna (Espanha) Praia do Jacaré

 

 

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PRELIMINAR INCLUÍDA NA TAXA DE INSCRIÇÃO
TIPO ATIV DIA HORA ÁREA TÍTULO PALESTRANTES SALAS
SI 12/6 10h 30 às 12h CITOLOGIA Discussão de casos em Citologia Daniela Etlinger (SP) / Gilcilene Maria dos Santos (DF) / Helder Cavalcante Fortes (MT) Manaíra
CF 12/6 14h às 14h 50 Vacina contra HPV: estado da arte Edison Natal Fedrizzi (SC) Jacarapé
CF 13/6 09h às 9h 50 História natural do HPV e rastreio Edison Natal Fedrizzi (SC) Carapibus
CF 13/6 14h às 14h 50 Diretrizes Brasileiras para o Câncer do Colo Uterino Luiz Carlos Zeferino (SP) Carapibus
CF 14/6 09h às 9h 50 Diagnóstico citológico de câncer de colo uterino no Brasil: Onde estamos e perspectivas futuras Luiz Carlos Zeferino (SP) Jacarapé
MR 12/06 10h 30 às 12h BIOLOGIA
MOLECULAR
Diagnóstico da fibrose cística Graciela Queiruga (Uruguai) / Maria Elizabeth Menezes (SC) Bessa
CF 12/06 14h às 14h 50 HIV e HCV:Diagnóstico e acompanhamento laboratorial Amadeo Saez Alquezar (SP) Carapibus
CF 13/6 14h às 14h 50 Exame de paternidade e maternidade Maria Elizabeth Menezes (SC) Tambaba
CF 14/06 10h 30 às 11h 20 Triagem neonatal na América Latina Graciela Queiruga (Uruguai) Tambaba
CF 12/6 11h às 11h 50 HEMATOLOGIA Imunohematologia. Tipagem Sanguínea, Teste da Antiglobulina Humana Direto e Indireto Sérvio Tulio Stinghen (PR) Carapibus
MR 12/6 14h às 15h 30 Casos clínicos em Coagulação Júlio Cezar Merlin (PR) / Paulo Henrique Silva (PR) Tabatinga
CF 12/6 17h às 17h 50 Além do hemograma: parâmetros clínicos que fazem a diferença Claudia Vasconcellos (SP) Tambaú
CF 13/6 9h às 9h 50 Recomendações internacionais para a liberação do hemograma Marcos Kneip Fleury (RJ) Jacumã
CF 13/6 14h às 14h 50 Aplicação prática da classificação da OMS 2016 no diagnóstico e prognóstico das leucemias agudas Raimundo Antônio Gomes de Oliveira (MA) Jacumã
CF 12/6 11h às 11h 50 MICROBIOLOGIA Situação atual dos cocos-gram positivos no laboratório clínico. O que pesquisar? Pedro Alves D’Azevedo (RS) Tambaú
MR 12/6 14h às 15h 30 Bioinformática na prática do laboratório de microbiologia Fernando H Sant’Anna (RS) / Murilo Cervato (SP) Tambaba
CF 13/6 9h às 9h 50 Como detectar e reportar Carbapenemases no laboratório? Cecília Godoy Carvalhaes (SP) Manaíra
SI 13/6 9h às 10h 30 Apresentação de casos clínicos em Microbiologia Jorge Sampaio (SP) / Lauro Santos Filho (PB) Tambaú
MR 13/6 14h às 15h 30 O diagnóstico contemporâneo da resistência bacteriana Alessandro Conrado de O Silveira (SC) / Cecília Godoy Carvalhaes (SP) Tambaú
CF 14/6 9h às 9h 50 MDR-TB / Diagnóstico da TB Rafael Duarte (RJ) Tambaú
CF 14/6 11h às 11h 50 Patógenos emergentes ou negligenciados. Existem, são raros ou trata-se de mito Alessandro Conrado de O Silveira (SC) Tambaú
MR 14/6 14h às 15h 30 CLSI X BrCAST: como harmonizar e tirar o máximo de proveito desses protocolos Jorge Sampaio (SP) / Lauro Santos Filho (PB) Tabatinga
CF 12/6 11h às 11h 50 GESTÃO Indicadores de impactos dos custos no risco de insolvência dos laboratórios: aplicação prática Humberto Façanha da Costa Filho (RS) Praia do Jacaré
MR 12/6 14h às 15h 30 A experiência do cliente no laboratório: construindo uma empresa centrada no paciente Daniela Camarinha (SP) / Kelly Cristina Rodrigues (SP) Praia do Jacaré
CF 12/6 17h às 17h 50 Associativismo como estratégia competitiva Clóvis Figueiredo de Souza Filho (BA) Praia do Jacaré
MR 13/6 9h às 10h 30 Desenvolvimento e sustentabilidade da marca Daniela Camarinha (SP) / Kelly Cristina Rodrigues (SP) Praia do Jacaré
CF 13/6 14h às 14h 50 Qualidade nos processos gerenciais e a percepção de valor do cliente aplicado à realidade do laboratório clínico Eliane Tavares Winter (MT) Praia do Jacaré
CF 13/6 15h 30 às 16h 20 Liderança: Práticas de como desenvolver times de alta performance para atuação no laboratório clínico Carolina Cunha Carvalho (MT) Praia do Jacaré
MR 14/6 10h 30 às 12h Modelos disruptivos de negócios como alternativa à redução do valor dos exames Daniela Camarinha (SP) / Humberto Façanha da Costa Filho (RS) Jacumã
CF 14/6 11h às 11h 50 O diferencial humano nas organizações: treinando e desenvolvendo pessoas para gerar resultados positivos ao laboratótio clínico Eliane Tavares Winter (MT) Praia do Jacaré
