Saiba tudo sobre o 45º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas!

PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO NO 45º CBAC

 

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A inscrição para o congresso, curso ou de acompanhante deverá ser feita através de nossa loja virtual, no site oficial do evento www.cbac.org.br, até o dia 31/5/2018 ou, após essa data, pessoalmente no local do evento – Centro de Convenções SulAmérica – Rio de Janeiro – RJ, a partir das 8 horas do dia 17/6/2018.
Formas de pagamento:

  • INSCRIÇÕES ANTECIPADAS

    • Boleto bancário – À vista
    • Cartão de Crédito – À vista ou parcelado
  • INSCRIÇÕES NO LOCAL

    • Espécie
    • Cheque à vista
    • Cartão de crédito – à vista e parcelado

O(A) participante que ainda não for sócio(a) da SBAC e desejar se associar no ato da inscrição no CBAC, poderá fazê-lo preenchendo o respectivo formulário, anexando os documentos solicitados e somando ao total do Congresso a taxa única para associação e a anuidade/2018. Esse total final poderá ser parcelado em até 10x sem juros, no cartão de crédito;

  • O(a) associado(a) SBAC que não esteja em dia com sua(s) anuidade(s) e deseja se inscrever no 45º CBAC como sócio(a), terá a(s) anuidade(s) anterior(es) a 2018 anistiada(s) – desde que não seja possuidor do TEAC, devendo o respectivo valor (R$ 312,00) ser acrescido ao valor total da inscrição no CBAC e podendo ser parcelado em até 10 vezes sem juros, no cartão de crédito;
  • A inscrição feita nas categorias “acadêmico de graduação”, “acadêmico de pós-graduação” ou “técnico de laboratório” deve ter a comprovação efetuada através do envio de respectivo documento, para o e-mail [email protected] até o dia 31/5/2018, ou caso não seja enviado até essa data, com a apresentação obrigatória na retirada de seu material, no local do evento. Em caso da não apresentação, deverá ser efetuado o pagamento da diferença de categoria;
  • A inscrição como “Visitante” permitirá o acesso somente à área da exposição de estandes. Não será permitido o acesso de Visitantes às conferências, mesas-redondas, encontros com o especialista, cursos, seminários de lâminas ou sessões interativas, ainda que desejando efetuar o respectivo pagamento da atividade;
  • Para inscrição em curso(s), seminário(s) de lâminas, encontros com o especialista e mini-cursos o(a) participante deverá solicitar obrigatoriamente sua inscrição para o Congresso;
  • Após a inscrição, não haverá troca da(s) atividade(s) escolhida(s) – curso(s) e/ou seminário(s) de lâminas e/ou Encontro com o Especialista;
  • A inscrição de acompanhante(s) deve ser obrigatoriamente solicitada por participante inscrito(a) no Congresso (não se aplica a inscritos na categoria Visitantes);
  • A inscrição como acompanhante não permite o acesso em nenhuma atividade científica. Somente permite o acesso às atividades sociais e à área da exposição científica (estandes);
  • Todas as inscrições de participantes (congressistas e acompanhantes inscritos) darão direito à participação em todas as atividades sociais oferecidas pelo evento;
  • Em caso de desistência, o(a) participante deverá formalizar o pedido, via fax ou e-mail e serão observadas as seguintes condições:

      • para as solicitações enviadas até o dia 31/5/2018 será reembolsado 50% do valor pago pela inscrição no Congresso e/ou de acompanhante. Lembramos que não há reembolso para inscrições em cursos e seminários de lâminas;
      • após o dia 31/5/2018 não haverá devolução de valores pagos; e
      • todas as devoluções serão efetuadas em até 15 dias úteis após o término do Congresso.

     

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Trabalhos Científicos – Normas e Instruções

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TRABALHOS CIENTÍFICOS – NORMAS E INSTRUÇÕES

I – Quanto à inscrição, aceitação e apresentação de trabalhos
1.1. Por ocasião da submissão do trabalho, o autor responsável deverá informar: título e área temática do trabalho (vide item VI) e nome e CPF de todos os autores com seus respectivos vínculos institucionais. Não deverão ser colocados nem o título do trabalho e nem o(s) nome(s) do(s) autor(es) em caixa alta, exceto as letras iniciais de cada palavra. Deverão ser indicadas, ainda, 3 palavras-chaves para o trabalho;
1.2. O envio de trabalho e sua inscrição no Congresso representam o compromisso dos autores com sua apresentação no evento, desde que a aceitação seja confirmada pela Comissão Julgadora de Temas Livres;
1.3. O autor responsável receberá confirmação da inscrição do tema livre e, posteriormente, informação sobre sua aceitação ou não, bem como sobre a data e horário da apresentação, por correio eletrônico. A consulta também poderá ser feita pelos autores diretamente no site do Congresso;
1.4. Não há limite de trabalho por autor e nem há limite para co-autoria de trabalhos;
1.5. Não serão aceitos resumos incompletos ou provisórios;
1.6. Os autores autorizam a publicação dos trabalhos nos Anais do Congresso/RBAC, sem fazerem jus a qualquer remuneração por direito autoral;
1.7. A Comissão Julgadora de Temas Livres é soberana no que diz respeito a avaliar, selecionar, aceitar ou recusar os trabalhos.

