Saiba tudo sobre o 46º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas!

PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO NO 46º CBAC

46° Congresso Brasileiro de Análises Clínicas

16 a 19 de junho – 2019 EXPOMINAS Belo Horizonte – MG

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A inscrição para o congresso, curso ou de acompanhante deverá ser feita através de nossa loja virtual, no site oficial do evento www.cbac.org.br, até o dia 31/5/2019 ou, após essa data, pessoalmente no local do evento – Expominas – Belo Horizonte – MG, a partir das 8 horas do dia 16/6/2019.
Formas de pagamento:

  • INSCRIÇÕES ANTECIPADAS
    • Boleto bancário – À vista
    • Cartão de Crédito – À vista ou parcelado
  • INSCRIÇÕES NO LOCAL
    • Espécie
    • Cheque à vista
    • Cartão de crédito – à vista e parcelado
    • Cartão de débito à vista

O(A) participante que ainda não for sócio(a) da SBAC e desejar se associar no ato da inscrição no CBAC, poderá fazê-lo preenchendo o respectivo formulário, anexando os documentos solicitados e somando ao total do Congresso a taxa única para associação (se houver) e a anuidade/2019. Esse total final poderá ser parcelado em até 10x sem juros, no cartão de crédito;

  • O(a) associado(a) SBAC que não esteja em dia com sua(s) anuidade(s) e deseja se inscrever no 46º CBAC como sócio(a), terá a(s) anuidade(s) anterior(es) a 2018 anistiada(s) – desde que não seja possuidor do TEAC, devendo o respectivo valor (R$ 332,00) ser acrescido ao valor total da inscrição no CBAC e podendo ser parcelado em até 10 vezes sem juros, no cartão de crédito;
  • A inscrição feita na categoria “acadêmico de graduação”, “acadêmico de pós-graduação” ou “técnico de laboratório” deve ter a comprovação efetuada através do envio de respectivo documento, para o e-mail [email protected] até o dia 31/5/2019, ou caso não seja enviado até essa data, com a apresentação obrigatória na retirada de seu material, no local do evento. Em caso da não apresentação, deverá ser efetuado o pagamento da diferença de categoria;
  • A inscrição como “Visitante” permitirá o acesso somente à área da exposição de estandes. Não será permitido o acesso de Visitantes às conferências, mesas-redondas, encontros com o especialista, cursos, seminários de lâminas ou sessões interativas, ainda que desejando efetuar o respectivo pagamento da atividade;
  • Para inscrição em curso(s), seminário(s) de lâminas, encontros com o especialista e mini-cursos o(a) participante deverá solicitar obrigatoriamente sua inscrição para o Congresso;
  • Após a inscrição, não haverá troca da(s) atividade(s) escolhida(s) – curso(s) e/ou seminário(s) de lâminas e/ou Encontro com o Especialista;
  • A inscrição de acompanhante(s) deve ser obrigatoriamente solicitada por participante inscrito(a) no Congresso (não se aplica a inscritos na categoria Visitantes);
  • A inscrição como acompanhante não permite o acesso em nenhuma atividade científica. Somente permite o acesso às atividades sociais e à área da exposição científica (estandes);
  • Todas as inscrições de participantes (congressistas e acompanhantes inscritos) darão direito à participação em todas as atividades sociais do evento;
  • • Em caso de desistência, o(a) participante deverá formalizar o pedido por e-mail e serão observadas as seguintes condições:
      • para as solicitações enviadas até o dia 31/5/2019 será reembolsado 50% do valor pago pela inscrição no Congresso e/ou de acompanhante. Lembramos que não há reembolso para inscrições em cursos e seminários de lâminas;
      • após o dia 31/5/2019 não haverá devolução de valores pagos; e
      • todas as devoluções serão efetuadas em até 15 dias úteis após o término do Congresso.

     

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Local do evento

Centro de Convenções EXPOMINAS– Belo Horizonte / MG
www.expominasbh.com.br

Comitê científico educacional da SBAC

Marcos Kneip Fleury

Coordenador


Presidente do Congresso

Humberto Marques Tibúrcio

Presidente

Comissão Científica do Congresso

Alceu de O. Toledo Jr

Alverne Passos Barbosa

Antonio Walter Ferreira

Carlos Albini

Gilcilene Maria dos Santos

Jerolino Lopes Aquino

José Abol Corrêa

Júlio Merlin

Lenilza Mattos Lima

Luiz Fernando Barcelos

Maria Elizabeth Menezes

Mauren Isfer Anghebem

Paulo Henrique da Silva

Paulo Neufeld

Pedro D’Azevedo

Planta baixa – Expominas

 

46º CBAC 
EXPOSITORES
EMPRESA STAND
ARGOSLAB 46A
BIO ADVANCE 37
BIOANALÍTICA 65
BIOCLIN 38
BIOCON 77
BIOSUL 82
BIOSYS 42
BIOTECNICA 93
CAEP 1
CEPHEID 13
CFF 39
CONTROL LAB 22
CRAL 4
CRIASOFT 36
DASA 41
DB 52
DIAGMASTER 24
DIAGNO 6
DIAMEDICA 53
DK 33
ECO DIAGNÓSTICO 12
FIRST (KASVI) 47
GENOTYPING 8
GOLD ANALISA 43, 87 e 88
GREINER 21
H. PARDINI 17
HEMOQUÍMICA 23
HOTSOFT 69, 70 e 71
INBRÁS 11
INTERLAB 73
LAB REDE 20
LABNETWORK 59
LABOR IMPORT 40
LABORLAB 83
LABTEST 15
LIFESYS (GRUPO SIM) 58
LIGA SISTEMAS 49
MBIOLOG 74
MC WILL (LAES&HAES) 64
MEDMAX 63
MEDSTEEL 35
NEWSLAB 73A
NIHON KODHEN 89
ORTHO CLINICAL 79
S_LINE 25
SÃO MARCOS 44 e 45
SARSTEDT 90/91/92
SERION 61
SHIFT 17A
SPECTRUN 99
SYSMEX 14
TRINITY 96
VEUS 18
WAMA 68
WATERS 48