CF 14/6 14h às 14h 50 O valor das competências comportamentais no alcance de resultados no laboratório Carolina Cunha Carvalho (MT) Praia do Jacaré
MR 12/6 14h às 15h 30 TÓPICOSESPECIAIS Testes rápidos Humberto Marques Tibúrcio (MG) / Jorge Luis Joaquim Terrão (ES) Bessa
MR 12/6 16h 30 às 18h Diagnóstico molecular de enfermidades bacterianas Jorge Sampaio (SP) / Lauro Santos Filho (PB) Camboinha
CF 12/6 17h às 17h 50 Participação do paciente na melhoria da qualidade Humberto Marques Tibúrcio (MG) Carapibus
CF 13/6 9h às 9h 50 Laboratório Clínico Veterinário: montagem e legislação Paulo Murillo Neufeld (RJ) Tambaba
CF 13/6 14h às 14h 50 Doença de Chagas: Epidemiologia e diagnóstico laboratorial Amadeo Saez Alquezar (SP) Bessa
CF 13/6 15h 30 às 16h 20 O caminho da inovação: o uso do WhatsApp na prática laboratorial Helder Cavalcante Fortes (MT) Bessa
CF 13/6 15h 30 às 16h 20 Interpretação dos exames laboratoriais dos líquidos biológicos Tânia Maria Cavalcante Maia (CE) Tambaba
CF 14/6 9h às 9h 50 O papel das análises toxicológicas na prevenção ao uso indevido de drogas Saulo Rios Mariz (PB) Tambaba
CF 14/6 9h às 9h 50 Os desafios do laboratório de referencia internacional no atendimento aos laboratórios do Brasil – 15 anos de experiência Xavier Susanna (Espanha) Praia do Jacaré
ATIV INTERD 14/6 10h às 12h Atividade interdisciplinar – Doença renal (Bioquímica, Microbiologia e Hematologia) Caio Maurício Mendes Córdova (SC) / Carlos Augusto Albini (PR) / Júlio Cezar Merlin (PR) Tabatinga
CF 14/6 11h às 11h 50 Citobioquímica do líquor Tânia Maria Cavalcante Maia (CE) Carapibus
CF 14/6 14h às 14h 50 Imunomarcadores em citologia cervical Daniele Idalino Janebro (PB) Jacarapé
CF 14/6 14h às 14h 50 Interferência medicamentosa e sua relação com exames laboratoriais Bagnólia Araújo (PB) Tambaba
MR 12/6 10h 30 às 12h BIOQUÍMICA Jejum laboratorial: normatização da flexibilização Carlos Eduardo dos Santos Ferreira (SP) / Mariléia Scartezini (PR) / Tânia Martinez (SP) Tabatinga
SI 12/6 14h às 15h 30 Casos clínicos em Bioquímica Dayane Alberton (PR) / Mauren Isfer Anghebem (PR) Tambaú
MR 12/6 15h 30 às 17h Marcadores cardíacos: protocolos e interpretações Carlos Eduardo dos Santos Ferreira (SP) / Alceu de Oliveira Toledo Jr (PR) Jacarapé
CF 12/6 17h às 17h 50 Diabetes: diagnóstico e aspectos laboratoriais Geraldo Picheth (PR) Tabatinga
MR 13/6 9h às 10h 30 Controle de qualidade em Bioquímica: dos conceitos ao dia-a-dia Caio Maurício Mendes Córdova (SC) / Dayane Alberton (PR) Jacarapé
MR 13/6 14h às 15h 30 Avaliação laboratorial das dislipidemias: da coleta ao diagnóstico Alceu de Oliveira Toledo Jr (PR) / Mariléia Scartezini (PR) Jacarapé
CF 14/6 9h às 9h 50 TSH: abordagem clínico-laboratorial Fabiane Gomes de Moraes Rego (PR) Carapibus
CF 12/6 11h às 11h 50 PARASITOLOGIA Esquistossomose: aspectos epidemiológicos, aspectos clínicos e o impacto no diagnóstico laboratorial José Roberto Machado e Silva (RJ) Jacumã
MR 12/6 16h 30 às 18h Parasitoses tropicais negligenciadas e as novas tecnologias no diagnóstico laboratorial (Leishmanioses / Doença de Chagas /Helmintose tissular) Alverne Passos Barbosa (GO) / Eliame Mouta Confort (RJ) / Vera Lúcia Chioccola (SP) Bessa
CF 14/6 9h às 9h 50 Helmintoses intestinais no Brasil: avanços no diagnóstico laboratorial e o impacto no controle da estrongiloidose em pacientes imunossuprimidos Neci Mattos Soares (BA) Camboinha
CF 12/6 11h às 11h 50 IMUNOLOGIA Sífilis: adquirida e congênita – aspectos clínicos – diagnóstico laboratorial. Porque a doença está aumentando ? Celso Hernandes Granato (SP) Jacarapé
CF 12/6 15h 30 às 16h 20 Dengue, Zika e Chinkungunya: evolução clínica e epidemiologia e diagnóstico laboratorial Camila Malta Romano (SP) Carapibus
MR 12/6 16h 30 às 18h Doenças infecciosas na gestante e no recém-nascido – Toxoplasmose, Rubéola e AIDS Antônio Walter Ferreira (SP) / Carolina Lazari (SP) / Celso Hernandes Granato (SP) Tambaba
CF 14/6 9h às 9h 50 Marcadores moleculares em Oncologia Nelson Gaburo (SP) Jacumã
CF 14/6 11h às 11h 50 Doenças autoimunes: correlação clínico-laboratorial Cristóvão Luis Mangueira Pitangueira (SP) Camboinha