 

II – Quanto ao trabalho
2.1. Os trabalhos poderão ter as seguintes características:
* Trabalhos Originais [clínicos, laboratoriais ou experimentais];
* Relatos de casos e imagens laboratoriais;
* Metanálises/Revisões sistemáticas [técnica estatística empregada para combinar resultados provenientes de diferentes estudos].
2.2. Todos os trabalhos deverão respeitar as normas éticas vigentes para pesquisas com seres humanos e animais. Em decorrência disso, deverá ser informado, claramente, no corpo do texto, o número do parecer da CEP ou CEUA;
2.3. Os resumos deverão conter no máximo 300 palavras, excluído o título;
2.4. Os resumos deverão ser redigidos em língua portuguesa, língua espanhola ou língua inglesa, segundo normas vigentes de correção gramatical e ortográfica desses idiomas;
2.5. Não haverá revisão do texto dos resumos por parte da Comissão Julgadora de Temas Livres, portanto, estes serão publicados integralmente sem alterações;
2.6. O conteúdo dos resumos é de TOTAL responsabilidade dos autores;
2.7. Os resumos deverão contemplar:
* Introdução;
* Objetivos;
* Material e Métodos;
* Resultados e Discussão;
* Conclusão.
2.8. Os resumos deverão ser enviados através do site [www.cbac.org.br >> Inscrição >> Clique aqui para a inscrição >> Já estou inscrito] no formato texto, preferencialmente “.doc” ou “.docx”, para serem encaminhados à avaliação da Comissão Julgadora de Temas Livres. No momento da submissão dos trabalhos, os autores deverão indicar se desejam apresentar apenas sob a forma de pôster ou se desejam apresentar também oralmente. Além disso, os autores deverão indicar se desejam que seu trabalho concorra a alguma das premiações oferecidas (nesse caso, somente poderá ser indicada uma categoria de premiação) [item IV];
2.9. A data limite para envio dos trabalhos é 17 de maio de 2018. NÃO haverá prorrogação desse prazo.

 