 

 

TRABALHOS CIENTÍFICOS – NORMAS E INSTRUÇÕES

—  Inscrições encerradas —

I – Quanto à inscrição, aceitação e apresentação de trabalhos

1.1. Por ocasião da submissão do trabalho, o autor responsável deverá informar: título e área temática do trabalho (vide item VI), nome e CPF de todos os autores com seus respectivos vínculos institucionais e indicar numericamente a ordem de aparição dos nomes no certificado, se aprovado. Não deverão ser colocados nem o título do trabalho e nem o(s) nome(s) do(s) autor(es) em caixa alta, exceto as letras iniciais de cada palavra. Deverão ser indicadas, ainda, 3 palavras-chaves para o trabalho;

1.2. O envio de trabalho e sua inscrição no Congresso representam o compromisso dos autores com sua apresentação no evento, desde que a aceitação seja confirmada pela Comissão Julgadora de Temas Livres;

1.3. O autor responsável receberá confirmação da inscrição do Tema Livre e, posteriormente, informação sobre sua aceitação ou não, bem como sobre a data e horário da apresentação oral, por correio eletrônico. A consulta também poderá ser feita pelos autores diretamente no site do Congresso, em sua área restrita;

1.4. Não há limite de trabalho por autor e nem há limite para co-autoria de trabalhos;

1.5. Não serão aceitos resumos incompletos ou provisórios;

1.6. Os autores autorizam a publicação dos trabalhos nos Anais do Congresso/RBAC, sem fazerem jus a qualquer remuneração por direito autoral;

1.7. A Comissão Julgadora de Temas Livres é soberana no que diz respeito a avaliar, selecionar, aceitar ou recusar os trabalhos.

II – Quanto ao trabalho

2.1. Os trabalhos poderão ter as seguintes características:

‑ Trabalhos Originais [clínicos, laboratoriais ou experimentais];
‑ Relatos de casos e imagens laboratoriais;
‑ Metanálises / Revisões sistemáticas [técnica estatística empregada para combinar resultados provenientes de diferentes estudos].

2.2. Todos os trabalhos deverão respeitar as normas éticas vigentes para pesquisas com seres humanos e animais. Em decorrência disso, deverá ser informado, claramente, no corpo do texto, o número do parecer do CEP ou CEUA;

2.3. Os resumos deverão conter no máximo 300 palavras, excluído o título;

2.4. Os resumos deverão ser redigidos em língua portuguesa, língua espanhola ou língua inglesa, segundo normas vigentes de correção gramatical e ortográfica desses idiomas;

2.5. Não haverá revisão do texto dos resumos por parte da Comissão Julgadora de Temas Livres, portanto, estes serão publicados integralmente sem alterações;

2.6. O conteúdo dos resumos é de TOTAL responsabilidade dos autores;

2.7. Os resumos deverão contemplar:

‑ Introdução;
‑ Objetivos;
‑ Material e Métodos;
‑ Resultados e Discussão;
‑ Conclusão.

2.8. Os resumos deverão ser enviados através do site [www.cbac.org.br >> Inscrição >> Clique aqui para a inscrição >> Já estou inscrito] no formato texto, preferencialmente, “.doc” ou “.docx”, com no máximo 3Mb, para serem encaminhados à avaliação da Comissão Julgadora de Temas Livres. No momento da submissão dos trabalhos, os autores deverão indicar se desejam apresentar apenas sob a forma de pôster ou se desejam apresentar também oralmente. Além disso, os autores deverão indicar se desejam que seu trabalho concorra a alguma das premiações oferecidas (nesse caso, somente poderá ser indicada uma categoria de premiação) [item IV];

2.9. A data limite para envio dos trabalhos é 15 de maio de 2019. Não haverá prorrogação desse prazo.

III – Quanto à apresentação

3.1. Os trabalhos poderão ser aprovados para apresentação apenas sob a forma de e-poster (pôster eletrônico) ou apresentação sob a forma de e-poster e comunicação oral. Para os e-posters, a apresentação se constitui apenas da exibição do trabalho em vídeo, sem a presença do autor. Para a concessão dos certificados de participação, no entanto, o autor responsável pelo trabalho e inscrito no Congresso deverá assinar a lista de autores, que estará disponível na área de apresentação dos e-posters, junto aos monitores de vídeo Um trabalho poderá estar, então, enquadrado nas seguintes situações:

   ‑ Apresentação apenas como e-poster:
· Quando os autores não declararem, no momento da submissão, que desejam apresentar oralmente seu trabalho;
· Quando os autores declararem, no momento da submissão, que desejam apresentar oralmente seu trabalho e a Comissão Julgadora de Temas Livres não o aprovar para comunicação oral.
   ‑ Apresentação como e-poster e comunicação oral:
· Quando os autores declararem, no momento da submissão, que desejam apresentar oralmente seu trabalho e a Comissão Julgadora de Temas Livres o aprovar para comunicação oral;
· Quando a Comissão Julgadora de Temas Livres recomendar um trabalho para a apresentação oral e os autores aceitarem a indicação.
   ‑ Não aceito para apresentação:
· Quando a Comissão Julgadora de Temas Livres não aprovar o trabalho para apresentação sob a forma de e-poster.