 

 


PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PRELIMINAR NÃO INCLUÍDA NA TAXA DE INSCRIÇÃO
TIPO ATIV DIA HORA ÁREA TÍTULO PALESTRANTES SALA
MCP 11/6 14h às 18h HEMATOLOGIA Dia a dia da imunohematologia Sérvio Túlio Stinghen (PR) Jade (Hotel Manaíra)
MCT 12 e 13/6 14h às 16h Casos clínicos em hematologia Marcos Kneip Fleury (RJ) / Silvia Martinho (SP) Manaíra (CECON)
SL 13/6 8h às 12h  Seminário de Lâminas em Hematologia 1 Paulo Roberto Merísio (PR) / Valdemir Miranda de A Jr (RJ) Microscopia (CECON)
EE 14/6 9h às 10h 30 Mielograma e Hemograma: fundamentos e aplicação prática para triagem das neoplasias hematológicas Raimundo Antonio G de Oliveira (MA) Manaíra (CECON)
SL 14/6 14h às 18  Seminário de Lâminas em Hematologia 2 Paulo Roberto Merísio (PR) / Valdemir Miranda de A Jr (RJ) Microscopia (CECON)
CTTP 11 e 13/6 14h às 18h MICOLOGIA Micologia clínica e forense – teórico e prático Everardo Albuquerque Menezes (CE) / Luiz Henrique dos Santos (RJ) / Paulo Murillo Neufeld (RJ) Esmeralda (Hotel Manaíra) / Microscopia (CECON)
MCT 12/6 8h  às 10h e das 16h às 18h CITOLOGIA Controle de Qualidade em Citopatologia Daniela Etlinger (SP) Jacumã (CECON)
CT 12, 13 e 14/6 8h às 10h MICROBIOLOGIA Urocultura e Coprocultura: O que estamos efetivamente fazendo. O que gostaríamos de realizar. Onde cometemos mais equívocos. Podemos melhorar o desempenho sem onerar o Laboratório? Alessandro Conrado de Oliveira Silveira (SC) / Carlos Augusto Albini (PR) Cabedelo (CECON)
SL 12/6 14h às 18h Seminário de lâminas em Bacteriologia – Identificação bacteriana no laboratório clínico Ivanaldo Amâncio da Silveira (RN) Microscopia (CECON)
EE 12/6 10h 30 às 12h GESTÃO Goodwill e a valorização do que é intangível Daniela Camarinha (SP) Cabedelo (CECON)
MCT 12, 13 e 14/6 14h às 16h Implantação do CIQ, CEQ – como avaliar/preparar para a acreditação (PNCQ Gestor e DICQ) André Valpassos Pacifici Guimarães (RJ) / Juno Damasceno da Silva (RJ) / Robson Ferreira Ferraz Santos (RJ) Cabo Branco (CECON)
EE 13/6 14h às 15h30 Como aumentar a competitividade nos laboratórios ? Humberto Façanha da Costa Filho (RS) Cabedelo (CECON)
MCP 11/6 14h às 18h TÓPICOSESPECIAIS Espermograma: como realizar ? Orildo dos Santos Pereira (MG) Diamante (Hotel Manaíra)
MCT 12, 13 e 14/6 12h às 13h 30 Curso de vinhos para iniciantes / Curso básico de vinho executivo Luiz de Oliveira Jr (PB) / Paulo Murillo Neufeld (RJ) Tambaú (CECON)
MCP 11/6 14h às 18h BIOQUÍMICA Diagnóstico laboratorial da doença renal crônica Caio Maurício Mendes Córdova (SC) / José Antonio Tesser Poloni (RS) Rubi (Hotel Manaíra)
SL 12/6 8h às 12h Sedimento urinário José Antonio Tesser Poloni (RS) / Tereza Neuma de Souza Brito (RN) Microscopia (CECON)
EE 13/6 9h às 10h 30 Dia a dia do laboratório de bioquímica (enfoque em diabetes e hormônios) Fabiane Gomes de Moraes Rego (PR) / Geraldo Picheth (PR) Bessa (CECON)
SL 14/6 8h às 12h PARASITOLOGIA Seminário de Lâminas em Parasitologia Alverne Passos Barbosa (GO) /Lenilza Mattos Lima (SC) Microscopia (CECON)
MCP 11/6 14h às 18h IMUNOLOGIA Imunologia Clínica e Biologia Molecular Antônio Walter Ferreira (SP) / Camila Malta Romano (SP) Quartzo (Hotel Manaíra)