III – Quanto à apresentação
3.1. Os trabalhos poderão ser aprovados para apresentação sob a forma de pôster ou apresentação sob a forma de pôster e comunicação oral. Neste sentido, um trabalho poderá cair nas seguintes situações:
Apresentação apenas como pôster:
      • Quando os autores não declararem, no momento da submissão, que desejam apresentar oralmente seu trabalho;
      • Quando os autores declararem, no momento da submissão, que desejam apresentar oralmente seu trabalho e a Comissão Julgadora de Temas Livres não o aprovar para comunicação oral.
Apresentação como pôster e comunicação oral:
      • Quando os autores declararem, no momento da submissão, que desejam apresentar oralmente seu trabalho e a Comissão Julgadora de Temas Livres o aprovar para comunicação oral;
      • Quando a Comissão Julgadora de Temas Livres recomendar um trabalho para a apresentação oral e os autores aceitarem a indicação.
Não aceito para apresentação:
      • Quando a Comissão de Julgamento de Temas Livres não aprovar o trabalho para apresentação sob a forma de pôster.
3.2. Os trabalhos vencedores na premiação deverão ser apresentados, obrigatoriamente, sob a forma de pôster e sob a forma de comunicação oral. Se um trabalho não for aceito para apresentação sob a forma de pôster, estará automaticamente eliminado da premiação;
3.3. A comunicação oral deverá ser realizada com o auxílio de slides [Power Point] para no máximo 10 minutos. As seguintes especificações deverão ser seguidas:
Estrutura do slide:
· Slide inicial [1 slide]: título, autor ou autores, e-mail do apresentador, instituição a que pertence/ instituição financiadora, data;
· Slide de introdução [1 ou 2 slides – “O que levou ao tema do trabalho?”]: interface em que o trabalho se centra, marco teórico, apresentação dos dados da literatura;
· Objetivos/hipóteses [1 slide – “Por que esta pesquisa foi feita?”];
· Material e métodos [1 a 3 slides – “Como foi feita a pesquisa?”]: delineamento do campo teórico, métodos;
· Resultados e discussão [3 a 4 slides – “O que foi encontrado?”]: uniformização da apresentação dos resultados e sua análise;
· Conclusão [1 a 2 slides – “O que é possível inferir e concluir?”]: conclusões relacionadas aos objetivos, conclui-se apenas o que foi apresentado;
· Referências bibliográficas [1 slide]: apresentação completa das referências dos trabalhos mencionados na comunicação oral [estilo Vancouver];
· Tópicos opcionais [1 slide]: significância do estudo;
· Número total de slides: calcular um slide por minuto.
* Elementos visuais do slide:
· Utilizar um título para cada slide com letra maiúscula [assunto do slide];
· Utilizar letras Times ou Arial com estilo negrito ou sombreado no título e estilo normal no corpo do texto;
· Utilizar fonte de letra entre 24 e 48;
· Utilizar 7 linhas e 7 palavras por linha;
· Evitar abreviações;
· Utilizar no máximo 4 linhas em tabelas de 2 colunas;
· Reestruturar tabelas previamente publicadas, se inadequadas;
· Utilizar no máximo 8 barras por slide, em gráficos de barra;
· Dados de outros autores deverão ser acompanhados das respectivas referências bibliográficas.
* Apresentação oral:
· Todos os autores que irão apresentar oralmente seus trabalhos deverão comparecer com 10 minutos de antecedência do início da sessão na sala disponibilizada para a comunicação oral;
· Antes do início da sessão, todos deverão dirigir-se ao Media Desk do local do evento munidos de pendrive para inserção do trabalho no computador. Este deverá ser entregue como artigo digital em Power Point, em versão atualizada;
· Os equipamentos disponíveis para apresentação serão um computador com Office em versão atualizada, projetor multimídia e tela de projeção;
· A apresentação dos trabalhos deverá se realizada em um período de tempo máximo de 10 minutos, seguidos de um período de 05 minutos para eventuais questionamentos.
3.4. O pôster deverá ser confeccionado de acordo com o determinado a seguir:
* Dimensão: A dimensão total do pôster não deverá exceder a 1,50m de altura por 0,90m de largura;
* Título: O título do pôster deverá ser o mesmo do resumo enviado. Deverá ser escrito em letras maiúsculas em tamanho que permita a leitura a 3 metros de distância. As regras de notação e de nomenclatura deverão ser observadas. Sugere-se que seja empregada fonte de corpo 50 ou maior;
* Nomes dos autores: Os nomes dos autores deverão estar escritos imediatamente abaixo do título. O nome do autor responsável pela apresentação do pôster deverá ser indicado por um asterisco e seu correio eletrônico deverá ser informado no rodapé do pôster. Sugere-se que seja utilizada uma fonte de corpo 20;
* Instituição: O nome da instituição a qual os autores pertencem deverá estar escrito imediatamente abaixo do nome do último autor. As referências a departamentos, divisões, setores ou equivalentes deverão ser omitidas. Quando mais de uma instituição estiver envolvida, deverá ser indicado o autor pertencente a cada uma delas com números arábicos. Sugere-se que seja utilizada uma fonte de corpo 20.
* Corpo do pôster: Deverá conter os tópicos listados abaixo. Sugere-se que seja utilizada uma fonte de corpo 20:
· Introdução [razão para a realização dos estudos e descrição do atual estado da arte do assunto, seu contexto e o que se sabe a respeito];
· Objetivos [principal objetivo e hipóteses pré-estabelecidas];
· Material e Métodos [tipo de estudo, amostra, local, procedimentos, medidas, variáveis e desfecho, tamanho de amostra e análises estatísticas];
· Resultados e Discussão [principais achados e análise dos dados];
· Conclusão [conclusão baseada nos objetivos e hipóteses do estudo]. A conclusão deverá ser apresentada no formato de itens numerados.
* Referências Bibliográficas: Deverão ser incluídas apenas aquelas referências citadas no texto e de acordo com a ordem de citação. Deverá ser empregado o estilo Vancouver. Sugere-se que seja empregada uma fonte de corpo 20 ou menor, se necessário;
* Todos os autores que irão apresentar trabalhos sob a forma de pôster deverão permanecer, nos 20 minutos finais do horário agendado para a apresentação, junto aos seus pôsteres, a fim de esclarecer eventuais questionamentos sobre a pesquisa realizada.

 

IV – Quanto à premiação
4.1 A Comissão Julgadora de Temas Livres irá premiar trabalhos em quatro categorias diferentes. Cada trabalho terá direito a concorrer em apenas uma categoria. As categorias de premiação são compostas por:
* Prêmio SBAC – Premiar o melhor trabalho apresentado no CBAC com vistas a melhoria técnica do laboratório clínico, no valor de R$ 5.000,00 [cinco mil reais], além do diploma alusivo;
* Prêmio PNCQ – Premiar o melhor trabalho apresentado sobre Controle de Qualidade, no valor de R$ 5.000,00 [cinco mil reais], além de diploma alusivo;
* Prêmio CFF – Premiar o melhor trabalho de profissional farmacêutico-bioquímico sobre Citologia Clínica, no valor de R$ 5.000,00 [cinco mil reais], além do diploma alusivo;
* Prêmio Hotsoft – Premiar o melhor software na área laboratorial, no valor de R$ 2.000,00 [dois mil reais], além do diploma alusivo;
Obs: Importa reiterar que os autores premiados numa das categorias acima deverão apresentar os trabalhos vencedores tanto sob a forma de pôster quanto sob a forma de comunicação oral.
4.2. Para se candidatar, os autores deverão declarar seu desejo de participar em uma das quatro categorias de premiação, no ato da submissão do trabalho.
V – Quanto à seleção de resumos
5.1. Os resumos de Temas Livres serão examinados pela Comissão Julgadora de Temas Livres, considerando os seguintes aspectos:
* A Comissão Julgadora de Temas Livres conferirá uma nota para cada um dos temas livres aceitos. O ponto de corte para aprovação será a nota 05, em escala de 0 a 10;
* A partir desta nota, os resumos serão indicados para apresentação na forma de pôster ou na forma de pôster e comunicação oral, quando for o caso;
* A Comissão Julgadora de Temas Livres selecionará quatro trabalhos daqueles indicados para premiação, conforme as categorias de premiação relacionadas no item IV.
5.2. A Comissão Julgadora de Temas Livres não aceitará:
* Trabalhos de revisão bibliográfica;
* Trabalhos realizados com dados obtidos há mais de cinco anos;
* Trabalhos que abordem inquéritos epidemiológicos em pequenas populações ou que abordem temas já consagrados e difundidos na literatura;
* Trabalhos que não abordem temas relacionados às análises clínicas ou que não estejam contemplados na tabela de áreas temáticas constante do item VI;
* Trabalhos que apresentem relatos de casos que tratem de situações de pouco impacto epidemiológico ou interesse metodológico.
* Trabalhos sem parecer do CEP ou CEUA.