3.2. Os trabalhos vencedores na premiação deverão ser apresentados, obrigatoriamente, sob a forma de e-poster e sob a forma de comunicação oral. Se um trabalho não for aceito para apresentação sob a forma de poster, estará automaticamente eliminado da premiação;

3.3. A comunicação oral deverá ser realizada com o auxílio de slides [Power Point] para no máximo 10 minutos. As seguintes especificações deverão ser seguidas:

‑ Estrutura do slide:

· Slide inicial [1 slide]: título, autor ou autores, e-mail do apresentador, instituição a que pertence/ instituição financiadora, data;
· Slide de introdução [1 ou 2 slides – “O que levou ao tema do trabalho?”]: interface em que o trabalho se centra, marco teórico, apresentação dos dados da literatura;
· Objetivos/hipóteses [1 slide – “Por que esta pesquisa foi feita?”];
· Material e métodos [1 a 3 slides – “Como foi feita a pesquisa?”]: delineamento do campo teórico, métodos;
· Resultados e discussão [3 a 4 slides – “O que foi encontrado?”]: uniformização da apresentação dos resultados e sua análise;
· Conclusão [1 a 2 slides – “O que é possível inferir e concluir?”]: conclusões relacionadas aos objetivos, conclui-se apenas o que foi apresentado;
· Referências bibliográficas [1 slide]: apresentação completa das referências dos trabalhos mencionados na comunicação oral [estilo Vancouver];
· Tópicos opcionais [1 slide]: significância do estudo;
· Número total de slides: calcular um slide por minuto.

 ‑ Elementos visuais do slide:

· Utilizar um título para cada slide com letra maiúscula [assunto do slide];
· Utilizar letras Times ou Arial com estilo negrito ou sombreado no título e estilo normal no corpo do texto;
· Utilizar fonte de letra entre 24 e 48;
· Utilizar 7 linhas e 7 palavras por linha;
· Evitar abreviações;
· Utilizar no máximo 4 linhas em tabelas de 2 colunas;
· Reestruturar tabelas previamente publicadas, se inadequadas;
· Utilizar no máximo 8 barras por slide, em gráficos de barra;
· Dados de outros autores deverão ser acompanhados das respectivas referências bibliográficas.

   ‑ Apresentação oral:

· Todos os autores que irão apresentar oralmente seus trabalhos deverão comparecer com 10 minutos de antecedência do início da sessão na sala disponibilizada para a comunicação oral;
· Antes do início da sessão, todos deverão dirigir-se ao Media Desk do local do evento munidos de pendrive para inserção do trabalho no computador. Este deverá ser entregue como artigo digital em Power Point, em versão atualizada;
· Os equipamentos disponíveis para apresentação serão um computador com Office em versão atualizada, projetor multimídia e tela de projeção;
· A apresentação dos trabalhos deverá ser realizada em um período de tempo máximo de 10 minutos, seguidos de um período de 05 minutos para eventuais questionamentos.

3.4. O e-poster deverá ser confeccionado e enviado de acordo com o determinado a seguir:

 ‑ Os autores deverão confeccionar um e-poster em power point, criando um slide com a seguinte configuração de tamanho –> largura = 38,10cm (1080 pixels) e altura 67,73cm (1920 pixels); orientação -> retrato. O arquivo (slide único) deverá ser salvo em .ppt e depois salvo em .png.

‑ O arquivo com a extensão (.png) deverá ser enviado à Comissão Julgadora, pelo site do Congresso, até o dia 10/06/2019, após a confirmação do ACEITE DO RESUMO, para apresentação. Todos os e-posters deverão conter uma única tela.

‑ Dimensão: A dimensão total do e-poster não deverá exceder a 38,10cm por 67,73cm;

‑ Título: O título do e-poster deverá ser o mesmo do resumo enviado. Deverá ser escrito em letras maiúsculas. As regras de notação e de nomenclatura deverão ser observadas.

‑ Nomes dos autores: Os nomes dos autores deverão estar escritos imediatamente abaixo do título. O nome do autor responsável pela apresentação do e-poster deverá ser indicado por um asterisco e seu correio eletrônico deverá ser informado no rodapé do e-poster.

‑ Instituição: O nome da instituição a qual os autores pertencem deverá estar escrito imediatamente abaixo do nome do último autor. As referências a departamentos, divisões, setores ou equivalentes deverão ser omitidas. Quando mais de uma instituição estiver envolvida, deverá ser indicado o autor pertencente a cada uma delas com números arábicos sobrescritos.

 ‑ Corpo do e-poster: Deverá conter os tópicos listados abaixo:

· Introdução [razão para a realização dos estudos e descrição do atual estado da arte do assunto, seu contexto e o que se sabe a respeito];
· Objetivos [principal objetivo e hipóteses pré-estabelecidas];
· Material e Métodos [tipo de estudo, amostra, local, procedimentos, medidas, variáveis e desfecho, tamanho de amostra e análises estatísticas];
· Resultados e Discussão [principais achados e análise dos dados];
· Conclusão [conclusão baseada nos objetivos e hipóteses do estudo]. A conclusão deverá ser apresentada no formato de itens numerados.

Referências Bibliográficas: Deverão ser incluídas apenas aquelas referências citadas no texto e de acordo com a ordem de citação. Deverá ser empregado o estilo Vancouver.

IV – Quanto à premiação

4.1 A Comissão Julgadora de Temas Livres irá premiar trabalhos em quatro categorias diferentes. Cada trabalho terá direito a concorrer em apenas uma categoria. As categorias de premiação são compostas por:

‑ Prêmio SBAC – Premiar o melhor trabalho apresentado no CBAC com vistas a melhoria técnica do laboratório clínico, no valor de R$ 5.000,00 [cinco mil reais], além do diploma alusivo;

‑ Prêmio PNCQ – Premiar o melhor trabalho apresentado sobre Controle de Qualidade, no valor de R$ 5.000,00 [cinco mil reais], além de diploma alusivo;

‑ Prêmio CFF – Premiar o melhor trabalho de profissional farmacêutico-bioquímico sobre Citologia Clínica, no valor de R$ 5.000,00 [cinco mil reais], além do diploma alusivo;

‑ Prêmio Hotsoft – Premiar o melhor software na área laboratorial, no valor de R$ 2.000,00 [dois mil reais], além do diploma alusivo;

 

Obs: Importa reiterar que os autores premiados numa das categorias acima deverão apresentar os trabalhos vencedores tanto sob a forma de pôster quanto sob a forma de comunicação oral.