 

 

Workshops & Atividades Extras

Workshops PNCQ/SBAC.

Confira a agenda de workshops que serão realizados no stand da SBAC.
O PNCQ/SBAC terá uma programação especial no 44° Congresso Brasileiro de Análises Clínicas: serão 12 workshops com temas variados e 45 minutos de duração cada e as inscrições deverão ser feitas diretamente no stand da SBAC,15 minutos antes do workshop desejado.

Agenda de workshops PNCQ/SBAC
HORÁRIO SEGUNDA 12/06 TERÇA 13/06 QUARTA 14/06
09:15 às 10:00 Dra. Andrea Piazza
Avaliação de não conformidades no
Controle Externo
Dra. Elvira Maria Loureiro Colnago
CQ em microbiologia
10:15 às 11:00 Dr. Robson Ferreira
Ferraz Santos

CQ externo em Urinálise
Dr. Robson Ferreira
Ferraz Santos
CQ externo em Urinálise
11:15 às 12:00 Dr. Marcos Fleury
Hematoscopia: O que deve ser reportado?
Dra. Andrea Piazza Avaliação de não conformidades no
Controle Externo
Intervalo
14:00 às 14:45 Dr. Orildo Pereira Novos parâmetros para a liberação do espermograma
pós-vasectomia
Dr. André Valpassos
Acreditação: Primeiros passos
Dr. Juno Damasceno Silva Implantação do Controle de Qualidade Interno Laboratorial
15:00 às 15:45 Dr. Paulo Murillo Neufeld
CQ em exames de rotina
em micologia
Dr. Juno Damasceno Silva Implantação do Controle de Qualidade Interno Laboratorial
16:00 às 16:45 Dra. Elvira Maria Loureiro Colnago
CQ em microbiologia

Atividades Extras

Agendas Atividades Extras
DIA/HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL
Dia 09 e 10/6
das 8h às 18h
Curso PNCQ Gestor Hotel Manaíra
Dia 11/6
das 8h às 18h
Concurso para a obtenção do Título de Especialista em Análises Clínicas – TEAC Hotel Manaíra
Reunião do Conselho Deliberativo da SBAC Hotel Manaíra
Dia 12/6
das 12h às 13h
Reunião de associados do PNCQ Sala Jacumã
Centro de Convenções de João Pessoa
Dias 12, 13 e 14/6
das 8h às 12h
Curso de Formação de Auditores Externos Sala Cabo Branco
Centro de Convenções de João Pessoa
Dias 13 e 14/6
das 12h às 13h30
Reunião do Grupo ACB Sala Manaíra
Centro de Convenções de João Pessoa

Workshops Empresas

Agenda de Workshops das Empresas
DIA/HORÁRIO EMPRESA ATIVIDADE SALA
Dia 12/6
12h às 13h30
Índices séricos da hemólise, icterícia e lipemia: Verificação e utilização – Dr Javier Gella Sala Praia do Jacaré
Gestão da fase pré-analítica: como tratar as principais causas de erros laboratoriais – Dr Moisés Fornazari Sala Tambaba
Dia 12/6
13h às 14h
A Relevância do Laboratório – Como Criar Valor para a Cadeia de Saúde: Palestra 1 – Desafios e Oportunidades – Contextualização Global e Nacional – Joana Araújo (Diretora de Marketing – Abbott Diagnostics Division – Brazil) Sala Camboinha
Dia 12/6
14h às 15h30
A Relevância do Laboratório – Como Criar Valor para a Cadeia de Saúde: Palestra 2 – O Papel do Laboratório na Utilização, Decisão Clínica e Gestão da Saúde Populacional – Dr. Paulo Marcos Senra Souza (Conselheiro do Instituto Latino Americano de Gestão de Saúde e da ASAP – Aliança para a Saúde Populacional) Sala Camboinha
Dia 13/6
12h às 13h30
Novas tecnologias na automação do exame de urina: a urianálise verdadeiramente modular – Dra Claudia Vasconcellos Sala Praia do Jacaré
Gerenciamento de aquisição de insumos laboratoriais – Dra Ariane Santos Sala Tambaba
Cultura celular 3D e suas aplicações clínicas – Dra Angélica A A Silveira Sala Bessa
Desafios na identificação de microrganismos atípicos. Demonstração de casos reais – Dra Carolina de Queiroz Pereira Oliveira Sala Cabedelo
Gestão e tecnologia: Descubra como o software Unilab pode ser aplicado nos mais variados aspectos da gestão laboratorial – Atilei Joaquim Sala Carapibus
Dia 14/6
12h às 13h30
Hematologia laboratorial: do básico ao avançado ao alcance de todos – Dras. Maria Silvia Martinho e Claudia Vasconcellos Sala Praia do Jacaré