 

VI – Quanto às áreas temáticas
No momento da submissão, os autores deverão determinar a área temática a qual o resumo que está sendo enviado pertence;
As áreas temáticas seguem abaixo:

ÁREA TEMÁTICA ESP* ABR**
Assistência e Atenção Diagnóstica 01 AAD
Bacteriologia Clínica 02 BAC
Bioestatística e Bioinformática 03 EST
Bioética e História da Saúde 04 BHS
Bioquímica Clínica 05 BQC
Biossegurança e Saúde Ocupacional 06 BSO
Ciências Forenses 07 CFO
Citologia Clínica 08 CIT
Diagnóstico Laboratorial Baseado em Evidência 09 DBE
Endocrinologia e Metabologia 10 END
Ensino em Saúde, Análises Clínicas e Educação Continuada 11 ENS
Genética e Biologia Molecular 12 GBM
Gestão e Legislação de Laboratórios Clínicos 13 GLL
Hematologia Clínica e Imunohematologia 14 HEM
Imunologia Clínica 15 IMU
Líquidos Biológicos e Urinálise 16 LBU
Metodologia Científica em Análises Clínicas 17 MCT
Micologia Clínica e Micotoxicologia 18 MIC
Parasitologia Clínica e Imunoparasitologia 19 PAR
Qualidade e Acreditação de Laboratórios Clínicos 20 QAL
Saúde Pública e Vigilância em Saúde e Ambiental 21 SPU
Toxicologia Clínica e Doping 22 TOX
Virologia Clínica 23 VIR
Medicina Veterinária Laboratorial / Patologia Clínica Veterinária 24 VET
(*) Esp – especialidade; (**) Abr – abreviação.

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Confira nossa programação



 

 