4.2. Para se candidatar, os autores deverão declarar seu desejo de participar em uma das quatro categorias de premiação, no ato da submissão do trabalho.

V – Quanto à seleção de resumos

5.1. Os resumos de Temas Livres serão examinados pela Comissão Julgadora de Temas Livres, considerando os seguintes aspectos:

‑ A Comissão Julgadora de Temas Livres conferirá uma nota para cada um dos temas livres aceitos. O ponto de corte para aprovação será a nota 05, em escala de 0 a 10;

‑ A partir desta nota, os resumos serão indicados para apresentação na forma de e-poster ou na forma de e-poster e comunicação oral, quando for o caso;

‑ A Comissão Julgadora de Temas Livres selecionará quatro trabalhos daqueles indicados para premiação, conforme as categorias de premiação relacionadas no item IV.

5.2. A Comissão Julgadora de Temas Livres não aceitará:

‑ Trabalhos de revisão bibliográfica;

‑ Trabalhos realizados com dados obtidos há mais de cinco anos;

‑ Trabalhos que abordem inquéritos epidemiológicos em pequenas populações ou que abordem temas já consagrados e difundidos na literatura;

‑ Trabalhos que não abordem temas relacionados às análises clínicas ou que não estejam contemplados na tabela de áreas temáticas constante do item VI;

‑ Trabalhos que apresentem relatos de casos que tratem de situações de pouco impacto epidemiológico ou interesse metodológico;

‑ Trabalhos sem parecer do CEP ou CEUA.

VI – Quanto às áreas temáticas

6.1. No momento da submissão, os autores deverão determinar a área temática a qual o resumo que está sendo enviado pertence;
6.2. As áreas temáticas seguem abaixo:

(*) Esp – especialidade; (**) Abr – abreviação.