III Fórum de Proprietários de Laboratórios

12 de junho de 2017 • 9h às 13h  • Centro de Convenções de João Pessoa

A SBAC tem a honra de convidá-los para participar do III Fórum de Proprietários de Laboratórios, um dos principais momentos do 44º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas que será em João Pessoa de 11 a 14 de junho de 2017.

O tema do Fórum será a profusão de novos TESTES LABORATORIAIS REMOTOS – POCT, com abordagens sobre a qualidade, importação, registro e licenciamento, bem como a sua utilização nos Laboratórios de Análises Clínicas, Unidades de Urgência e em Farmácias.

Foram convidados, como palestrantes, representantes da Gerência de Registro e da Gerência de Laboratórios da ANVISA, do Conselho Federal de Farmácia, e da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL).

O III Fórum será realizado no dia 12 de junho de 2017, na sala Camboinha, no Centro de Convenções de João Pessoa, das 9h às 13 horas e será franqueado a todos os proprietários de laboratório interessados, inscritos regularmente no Congresso.

É extremamente importante a participação dos Proprietários de Laboratórios para discutirem este tema que poderá determinar um forte impacto no setor laboratorial.

Temas & Palestrantes

Aspectos jurídicos
• Dr Daniel Silveira (RS)

Segurança do paciente • Dr André Rezende (DF)

Critérios de registros (registros
de testes rápidos)

Dr Augusto Bencke Geyer (DF)

O mercado e a disponibilidade (ou não), no país, de testes confi áveis e de boa resolutividade • Dr Carlos Eduardo Gouvêa (SP)

Tecnologia • Dr Jorge Luis Joaquim Terrão (ES)

Moderador • Dr Irineu Keiserman Grinberg (RS)

Programação Social

DIA 11 DE JUNHO

Solenidade de Abertura e Coquetel de Boas Vindas

Atração: Orquestra Mistura Fina

Local: Teatro Pedra do Reino – Centro
de Convenções de João Pessoa

Horário: a partir das 19 horas

DIA 13 DE JUNHO

Terça Cultural e Coquetel de Confraternização

Atrações:
Os Gonzagas
Quadrilha Sanfona Branca

Local: Restaurante do Congresso – Centro de Convenções de João Pessoa

Horário: a partir das 18 horas
Patrocínio:

 

 

 

Sr(a) Congressista, seja bem vindo a João Pessoa.
Para sua comodidade a Boa Viagem Turismo negocia tarifas especiais, com os melhores hotéis de João Pessoa, para viabilizar sua participação nesse grandioso evento que será o 44º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas – CBAC. A rede hoteleira de João Pessoa não dispõe de muitas unidades habitacionais UH por hotel, em função disso a Boa Viagem Turismo terá uma grade de hotéis mais ampla. Hotéis mais novos e modernos e que possuem os melhores serviços da região. Todos terão o transfer para o Centro de Convenções de João Pessoa.

Pacotes e Tarifas >>

Informações Gerais & Úteis

Data do Congresso
11 a 14 de junho de 2017

Local do Congresso
Centro de Convenções de João Pessoa
João Pessoa / PB
www.cecon.pb.gov.br

Promoção
SBAC – Sociedade Brasileira de Análises Clínicas
Rua Vicente Licínio, 95 – Tijuca
CEP: 20.270-902 – Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21) 2187-0800

HorÁrio de Funcionamento

Secretaria Executiva do Congresso
Dia 11 de junho – 10:00 às 18:00h
Dia 12 de junho – 07:30 às 18:00h
Dias 13 e 14 de junho – 08:00 às 18:00h

Exposição Técnico-científica (estandes)
Dias 12, 13 e 14 de junho – das 9h às 18 horas

Atividades Científicas
As atividades pré-congresso (dia 11 – domingo) serão realizadas no Hotel Manaíra, das 14h às 18 horas. Dessas atividades, apenas o curso de Micologia terá também uma aula prática, a ser realizada na sala de Microscopia (no Centro de Convenções) dia 13 de junho, das 14h às 18 horas.
As demais atividades serão realizadas de 12 a 14 de junho, das 8h às 18 horas, no Centro de Convenções de João Pessoa. Somente os congressistas que efetuarem sua inscrição para todo o evento terão acesso às atividades científicas. Para participar dos mini-cursos, cursos, seminários de lâminas e encontro com o especialista é necessário ter efetuado a inscrição no evento e nessas atividades.