PROGRAMAÇÃO INCLUÍDA NA TAXA DE INSCRIÇÃO
ÁREA TIPO DIA HORA TÍTULO PALESTRANTE
CITOLOGIA CF 18 11h Prevenção da recidiva da doença HPV e ação terapêutica das vacinas profiláticas contra o HPV Edison Natal Fedrizzi – SC
CF 19 9h Vulvovaginites Edison Natal Fedrizzi – SC
CF 19 14h Critérios morfológicos em Citologia Mamária Berlley Silva Meira – BA
MR 18 16h 30 Diagnóstico citológico convencional x diagnóstico molecular para lesões do colo uterino  
SI 20 09h Sessão interativa de Citologia Clínica Berlley Silva Meira – BA
Daniela Etlinger – SP
BIOLOGIA MOLECULAR / CIÊNCIAS FORENSES CF 18 14h Marcadores tumorais. Interpretação laboratorial  
MR 19 10h 30 Vínculo genético familiar Rodrigo Moura Neto – RJ
MR 20 14h Diagnóstico molecular de enfermidades bacterianas e virais  
CF 19 14h Diagnóstico viral: o que mudou após a era molecular ? (Dengue, Zika e Chikungunya)  
MICROBIOLOGIA CF 18 11h Carbapenemases: como detectar no laboratório clínico ? Pedro Frenandez Del Peloso – RJ
CF 18 14h Atualização e detecção de mecanismos de resistência Jorge Sampaio – SP
CF 18 17h Teste de susceptibilidade aos antimicrobianos: CLSI, EUCAST e BrCAST Lisiane da Rocha (Weinmann/Fleury) – RS
MR 19 09h Como implementar o BrCAST em seu laboratório ? Thomas Chagas-Neto – SP
Jorge Sampaio – SP
Lisiane da Rocha (Weinmann/Fleury) – RS
MR 20 10h 30 Rotina manual e automatizada. Quando usar ? Thomas Chagas-Neto – SP
Pedro Fenandez Del Peloso – RJ
SI 19 14h Discussão em casos clínicos no laboratório de microbiologia Pedro Alves D’ Azevedo – RS
CF 20 14h Implicações do biofilme no laboratório de Microbiologia: O que fazer ? Pedro Alves D’ Azevedo – RS
GESTÃO CF 18 11h Gestão profissional ao alcance dos pequenos e médios laboratórios. Uma solução para os atuais desafios Humberto Façanha da Costa Filho – RS
CF 18 17h Governança corporativa para resultados sustentáveis Janete Vaz – DF
CF 19 14h Em busca da excelência Janete Vaz – DF
CF 20 14h A importância da gestão estratégica para laboratórios de análises clínicas no ambiente competitivo atual  
CF 20 14h Liderança transformadora: conexão, pertencimento e atitude Marina Campos – SP
CF 19 09h Inteligência emocional: o caminho para ambientes de alta performance Marina Campos – SP
CF 18 09h Gestão com pessoas: Como fortalecer a gestão com pessoas do laboratório clínico Carolina Cunha Carvalho – MT
CF 20 09h Coaching para desenvolvimento de equipe Carolina Cunha Carvalho – MT
CF 19 15h 30 A importância da Gestão estratégica para a obtenção dos resultados Eliane Tavares Winter – MT
CF 20 11h As principais competências de um líder do futuro na prática do laboratório de análises clínicas Eliane Tavares Winter – MT
Fórum 18 10h Fórum de proprietários e gestores de laboratórios  
TÓPICOS ESPECIAIS CF 19 11h Interferências medicamentosas sobre exames laboratoriais Sandro Jorge Januário – SP
CF 18 14h Importância da padronização da creatinina Stella Raymondo – Uruguai
CF 18 17h Citobioquímica dos líquidos cavitários: Interpretação de laudos Tânia Maria Cavalcante Maia – CE
CF 19 14h La enfermedad de Chagas: A mas de 100 años de su conocimento, logros y fracasos – Uma vision desde Bolivia. Alvaro Justiniano – Bolívia
CF 20 09h Exame de urina e padronização do laudo José Antonio Poloni – RS
CF 20 09h Testes rápidos para doenças infecciosas: aplicação e procedimentos de avaliação e controle de qualidade. Amadeo Saez Alquezar – SP
CF 20 14h Montagem e legislação do laboratório clínico veterinário Paulo Murillo Neufeld – RJ
CF 20 11h Células tumorais circulantes: estamos prontos para a medicina personalizada ? Ludmilla Thomé Domingos Chinen – SP
BIOQUÍMICA CF 18 11h Marcadores em Diabetes mellitus: o que é importante avaliar ? Alceu de Oliveira Toledo Jr – PR
CF 19 14h Perfil lipídico e risco de doença cardiovascular: colesterol ruim ou má ciência? Caio Maurício Mendes Córdova – SC
CF 19 09h O uso da espectrometria de massa nas análises clínicas bioquímicas  
CF 19 15h 30 Dosagem da Vitamina D e sua utilização na clínica Sandro Jorge Januário – SP
MR 19 10h 30 Marcadores cardíacos: o papel do laboratório no diagnóstico das doenças arteriais e coronarianas Alceu de Oliveira Toledo Jr – PR
CF 20 09h Hormônios: Principais dosagens, interferentes e interpretação clínico-laboratorial Fabiane Gomes de Moraes Rego – PR
MR 20 10h 30 Terapêutica de reposição hormonal em homens: abordagem clínico-laboratorial e novas metodologias para determinação Alceu de Oliveira Toledo Jr – PR
Bernardo Passos Sobreiro – PR
MR 18 14h Testes laboratoriais remotos em Bioquímica: desafios e oportunidades para o laboratório Roche
Jorge Terrão – ES
SI 18 16h 30 Controle de Qualidade em Bioquímica Clínica: dos conceitos ao dia-a-dia Fabiane Gomes de Moraes Rego – PR
PARASITOLOGIA MR 18 14h Novas perspectivas no diagnóstico de infecções sistêmicas por protozoários  
CF 20 14h Detecção molecular de Giardia duodenalis: implicações em epidemiologia Semiramis Guimarães Ferraz de Viana – SP
MR 19 10h 30 Protozoários intestinais: como diagnosticar? Regina Helena Saramago Peralta – RJ
Helena Lucia Carneiro dos Santos – RJ
Semiramis Guimarães Ferraz de Viana – SP
CF 19 15h 30 Esquistossomose: epidemiologia, controle e a correlação clínico-laboratorial José Roberto Machado e Silva – RJ
IMUNOLOGIA CF 20 09h Marcadores sorológicos das hepatites virais Amadeo Saez Alquezar – SP
CF 18 11h Doenças autoimunes – Correlação clínico-laboratorial  
CF 19 09h Febre amarela – uma ameaça constante José Eduardo Levy – SP
MR 19 10h 30 Doenças infecciosas na gestante e no recem nascido – Toxoplasmose, Sífilis e HIV Antônio Walter Ferreira – SP
Celso Hernandes Granato – SP
MICOLOGIA CF 19 14h Micologia forense Paulo Murillo Neufeld – RJ
MR 19 10h 30 Esporotricose  
HEMATOLOGIA At M 18 16h 30 Discussão de casos – Hepatopatias Júlio Cezar Merlin – PR
Mauren Isfer Anghebem – PR
CF 19 11h Diagnóstico laboratorial das doenças oncohematológicas Júlio Cezar Merlin – PR
MR 18 14h Boas práticas laboratoriais em coagulação  
CF 18 11h Hemograma no século XXI – como quebrar paradigmas  
CF 19 15h 30 Principais contribuições do laboratório de análises clínicas no diagnóstico de doenças hemorrágicas  