PROGRAMAÇÃO INCLUÍDA NA TAXA DE INSCRIÇÃO
ÁREA TIPO DIA HORA TÍTULO PALESTRANTE EMENTA
CITOLOGIA CF 17 9h/9h 50 HPV - Métodos para o diagnóstico Sophie Derchain - SP Indisponível
SI 17 14h/15h 30 Sessão interativa de Citologia Berlley Silva Meira – BA Veja Aqui
Gilcilene Maria dos Santos El Chaer – DF
Valdiery Silva de Araújo - RN
CF 18 9h/9h 50 Carcinogênese do colo uterino e agentes promotores Sophie Derchain - SP Indisponível
CF 18 10h 30/11h 20 Padrões problemáticos da HSIL - Lesão intraepitelial escamosa em alto grau Valdiery Silva de Araújo - RN Veja Aqui
MR 18 16h 30/18h Atualização em Chlamydia e Trichomonas vaginalis A confirmar Indisponível
CF 19 9h/10h 30 Controle de qualidade interno e externo em Citopatologia Claudia Martins Carneiro - MG Indisponível
CF 19 10h 30/11h 20 Diagnóstico citológicos para tumores mamários Berlley Silva Meira – BA Veja Aqui
BIOLOGIA MOLECULAR / CIÊNCIAS FORENSES CF 17 9h/9h 50 Ferramentas genéticas para diagnóstico e aconselhamento oncogenético Maira Cristina Menezes Freire - MG Veja Aqui
CF 18 10h 30/11h 20 Toxicologia forense: legislação, modelos de negócio A confirmar Indisponível
CF 18 14h/14h 50 Overview do diagnóstico genético Guilherme Lopes - MG Veja Aqui
MICROBIOLOGIA MR 17 9h/10h 30 Viabilidade das automações em Microbiologia Alessandro Conrado de O. Silveira - SC Indisponível
Pedro Fernandez Del Peloso – RJ
MR 18 14h/15h 30 O laboratório de Microbiologia no controle de infecção hospitalar Jorge Sampaio – SP Indisponível
Pedro Fernandez Del Peloso – RJ
SI 18 16h30/18h Casos clínicos em Microbiologia ambulatorial Cícero Dias Indisponível
Lisiane da Rocha – RS
MR 19 9h/10h 30 BrCAST 2019 - Padronização do teste de sensibilidade aos antimicrobianos e multirresistência Jorge Sampaio – SP Indisponível
Lisiane da Rocha – RS
CF 19 10h 30/11h 20 Panorama atual do Streptococcus pneumoniae Cícero Dias Indisponível
CF 19 14h/14h 50 Escolha do algoritmo para o diagnóstico de TB pulmonar Silvana Spíndola de Miranda - MG Veja Aqui
BIOQUÍMICA MR 17 9h/10h 30 Teste fora do laboratório: concorrência ou parceria ? Jorge Terrão – ES Indisponível
Maria Elizabeth Menezes – SC
Stella Raymondo – Uruguai
SI 17 16h 30/18h Discussão de casos: uroanálise e marcadores renais José Antonio Poloni – RS Indisponível
Mauren Isfer Anghebem – PR
CF 17 17h/17h 50 Novas metodologias em Bioquímica Genética Jacqueline Harouche Rodrigues da Fonseca - RJ Veja Aqui
CF 18 9h/9h 50 Exame parcial de urina: respostas para dúvidas do dia-a-dia José Antonio Poloni – RS Indisponível
MR 18 10h/11h 30 Flexibilização do jejum, novos valores de referência e de meta terapêutica para o perfil lipídico: como implantar no laboratório? Mariléia Scartezini - PR Indisponível
Nairo Sumita - SP
CF 18 14h/14h 50 Saúde masculina e testosterona, como avaliar ? Alceu de Oliveira Toledo Jr – PR Indisponível
CF 18 17h/17h 50 Diabetes e a interpretação clínica-laboratorial dos marcadores glicêmicos Nairo Sumita - SP Indisponível
CF 19 9h/9h 50 Gasometria: interferentes e interpretação Alceu de Oliveira Toledo Jr – PR Indisponível
CF 19 14h/14h 50 Atualização sobre a dosagem laboratorial da Vitamina D Fabiane Gomes de Moraes Rego – PR Indisponível
PARASITOLOGIA MR 17 9h/10h 30 Desenvolvimento de novas tecnologias para diagnóstico de doenças tropicais negligenciadas Ricardo Toshio Fujiwara - MG Veja Aqui
MR 17 14h/15h 30 Melhoria da qualidade e impacto nos exames parasitológicos e imunológicos: Entamoeba histolytica; Giardia duodenalis; Cryptosporidium spp. Marcia Cristina Cury - MG Veja Aqui
Maria Aparecida Gomes - MG
MR 17 16h 30/18h Desafios para o diagnóstico da esquistossomose em áreas de baixa e moderada endemicidade Agostinho Viana - MG Indisponível
Stefan Geiger - MG
CF 18 9h/9h 50 Trichomonas vaginalis: aspectos epidemiológicos e o impacto no avanço do diagnóstico clínico e laboratorial A confirmar Indisponível
GESTÃO CF 17 10h 30/11h 20 Medicina personalizada e o laboratório clínico Armando Alves da Fonseca - RJ Veja Aqui
CF 17 10h30/11h 20 Indicadores de desempenho Andréa Piazza - RJ Veja Aqui
MR 17 14h/15h30 O profissional do futuro: A gestão de pessoas Roberto Santoro - MG Indisponível
Rúbia Spíndola - MG
Fórum 17 14h/18h Fórum de proprietários e gestores de laboratórios - Novos modelos de remunerações e regulações Carlos Ayres - PR Veja Aqui
Christiane da Silva Coelho - DF
Irineu Keiserman Grinberg - RS
CF 17 17h/17h 50 Segurança do paciente laboratorial: o que é essencial ? / Valores de referência, valores de alerta ou críticos Lilian Soares - MG Indisponível
CF 17 17h/17h 50 Investir em laboratório é um bom negócio ? Humberto Façanha da Costa Filho – RS Veja Aqui
MR 18 9h/10h 30 Melhorando a qualidade do seu laboratório com os novos requisitos do DICQ André Valpassos Pacifici Guimarães - RJ Indisponível
Humberto Marques Tibúrcio - MG
CF 18 9h/9h 50 O futuro do uso de dados - Data/analitics A confirmar Indisponível
CF 18 9h/9h 50 Cultivando a inteligência emocional em ambientes de alta performance Marina Campos – SP Veja Aqui
CF 18 10h 30/11h 20 O que se espera do laboratório na era digital João Alvarenga - MG Veja Aqui
CF 18 10h 30/11h 20 Indicadores de desempenho da fase pré-analítica do exame laboratorial Maria Elisabete Mendes - SP Indisponível
CF 18 10h 30/11h 20 Princípios da gestão de riscos Isabeth Gonçalves Silveira - RJ Indisponível
MR 18 14h/15h 30 Contabilidade sem chatice e escolha do regime tributário / e-Social Aurélio de Moura Assis - MG Veja Aqui
Mário Lúcio de Moura Alves - MG
CF 18 14h/14h 50 Tratamento de não conformidades e erros da fase analítica José Abol Corrêa - RJ Indisponível
MR 18 16h 30/18h Análises Clínicas no SUS / Vigilância Laboratorial André Luiz de Abreu - MG Veja Aqui
CF 18 17h/17h 50 Laboratório 4.0: O futuro dos Laboratórios Guilherme Collares - MG Indisponível
Fórum 19 9h/12h Fórum: Valorização das análises clínicas (VALORIZALAB) A confirmar Indisponível
MR 19 14h/15h 30 Processos jurídicos - visão do laboratório e visão do advogado Daniel Silveira - RS Veja Aqui
William Pedrosa - MG
TÓPICOS ESPECIAIS CF 17 10h 30/11h 20 O laboratório e as hepatites virais. Importância do diagnóstico, seguimento e tratamento Amadeo Saez Alquezar – SP Indisponível
CF 17 14h/14h 50 Espermograma: morfologia convencional x estrita Orildo dos Santos Pereira – MG Indisponível
CF 18 9h/9h 50 Interferências dos medicamentos e suplementos nutricionais nos exames laboratoriais Sandro Jorge Januário – SP Veja Aqui
MR 18 14h/15h 30 Como melhorar a qualidade dos exames: parasitológico das fezes e do exame de urina José Antonio Poloni – RS Veja Aqui
Lenilza Mattos Lima – SC
MR 19 9h/10h 30 Doença de Chagas: Atualização sobre o diagnóstico laboratorial Alejandro Luquetti - GO Veja Aqui
Amadeo Saez Alquezar – SP
Andressa Durans - RJ
HEMATOLOGIA CF 17 10h 30/11h 20 Imuno-hematologia: o que o laboratório clínico precisa saber Fernanda Carolina Alves Campos Oliveira - MG Indisponível
CF 17 14h/14h 50 Aplicação da utilização do plasma rico em plaquetas Miguel L Grechinski - PR Indisponível
CF 17 17h/17h 50 O Coagulograma para laboratórios de pequeno e médio porte Paulo Roberto Merísio – PR Indisponível
CF 18 9h/9h 50 Linfócitos reativos nas infecções virais - Arboviroses Marcos Kneip Fleury – RJ Veja Aqui
CF 18 17h/17h 50 Doze fatores relevantes para um serviço de excelência laboratorial em Hematologia Paulo Roberto Merísio – PR Indisponível
CF 19 9h/9h 50 Tromboembolismo e monitoramento dos novos anticoagulantes A confirmar Indisponível
MICOLOGIA CF 18 9h/9h 50 Micologia forense: utilização de fungos como vestígios criminais e sua importância médico-legal Paulo Murillo Neufeld – RJ Indisponível
CF 18 10h 30/11h 20 Esporotricose: epidemiologia e diagnóstico clínico-laboratorial Sandro Pereira - RJ Indisponível
IMUNOLOGIA CF 18 10h 30/11h 20 HTLV - Epidemiologia, diagnóstico e controle José Eduardo Levy – SP Indisponível
MR 18 14h/15h 30 Dengue, Zika e Chicungunya - uma ameaça constante Márcia Costa Ooteman Mendes - MG Veja Aqui
Marcos Vinícius Ferreira Silva - MG
MR 18 16h 30/18h Doenças auto-imunes - correlação clínico-laboratorial Fabiano de Almeida Brito - MG Indisponível
MR 19 9h/10h 30 Doenças infecciosas na gestante, no feto e no recém-nascido: toxoplasmose e sífilis - HIV e hepatite Antônio Walter Ferreira – SP Indisponível
Celso Hernandes Granato – SP
CF 19 14h/14h 50 Como interpretar os algoritmos para o diagnóstico da infecção pelo HIV e HCV Amadeo Saez Alquezar – SP Indisponível