Os temas livres estarão expostos nos dias 12, 13 e 14 de junho e serão apresentados nos seguintes horários: dia 12/6 – das 14h às 18h; dia 13/6 das 8h às 12h e das 14h às 18h; e dia 14/6 das 8h às 12h. O respectivo certificado será entregue ao apresentador, no final do horário da apresentação.

Mídia-Desk
O funcionamento da mídia-desk será na sala vip, localizada no pavilhão de exposição do Centro de Convenções de João Pessoa, no final do corredor das salas de aulas.

Cyber Point
Para que ninguém fique longe da internet por muito tempo, será montado um Cyber Point dentro da área de exposição, próximo ao estande da SBAC.

PremiaÇÕes
A entrega dos prêmios selecionados, dentre os trabalhos enviados para apresentação na sessão de temas livres, será feita na Solenidade de Abertura do Congresso – domingo dia 11 de junho.

Prêmio SBAC
Melhor trabalho apresentado no Congresso, no valor de R$ 5.000,00;

Prêmio PNCQ
Melhor trabalho na área de Controle de Qualidade, apresentado no Congresso, no valor de R$ 5.000,00;

Prêmio HOTSOFT Informática
Melhor software para laboratório clínico, apresentado no Congresso, no valor de R$ 2.000,00;

Prêmio CFF
Melhor trabalho de Citologia Clínica apresentado por Farmacêutico(a), no Congresso, no valor de R$ 5.000,00.

AdesÃo ao Congresso
Inscrevendo-se no Congresso como congressista, você tem acesso à exposição
técnico-científica (estandes), mesas-redondas, conferências (inclusive às magnas), sessões
interativas e workshops realizados no estande da SBAC. Inscrevendo-se como visitante (para 1, 2 ou 3 dias), você tem acesso somente à visitação da exposição científico-científica (estandes). Somente os participantes inscritos como congressistas podem solicitar sua inscrição em atividades extras, tais como cursos, mini-
cursos, seminários de lâminas e encontros com o especialista, mediante respectivo pagamento e disponibilidade de vaga.

Materiais de Participantes
O participante deve conferir todo o seu material no ato do recebimento, pois não serão aceitas reclamações posteriores. Inscrevendo-se como congressista, você receberá uma pasta, um certificado de participação no Congresso e seu crachá de identificação. Caso o participante possua inscrição de acompanhante(s), receberá também o(s) crachá(s) de identificação de seu(s) acompanhante(s).
Inscrevendo-se como visitante, você receberá apenas seu crachá de identificação.

Crachá
Cuide bem de seu crachá. Só ele permite o trânsito nas dependências onde se realizam as atividades do Congresso. O crachá é pessoal e intransferível e de uso obrigatório. O uso indevido do crachá resultará em sua imediata apreensão, cancelamento e inutilização. Em caso de perda e da necessidade da emissão de uma segunda via, o participante pagará taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais).

Certificados
Cada congressista receberá na entrega de seu material o certificado de participação no Congresso. Caso esteja participando de alguma atividade extra, como cursos, mini-cursos, seminários de lâminas ou encontro com o especialista, receberá também, em atendendo às determinações da atividade, o respectivo certificado no final da atividade. O certificado referente ao trabalho exposto na sessão de temas livres será entregue ao apresentador que estiver no local, no final do horário estipulado para apresentação, somente se o mesmo tiver sido exposto.

Atestado de presença
Atestados de presença para comprovação de comparecimento ao Congresso serão fornecidos pela Secretaria a pedido do(a) interessado(a), e entregue em até 24 horas.

Pastas
O congressista deve conferir seu material no momento do recebimento da pasta, pois não serão aceitas reclamações posteriores.

Recibo
Cada participante que pagou por sua inscrição e/ou atividade extra pode solicitar à Secretaria um recibo referente a esse pagamento.

DevoluÇÃo/troca de cursos
Para o bom andamento dos trabalhos da Secretaria, informamos que NÃO será devolvido nenhum valor contratado, seja adesão, inscrição em atividades extras ou acompanhante durante o Congresso. Para as solicitações feitas até o dia 31/5/2017 será reembolsado 50% do valor pago pela inscrição no evento e/ou acompanhante. Após o dia 31/5/2017 não haverá devolução de valores pagos. Todas as devoluções serão efetuadas em até 15 dias úteis após o término do Congresso. As atividades extras só podem ser substituídas com antecedência de no mínimo 8 (oito) horas do início da atividades e se houver disponibilidade de vaga.