 



 

PROGRAMAÇÃO NÃO INCLUÍDA NA TAXA DE INSCRIÇÃO
ÁREA TIPO DIA VAGA HORA TÍTULO PALESTRANTE
MICROBIOLOGIA SL 19 20 08 – 12 Seminário de lâminas em Microbiologia Lauro Santos Filho – PB
Raissa Mayer Ramalho Catão – PB
GESTÃO MCPC 17 50 10 – 14 Pequenos e médios laboratórios: gestão prática aplicada para aumentar os lucros Humberto Façanha da Costa Filho – RS
TÓPICOS ESPECIAIS MCPC 17 50 10 – 14 Atualização em Espermograma Orildo Pereira Santos – MG
MCPC 17 50 10 – 14 Líquidos corporais (cito, micro e bioq.) Tânia Maria Cavalcante Maia – CE
MCPC 18 40 08 – 12 Interpretação de exames laboratoriais aplicados à farmácia clínica Sandro Jorge Januário – SP
BIOQUÍMICA MCTC 18 40 08 – 10 1ª PARTE – Alterações metabólicas (diabetes, hepatopatias e doenças renais) e a uroanálise (tira reativa e sedimento urinário) Caio Maurício Mendes Córdova – SC
José Antonio Poloni – RS
MCTC 19 08 – 10 CONTINUAÇÃO – Alterações metabólicas (diabetes, hepatopatias e doenças renais) e a uroanálise (tira reativa e sedimento urinário) Caio Maurício Mendes Córdova – SC
José Antonio Poloni – RS
SL 19 20 14 – 18 Sedimentoscopia urinária José Antonio Poloni – RS
Mauren Isfer Anghebem – PR
PARASITOLOGIA SL 20 20 14 – 18 Seminário de lâminas em Parasitologia Lenilza Mattos Lima – SC
IMUNOLOGIA MCPC 17 50 10 – 14 Imunologia clínica e biologia molecular: conceitos, parâmetros, testes e técnicas, interferentes, aplicações no diagnóstico de laboratório Antônio Walter Ferreira – SP
Camila Malta Romano – SP
MICOLOGIA CTP 17 20 10 – 14 PARTE TEÓRICA – Micologia clínica (teórico-prático) Paulo Murillo Neufeld – RJ
CTP 18 08 – 12 PARTE PRÁTICA – Micologia clínica (teórico-prático) Paulo Murillo Neufeld – RJ
HEMATOLOGIA SL 18 20 14 – 18 Seminário de Lâminas em Hematologia 1 Paulo Roberto Merísio – PR
SL 20 20 08 – 12 Seminário de Lâminas em Hematologia 2 Paulo Roberto Merísio – PR
MCTC 19 40 08 – 10 1ª PARTE – Automação em Hematologia Marcos Kneip Fleury – RJ
MCTC 20 08 – 10 CONTINUAÇÃO – Automação em Hematologia Marcos Kneip Fleury – RJ
MCPC 17 50 10 – 14 Discussão de casos clínicos em Hematologia Marcos Kneip Fleury – RJ

* a programação científica esta sujeita a alterações sem aviso prévio.

Programação Social

DIA 17 DE JUNHO

Solenidade de Abertura e Coquetel de Boas Vindas

Atração: Ray Conniff Tribute

Local:  Centro de Convenções Sul América – RJ

Horário: a partir das 19 horas

 

DIA 19 DE JUNHO

Terça Cultural e Coquetel de Confraternização

Atrações:
Grupo Fundo de Quintal

Local: Centro de Convenções Sul América – RJ

Horário: a partir das 18 horas

Patrocínio:

 


 
 
 

Sr(a) Congressista, seja bem vindo ao Rio de Janeiro, bem vindo ao 45º CBAC.
Prezados congressistas, expositores e demais participantes, o Rio de Janeiro os aguarda de braços abertos por ocasião da 45º CONGRESSO BRASILEIRO DE ANÁLISES CLÍNICAS a se realizar no Centro de Convenções Sul América no período de 17 a 20 de junho de 2018. Para viabilizar sua participação em mais um grande Congresso da SBAC, nós como agência oficial, negociamos descontos especiais nas Cia Aéreas Nacionais e tarifas diferenciadas na rede WINDSOR de hotéis para atender o evento, temos opções no Centro da cidade, no Flamengo e em Copacabana, é só definir onde deseja ficar e efetuar sua reserva, nossa equipe está à sua disposição para esclarecer quaisquer dúvidas .

Pacotes e Tarifas >>

FAQ Congressista

1) Como posso fazer minha inscrição?

Resposta: A inscrição do congresso deverá ser feita através de nossa loja virtual, no site oficial do evento – www.cbac.org.br até o dia 31/05/2018 ou, após esta data pessoalmente no local do evento – Centro de Convenções SulAmérica – Rio de Janeiro – RJ, a partir das 8 horas do dia 17/06/2018.