PROGRAMAÇÃO NÃO INCLUÍDA NA TAXA DE INSCRIÇÃO
ÁREA TIPO DIA VAGA HORA TÍTULO PALESTRANTE EMENTA
GESTÃO MCPC 16 100 8h/16h Garantia da qualidade Andréa Piazza - RJ Veja Aqui
Isabeth Gonçalves Silveira - RJ
José Abol Corrêa - RJ
MCPC 16 30 9h/15h Estratégias que favorecem a redução do custo dos pequenos e médios laboratórios Aureliano Fagundes de Oliveira Filho - MG Veja Aqui
MCPC 16 50 9h/13h Quanto vale o seu laboratório ? Análise de riscos e oportunidade Humberto Façanha da Costa Filho – RS Veja Aqui
BIOLOGIA MOLECULAR / CIÊNCIAS FORENSES MCPC 16 30 9h/13h Fase pré-analítica dos exames para Biologia Molecular Maria Elizabeth Menezes – SC Indisponível
MICOLOGIA MCPC 16 30 9h/13h Exame micológico das unhas e dos cabelos Paulo Murillo Neufeld – RJ Indisponível
CTP 16 20 9h/13h Identificação de fungos de importância médica e forense (parte teórica) Paulo Murillo Neufeld – RJ Indisponível
Rosane Hahn – MT
CTP 17 8h/12h (Cont. - parte prática) Identificação de fungos de importância médica e forense Paulo Murillo Neufeld – RJ Indisponível
Rosane Hahn – MT
TÓPICOS ESPECIAIS MCPC 16 30 9h/13h Líquidos biológicos no laboratório de análises clínicas Tânia Maria Cavalcante Maia – CE Veja Aqui
MCTC 17 30 14h/16h Interferências dos medicamentos nos exames laboratoriais (1ª parte) Sandro Jorge Januário – SP Veja Aqui
MCTC 18 14h/16h (Cont.) Interferências dos medicamentos nos exames laboratoriais Sandro Jorge Januário – SP Veja Aqui
IMUNOLOGIA MCPC 16 30 9h/13h Imunologia clínica: conceitos, parâmetros, testes tradicionais e rápidos, interferentes, aplicações no diagnóstico de laboratório Antônio Walter Ferreira – SP Veja Aqui
Camila Malta Romano – SP
MICROBIOLOGIA CTP 16 20 10h/12h Metodologia da coloração de Gram no laboratório de rotina (parte teórica) Alessandro Conrado de O. Silveira - SC Indisponível
Pedro Alves D’ Azevedo – RS
CTP 17 14h/18h (Cont. - parte prática) Metodologia da coloração de Gram no laboratório de rotina Alessandro Conrado de O. Silveira - SC Indisponível
Pedro Alves D’ Azevedo – RS
BIOQUÍMICA MCTC 18 30 8h/10h Função tireoidiana: interferência analítica e interpretação dos resultados (1ª parte) Fabiane Gomes de Moraes Rego – PR Indisponível
MCTC 19 8h/10h (Cont.) Função tireoidiana: interferência analítica e interpretação dos resultados Fabiane Gomes de Moraes Rego – PR Indisponível
HEMATOLOGIA SL 18 20 8h/12h Seminário de lâminas em Hematologia Paulo Roberto Merísio – PR Indisponível
Valdemir Miranda de A Júnior – RJ
CITOLOGIA SL 18 20 14h/18h Seminário de lâminas em Citologia Mamária Berlley Silva Meira – BA Veja Aqui
Gilcilene Maria dos Santos El Chaer – DF
Valdiery Silva de Araújo - RN
PARASITOLOGIA SL 19 20 8h/12h Seminário de lâminas em Parasitologia Alverne Passos Barbosa – GO Veja Aqui
Lenilza Mattos Lima – SC

Programação Social

16 de junho (domingo)

SBAC e Hermes Pardini convidam – Solenidade de Abertura e Coquetel de Boas Vindas

Atração:

Flávio Venturini

Local:  MIX GARDEN (Rua Projetada, 65 – Jardim Canadá)

Horário: a partir das 19h30

 

17 de junho (segunda)

Hermes Pardini convida para o

Hot Monday

Local: JACK (Av. do Contorno, 5623 – Funcionários)

Horário: a partir das 19h

 

18 de junho (terça)

VEUS e SBAC Convidam – Terça Cultural e Coquetel de Confraternização
Atração:

Banda Celebrare

Local: Centro de Convenções EXPOMINAS – MG

Horário: a partir das 18h30

 

 

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46° Congresso Brasileiro de Análises Clínicas

16 a 19 de junho – 2019 EXPOMINAS Belo Horizonte – MG

Veja aqui o mapa do local.