SeguranÇa
Profissionais de empresas de segurança privada são responsáveis pela segurança dentro da área do evento e de todos os participantes. No entanto, recomenda-se que todos mantenham os cuidados básicos de segurança pessoal que já adotam em seu dia-a-dia.

Acompanhantes
Os acompanhantes regularmente inscritos recebem um crachá (no material do participante inscrito como congressista), que lhes dá o direito de participar da visitação técnico-científica (estandes), da programação social e do city-tour oferecido pelo Congresso.

AlimentaÇÃo
Os congressistas poderão realizar suas refeições na praça de alimentação montada no Pavilhão de Feiras, que fica anexa ao Pavilhão de Congressos, onde ocorrerá o Congresso.

Aplicativo SBAC
O aplicativo da SBAC está disponível para
Android, iOS e Windows, podendo ser baixado gratuitamente nas App Stores. Nele você encontra o Quiz com perguntas diversas do universo das Análises Clínicas. Quanto mais respostas, mais pontos e mais chances de ganhar.

Prêmios SBAC – Aplicativo

1º lugar – Iphone 6
2º lugar – Samsung Galaxy S6
3º lugar – Samsung Galaxy S6
4º lugar – Inscrição no 45º CBAC
5º lugar – Inscrição no 45º CBAC
6º lugar – Inscrição no 45º CBAC
7º lugar – Livro SBAC – Tratado de Análises Clínicas
8º lugar – Livro SBAC – Tratado de Análises Clínicas
9º lugar – Livro de gestão do autor Humberto Façanha
10º lugar – Livro de gestão do autor Humberto Façanha

HÁbito de fumar

O 44º CBAC não apoia o consumo de tabaco e respeita a lei vigente no estado da Paraíba (nº 8.958 de 30 de outubro de 2009), em consonância com a lei federal nº 9.294, de 15 de julho de 1996, que diz em seu art.2 “É proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer produto fumígero, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo, privado ou público, salvo em área destinada exclusivamente a esse fim, devidamente isolada e com arejamento conveniente.”

Idade para acesso

É proibida a entrada de menores de 12 anos, mesmo que acompanhados por responsáveis.

ServiÇos

Guarda-volumes
O congresso disponibiliza, sem custo, guardavolumes para os participantes do Congresso. O horário de funcionamento é das 9h às 18 horas, a partir do dia 12/6/2017. Evite guardar objetos de valor, pois o Congresso não se responsabilizará por eles.

Estacionamento
O estacionamento para expositores e público-visitante será gratuito. O Centro de Convenções de João Pessoa e a SBAC “Não se responsabilizam por objetos deixados no interior do veículo.”

RotaHotelEmbarque e DesembarqueDistância até o local de embarque

SHUTTLE
Linha Azul Hotel Nord Luxxor Tambaú Nord Luxxor Tambaú 0 Km
Hotel Laguna 10 m
Hotel Corais de Tambaú 110 m
Hotel Nord Class Tambaú 130 m
Linha Azul Hotel Val Atlantic Hotel Val Atlantic 0 km
Hotel Quality Solmar 1,5 Km
Hotel Nord Easy Green Sunset 100 m
Linha Amarela Hotel Nord Class Marinas Hotel Nord Class Marinas 0 Km
Hotel Nord Class Cabo Branco Hotel Nord Class Cabo Branco 0 Km
Hotel Nord Easy Imperial Suites 240 m
Linha Verde Hotel Verdegreen Hotel Verdegreen 0 Km
Hotel Hardman Hotel Hardman 0 km
Hotel Intercity 210 m
Linha Vermelha Hotel Manaíra Hotel Manaíra 0 Km
Hotel Nord Luxxor Cabo Branco Hotel Nord Luxxor Cabo Branco 0 km
Hotel Nord Ondas do Atlântico 110 m

FAQ Congressista

1) Como posso fazer minha inscrição?

A inscrição do congresso deverá ser feita através de nossa loja virtual, no site oficial do evento – www.cbac.org.br até o dia 31/05/2017 ou, após esta data pessoalmente no local do evento – Centro de Convenções de João Pessoa – PB, a partir das 10 horas do dia 11/06/2017.

 

2) O que estará incluso efetuando a inscrição?

Inscrevendo-se como congressista, você terá acesso à feira de exposição (estandes), às mesas-redondas, conferências, sessões interativas e conferências magnas do 44º CBAC. Receberá 1 pasta, 1 crachá, certificado de participação e convite para solenidade de abertura / coquetel de boas vindas e confraternização.

 

3) Será permitido participar apenas de um curso dentro do evento?

Não, a inscrição no evento como congressista permite o acesso a todas as mesas-redondas, conferências, sessões interativas e conferências magnas, dependendo apenas da grade de horários e de seu interesse. Para assistir aos cursos, seminários de lâminas, encontros com o especialista e mini-cursos é necessário, além da inscrição no evento, efetuar o pagamento do valor correspondente a cada uma dessas atividades, sempre verificando a grade de horários, pois o sistema não permitirá a sobreposição de atividades.