 

2) O que estará incluso efetuando a inscrição?

Resposta: Inscrevendo-se como congressista, você terá acesso à feira de exposição (estandes), às mesas-redondas, conferências, sessões interativas e conferências magnas e atividades sociais do 45º CBAC. Receberá 1 pasta, 1 crachá e terá direito a um certificado de participação no evento.

 

3) Será permitido participar apenas de um curso dentro do evento?

Resposta: Não, a inscrição no evento como congressista permite o acesso a todas as mesas-redondas, conferências, sessões interativas e conferências magnas, dependendo apenas da grade de horários e de seu interesse. Para assistir aos cursos, seminários de lâminas, encontros com o especialista e mini-cursos é necessário, além da inscrição no evento, efetuar o pagamento do valor correspondente a cada uma dessas atividades, sempre verificando a grade de horários, pois o sistema não permitirá a sobreposição de atividades.

 

4) Quais as formas de pagamento aceitas para inscrição no Congresso?
Resposta: INSCRIÇÕES ANTECIPADAS
* Boleto bancário – À vista
* Cartão de Crédito – À vista ou parcelado
INSCRIÇÕES NO LOCAL
Espécie
Cheque à vista
Cartão de crédito – à vista e parcelado

 

5) Como faço para reimprimir meu boleto?

Resposta: Devido às novas exigências da Febraban, estamos adequando o sistema, para a emissão de boletos bancários. Assim, ao escolher essa opção, o mesmo será encaminhado via e-mail, para o endereço cadastrado no sistema. Lembramos, no entanto, que a data de vencimento não será alterada.

 

6) Como solicitar 2ª via de boleto bancário?

Resposta: Se você escolheu o boleto bancário como forma de pagamento, mas NÃO efetuou o pagamento do mesmo na data estabelecida, deverá enviar e-mail para [email protected] com nome completo e número de inscrição, SOLICITANDO a 2ª via desse boleto. Se for o caso, o valor do boleto será atualizado, de acordo com a tabela vigente, na data da solicitação.

 

7) Preciso enviar comprovante de categoria?

Resposta: Se sua inscrição for feita na categoria acadêmico de graduação, técnico de laboratório ou acadêmico de pós-graduação, é necessário, sim, comprová-la. Para isso, basta enviar documento comprobatório via e-mail [email protected], até o dia 31/05/2018. Caso não seja enviado até essa data, a apresentação será obrigatória na retirada de seu material, no local do evento – Centro de Convenções SulAmérica – Rio de Janeiro – RJ. Em caso da não apresentação, deverá ser efetuado o pagamento da diferença de categoria;

 

8) A que dá direito a inscrição de acompanhante?

Resposta: As pessoas inscritas como acompanhantes (de participante inscrito como congressista) terá acesso à área da feira de exposição (estandes) e a todas as atividades sociais: solenidade de abertura/coquetel de boas vindas e confraternização. Lembramos que o (s) acompanhante (s) não terá(ão) acesso à parte científica do evento, tais como cursos, seminários de lâminas e palestras, ainda que desejando efetuar o pagamento do respectivo valor.

 

9) Qual será o horário de início da programação científica?

Resposta: A programação científica do evento será realizada de 18 a 20 de junho, das 9 às 18 horas. Alguns mini-cursos serão realizados no dia 17/6, das 9h às 13 horas, no Centro de Convenções (mini-curso pré congresso).

 

10) O congressista terá acesso ao material de apresentação do palestrante?

Resposta: Dependerá da autorização do professor, que colocará ou não à disposição, o conteúdo de sua apresentação.

 

11) O certificado registrará a carga horária total que participaremos?

Resposta: Sim, o certificado será emitido separadamente para cursos, seminários de lâminas, encontros com o especialista, mini-cursos e Congresso, especificando a carga horária de cada um.

 

12) Haverá traslado para o evento?

Resposta: Ainda estamos em negociação para oferecer a melhor forma de traslado dos hotéis para o evento e vice-versa. Em breve informaremos através do site oficial.

 

13) Em caso de perda do crachá, terei direito a uma 2ª via?

Resposta: Para garantir sua participação no evento será imprescindível o uso do crachá, assim para obter uma 2ª via, deverá ser efetuado o pagamento da respectiva taxa de emissão.

 

14) Há limite de vagas para inscrição antecipada?

Resposta: Para o congresso não há limite de vagas. O participante poderá se inscrever no evento, antecipadamente, até o dia 31/05/2018 – via loja virtual, ou a partir das 8 horas do dia 17/06/201, no local do evento – Centro de Convenções SulAmérica – Rio de Janeiro – RJ. Para os cursos, mini-cursos, encontros com o especialista e seminários de lâminas há limitação de vagas as quais serão preenchidas na ordem de recebimento das fichas pelo sistema. Então, se você deseja se inscrever em alguma dessas atividades, não deixe sua inscrição para a última hora, pois para participar dessas atividades é obrigatória a sua inscrição no Congresso.

FAQ Palestrante

1) Como palestrante do 45° CBAC, quais os meus direitos?