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Canal do Expositor

Com a intenção de aproximar e gerar uma participação maior das marcas expositoras no dia a dia do nosso associado e ampliar o relacionamento da instituição com os nossos parceiros a SBAC lançou, a partir do 45º CBAC, uma área exclusiva para expositores no portal do congresso.

Página exclusiva

Cada expositor tem direito a uma página exclusiva para postagem de informativos e destaque de produtos na página do congresso, no site da SBAC.

  • • Serão permitidas postagens mensais para cada expositor.
  • • As postagens devem ser exclusivas de produtos que a empresa irá apresentar no Congresso, sendo possível também postar conteúdo cientifico/técnico, com a devida citação da fonte.
  • • O período de uso do “Canal” será: – para o expositor: a partir do início de seu contrato ao término do evento; – para o expositor associado da sbac, a partir do início de seu contrato até 2 (dois) meses após o término do evento. E após isso, somente o “associado colaborador” terá suas postagens disponíveis em seu perfil, no site da SBAC, em A SBAC/associados colaboradores

 

  • • A ativação da página do Expositor neste canal será realizada a partir do pagamento da 1ª parcela do contrato. Assim a SBAC fornecerá “Login” e “Senha” para 01 administrador, devidamente indicado pela empresa e cadastrado pela SBAC.
  • • As regras para uso do canal devem ser observadas e cumpridas, sob pena de perda do benefício e até multa contratual nos casos comprovados de divulgação indevida.

Destaque na página da SBAC e link no menu da instituição

 

Destaque na home do portal da SBAC, em uma galeria de exibição randômica que vai atender a todos os expositores conforme a página é acessada.

No menu do site um link para o “Canal do expositor” foi criado para permitir o acesso do nosso usuário e visitantes à página de forma intuitiva.

Dúvidas sobre o Canal do Expositor: [email protected]

 

Plano de Mídia e Mídia Kit

 

A divulgação do CBAC, cada vez mais, tem atingido seu público alvo de maneira efetiva e abrangente. O papel das redes sociais nas quais a SBAC está inserida ou controla nos ajuda a atingir esse objetivo de marketing.

 

Estamos buscando ampliar canais e plataformas de atendimento e de comunicação com o mercado, nosso associado e públicos de interesse.

 

Como vamos atuar na comunicação do CBAC

  • Hiperlink das empresas participantes
  • Landing page de expositores – Canal do Expositor
  • Banners no site
  • Assessoria de Imprensa
  • Notícias atualizadas
  • Revistas especializadas
  • E-mails Marketing
  • Aplicativo para smartphones
  • Folders enviados através de mala direta
  • Mídias Sociais: 1- Facebook / 2 – Youtube / 3 – Whatsapp

Convites da Feira para Expositores

 

Serão concedidos convites para visitação a feira (cada convite 01 dia) a cada 9m² adquiridos.

Sendo o expositor um Associado Colaborador e/ou Associado Empresarial, este terá direito a mais 05 convites pelo título, além do cálculo da metragem do seu stand, sendo inclusive o benefício cumulativo, ou seja, caso o expositor acumule os 02 títulos, terá 10 convites a disposição além do benefício pela contratação por metro quadrado.

Convite virtual

 

Os convites serão disponibilizados no Canal do Expositor de forma virtual, sendo gerados por solicitação do expositor, observadas as regras acima de disponibilidade.

O convite poderá ser encaminhado via e-mail para o convidado ou, ser gerada a imagem virtual, o que possibilita ser encaminhada pelo whatsapp e outras formas, já que é uma imagem.

 

Sr(a) Congressista, seja bem vindo à Belo Horizonte, bem vindo ao 46º CBAC.
Você que irá participar do 46º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas – CBAC, a se realizar no EXPOMINAS no período dia 16 a 19/06/2019 na cidade de Belo Horizonte, seja muito bem-vindo a mais um grande evento da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC.

Belo Horizonte lhe aguarda de braços abertos e com toda a simpatia do jeito mineiro de ser. Para viabilizar a sua participação a Boa Viagem Turismo negociou descontos com as Companhias Aéreas TAM e AVIANCA que podem chegar a 20% da tarifa oferecida nos SITES da internet. Promoção válida somente para as vendas efetuadas pela Boa Viagem Turismo.

Negociamos também tarifa diferenciada com os hotéis mais próximos do EXPOMINAS que ficam num raio de no máximo 4 Km.

Não compre sem nos consultar!!

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FAQ Congressista

1) Como posso fazer minha inscrição?

Resposta: A inscrição do congresso deverá ser feita através de nossa loja virtual, no site oficial do evento – www.cbac.org.br até o dia 31/05/2019 ou, após esta data pessoalmente no local do evento – Expominas – Belo Horizonte – MG, a partir das 8 horas do dia 16/06/2019.

 

2) O que estará incluso efetuando a inscrição?

Resposta: Inscrevendo-se como congressista, você terá acesso à feira de exposição (estandes), às mesas-redondas, conferências, sessões interativas e conferências magnas e atividades sociais do 46º CBAC. Receberá 1 pasta, 1 crachá e terá direito a um certificado de participação no evento.