 

4) Quais as formas de pagamento da inscrição no congresso?

* Boleto bancário – À vista

* Cartão de Crédito – À vista ou parcelado

 

5) Como faço para reimprimir meu boleto?

Devido às novas exigências da Febraban, estamos adequando o arquivo, para a emissão de boletos bancários. Assim, ao escolher essa opção, o mesmo será encaminhado via e-mail, para o endereço cadastrado no sistema. Lembramos, no entanto, que a data de vencimento não será alterada.

 

6) Como solicitar 2ª via de boleto bancário?

Se você escolheu o boleto bancário como forma de pagamento, mas NÃO efetuou o pagamento do mesmo na data estabelecida, deverá enviar e-mail para [email protected] com nome completo e número de inscrição, SOLICITANDO a 2ª via desse boleto. Se for o caso, o valor do boleto será atualizado, de acordo com a tabela vigente, na data da solicitação.

 

7) Preciso enviar comprovante de categoria?

Se sua inscrição for feita na categoria acadêmico de graduação, técnico de laboratório ou acadêmico de pós-graduação, é necessário, sim, comprová-la. Para isso, basta enviar documento comprobatório via e-mail [email protected], até o dia 31/05/2017. Caso não seja enviado até essa data, a apresentação será obrigatória na retirada de seu material, no local do evento – Centro de Convenções de João Pessoa – PB. Em caso da não apresentação, deverá ser efetuado o pagamento da diferença de categoria;

 

8) A que dá direito a inscrição de acompanhante?

As pessoas inscritas como acompanhantes (de participante inscrito como congressista) terá acesso à área da feira de exposição (estandes) e a todas as atividades sociais: solenidade de abertura/coquetel de boas vindas e confraternização. Lembramos que o (s) acompanhante (s) não terá(ão) acesso à parte científica do evento, tais como cursos, seminários de lâminas e palestras, ainda que desejando efetuar o pagamento do respectivo valor.

 

9) Qual será o horário de início da programação científica?

A programação científica do evento será realizada de 12 a 14 de junho, das 9 às 18 horas.

 

10) O congressista terá acesso ao material de apresentação do palestrante?

Dependerá da autorização do professor, que colocará ou não à disposição, o conteúdo de sua apresentação.

 

11) O certificado registrará a carga horária total que participaremos?

Sim, o certificado será emitido separadamente para cursos, seminários de lâminas, encontros com o especialista, mini-cursos e congresso, especificando a carga horária de cada um.

 

12) Haverá traslado para o evento?

Serão disponibilizados traslados dos hotéis conveniados para o evento (Centro de Convenções de João Pessoa – PB) e atividades sociais e vice-versa. Os horários e as rotas serão divulgados em breve no site oficial.

 

13) Em caso de perda do crachá, terei direito a uma 2ª via?

Para garantir sua participação no evento será imprescindível o uso do crachá, assim para obter uma 2ª via, deverá ser efetuado o pagamento da

respectiva taxa de emissão.

 

14) Há limite de vagas para inscrição antecipada?

Para o congresso não há limite de vagas. O participante poderá se inscrever no evento, antecipadamente, até o dia 31/05/2017 – via loja virtual, ou a partir das 10 horas do dia 11/06/2017, no local do evento – Centro de Convenções de João Pessoa – PB. Para os cursos, mini-cursos, encontros com o especialista e seminários de lâminas há limitação de vagas as quais serão preenchidas na ordem de recebimento das fichas pelo sistema. Então, se você deseja se inscrever em alguma dessas atividades, não deixe sua inscrição para a última hora, pois para participar dessas atividades é obrigatória a sua inscrição no Congresso.

FAQ Palestrante

1) Como palestrante do 44° CBAC, quais os meus direitos?

Ao aceitar o convite para ministrar alguma atividade no congresso, o palestrante receberá um convite oficial com informações da mesma (tema, data e horário), juntamente com uma senha através da qual realizará sua inscrição no evento, tendo direito a participar das demais conferências e de toda programação social do evento.

 

2) Como devo proceder ao chegar no aeroporto da cidade?

Informamos que haverá uma pessoa do receptivo (transfer) com identificação do 44º CBAC para recepcioná-lo(a) e levá-lo(a) até o hotel ou evento, conforme necessidade.

 

3) Como receberei as informações referentes às passagens aéreas e hospedagens?

Próximo a data do evento, a Agência Oficial de Turismo entrará em contato via e-mail ou telefone, apresentando opções de vôos e conforme acordo de ambas as partes providenciaremos a emissão do bilhete aéreo e em seguida o voucher do hotel. Em caso de dúvida, o palestrante deverá contatar imediatamente com a empresa organizadora do evento – LK Eventos através do tel (21) 3295-2800 ou pelo e-mail [email protected].

 

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