Resposta: Ao aceitar o convite para ministrar alguma atividade no Congresso, o palestrante receberá um convite oficial com informações da mesma (tema, data e horário), juntamente com uma senha através da qual realizará sua inscrição no evento, tendo direito a participar das demais conferências e de toda programação social do evento.

 

2) Como devo proceder ao chegar no aeroporto da cidade?

Resposta: Informamos que haverá uma pessoa do receptivo (transfer) com identificação do 45º CBAC para recepcioná-lo(a) e levá-lo(a) até o hotel ou evento, conforme a necessidade.

 

3) Como receberei as informações referentes às passagens aéreas e hospedagens?

Resposta: Próximo a data do evento, a Agência Oficial de Turismo entrará em contato via e-mail ou telefone, apresentando opções de vôos e conforme acordo de ambas as partes providenciaremos a emissão do bilhete aéreo e em seguida o voucher do hotel. Em caso de dúvida, o palestrante deverá entrar em contato imediatamente com a SBAC, através do tel (21) 2187-0800 ou pelo e-mail [email protected]

Veja aqui o mapa do local.

Faça seu cadastro abaixo e seja um expositor.

Seu nome (obrigatório)

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Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Canal do Expositor

Com a intenção de aproximar e gerar uma participação maior das marcas expositoras no dia a dia do nosso associado e ampliar o relacionamento da instituição com os nossos parceiros a SBAC lança, para o 45o CBAC, uma área exclusiva para expositores no portal do congresso.

Página exclusiva

Cada expositor tem direito agora a uma página exclusiva para postagem de informativos e destaque de produtos na página do congresso, no site da SBAC.

  • Serão permitidas postagens mensais para cada expositor.
  • As postagens devem ser exclusivas de produtos que a empresa irá apresentar no Congresso, sendo possível também postar conteúdo cientifico/técnico, com a devida citação da fonte.
  • O período de uso do ‘Canal do Expositor” será do início de janeiro (1/1/2018), até a data final do Congresso (20/6/2018).

 

  • A ativação da página do Expositor neste canal será realizada a partir do pagamento da 1a parcela do contrato. Sendo assim a SBAC fornecerá Login e senha para 01 administrador, devidamente indicado pelo expositor e cadastrado pela SBAC.
  • As regras para uso do canal devem ser observadas e cumpridas, sob pena de perda do benefício e até multa contratual nos casos comprovados de divulgação indevida.

Destaque na página da SBAC e link no menu da instituição

 

Destaque na home do portal da SBAC, em uma galeria de exibição randômica que vai atender a todos os expositores conforme a página é acessada.

No menu do site um link para o “Canal do expositor” foi criado para permitir o acesso do nosso usuário e visitantes a página de forma intuitiva.

Dúvidas sobre o Canal do Expositor: [email protected]

Plano de Mídia e Mídia Kit

 

A divulgação do CBAC, cada vez mais, tem atingido seu público alvo de maneira efetiva e abrangente. O papel das redes sociais nas quais a SBAC está inserida ou controla nos ajuda a atingir esse objetivo de marketing.

 

Estamos buscando ampliar canais e plataformas de atendimento e de comunicação com o mercado, nosso associado e públicos de interesse.

 

Como vamos atuar na comunicação do CBAC 2018

  • Hiperlink das empresas participantes
  • Landing page de expositores – Canal do Expositor
  • Banners no site
  • Assessoria de Imprensa
  • Notícias atualizadas
  • Revistas especializadas
  • E-mails Marketing
  • Aplicativo para smartphones
  • Folders enviados através de mala direta
  • Mídias Sociais: 1- Facebook / 2 – Youtube / 3 – Whatsapp

Convites da Feira para Expositores

 

Serão concedidos convites para visitação a feira (cada convite 01 dia) a cada 9m² adquiridos.

Sendo o expositor um Associado Colaborador e/ou Associado Empresarial, este terá direito a mais 05 convites pelo título, além do cálculo da metragem do seu stand, sendo inclusive o benefício cumulativo, ou seja, caso o expositor acumule os 02 títulos, terá 10 convites a disposição além do benefício pela contratação por metro quadrado.

Convite virtual

 

Os convites serão disponibilizados no Canal do Expositor de forma virtual, sendo gerados por solicitação do expositor, observadas as regras acima de disponibilidade.

O convite poderá ser encaminhado via e-mail para o convidado ou, ser gerada a imagem virtual, o que possibilita ser encaminhada pelo whatsapp e outras formas, já que é uma imagem.

A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC gostaria de agradecer a todos os congressistas, patrocinadores e expositores presentes no 44° Congresso Brasileiro de Análises Clínicas – CBAC por tornarem o evento um sucesso. Graças à presença e à parceria de todos os envolvidos no CBAC 2017 foi possível uma grande troca de experiências, de conhecimento e de novos negócios. É isso que torna nosso evento único!
Obrigado também a todos os colaboradores e fornecedores pela dedicação e pelos serviços prestados – como sempre, fundamentais para a qualidade do congresso.

Patrocinadores Ouro



Patrocinadores Prata



Patrocinadores Bronze



Apoio



Organização & Agência Oficial