 

3) Será permitido participar apenas de um curso dentro do evento?

Resposta: Não, a inscrição no evento como congressista permite o acesso a todas as mesas-redondas, conferências, sessões interativas e conferências magnas, dependendo apenas da grade de horários e de seu interesse. Para assistir aos cursos, seminários de lâminas, encontros com o especialista e mini-cursos é necessário, além da inscrição no evento, efetuar o pagamento do valor correspondente a cada uma dessas atividades, sempre verificando a grade de horários, pois o sistema não permitirá a sobreposição de atividades.

 

4) Quais as formas de pagamento aceitas para inscrição no Congresso?

Resposta: INSCRIÇÕES ANTECIPADAS
* Boleto bancário – À vista
* Cartão de Crédito – À vista ou parcelado
INSCRIÇÕES NO LOCAL
Espécie
Cheque à vista
Cartão de crédito – à vista e parcelado
Cartão de débito à vista

 

5) Como faço para reimprimir meu boleto?

Resposta: Devido às novas exigências da Febraban, estamos adequando o sistema, para a emissão de boletos bancários. Assim, ao escolher essa opção, o mesmo será encaminhado via e-mail, para o endereço cadastrado no sistema. Lembramos, no entanto, que a data de vencimento não será alterada.

 

6) Como solicitar 2ª via de boleto bancário?

Resposta: Se você escolheu o boleto bancário como forma de pagamento, mas NÃO efetuou o pagamento do mesmo na data estabelecida, deverá enviar e-mail para [email protected] com nome completo e número de inscrição, SOLICITANDO a 2ª via desse boleto. Se for o caso, o valor do boleto será atualizado, de acordo com a tabela vigente, na data da solicitação.

 

7) Preciso enviar comprovante de categoria?

Resposta: Se sua inscrição for feita na categoria acadêmico de graduação, técnico de laboratório ou acadêmico de pós-graduação, é necessário, sim, comprová-la. Para isso, basta enviar documento comprobatório via e-mail [email protected], até o dia 31/05/2019. Caso não seja enviado até essa data, a apresentação será obrigatória na retirada de seu material, no local do evento – Expominas – Belo Horizonte – MG. Em caso da não apresentação, deverá ser efetuado o pagamento da diferença de categoria;

 

8) A que dá direito a inscrição de acompanhante?

Resposta: As pessoas inscritas como acompanhantes (de participante inscrito como congressista) terá acesso à área da feira de exposição (estandes) e a todas as atividades sociais: solenidade de abertura/coquetel de boas vindas e confraternização. Lembramos que o (s) acompanhante (s) não terá (ão) acesso à parte científica do evento, tais como cursos, seminários de lâminas e palestras, ainda que desejando efetuar o pagamento do respectivo valor.

 

9) Qual será o horário de início da programação científica?

Resposta: A programação científica do evento será realizada de 17 a 19 de junho, das 9 às 18 horas. Alguns mini-cursos serão realizados no dia 16/6, das 9h às 13 horas, no Expominas (mini-curso pré congresso).

 

10) O congressista terá acesso ao material de apresentação do palestrante?

Resposta: Dependerá da autorização do professor, que colocará ou não à disposição, o conteúdo de sua apresentação.

 

11) O certificado registrará a carga horária total que participaremos?

Resposta: Sim, o certificado será emitido separadamente para cursos, seminários de lâminas, encontros com o especialista, mini-cursos e Congresso, especificando a carga horária de cada um.

 

12) Haverá traslado para o evento?

Resposta: Ainda estamos em negociação para oferecer a melhor forma de traslado dos hotéis para o evento e vice-versa. Em breve informaremos através do site oficial.

 

13) Em caso de perda do crachá, terei direito a uma 2ª via?

Resposta: Para garantir sua participação no evento será imprescindível o uso do crachá, assim para obter uma 2ª via, deverá ser efetuado o pagamento da respectiva taxa de emissão.

 

14) Há limite de vagas para inscrição antecipada?

Resposta: Para o congresso não há limite de vagas. O participante poderá se inscrever no evento, antecipadamente, até o dia 31/05/2019 – via loja virtual, ou a partir das 8 horas do dia 16/06/2019, no local do evento – Expominas – Belo Horizonte – MG. Para os cursos, mini-cursos, encontros com o especialista e seminários de lâminas há limitação de vagas as quais serão preenchidas na ordem de recebimento das fichas pelo sistema. Então, se você deseja se inscrever em alguma dessas atividades, não deixe sua inscrição para a última hora, pois para participar dessas atividades é obrigatória a sua inscrição no Congresso.

FAQ Palestrante

1) Como palestrante do 46° CBAC, quais os meus direitos?

Resposta: Ao aceitar o convite para ministrar alguma atividade no Congresso, o palestrante receberá um convite oficial com informações da mesma (tema, data e horário), juntamente com uma senha através da qual realizará sua inscrição no evento, tendo direito a participar das demais conferências e de toda programação social do evento.

 

2) Como devo proceder ao chegar no aeroporto da cidade?

Resposta: Informamos que haverá uma pessoa do receptivo (transfer) com identificação do 46º CBAC para recepcioná-lo(a) e levá-lo(a) até o hotel ou evento, conforme a necessidade.

 

3) Como receberei as informações referentes às passagens aéreas e hospedagens?

Resposta: Próximo a data do evento, a Agência Oficial de Turismo entrará em contato via e-mail ou telefone, apresentando opções de vôos e conforme acordo de ambas as partes providenciaremos a emissão do bilhete aéreo e em seguida o voucher do hotel. Em caso de dúvida, o palestrante deverá entrar em contato imediatamente com a SBAC através do tel. (21) 2187-0800 ou pelo e-mail [email protected]

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