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TRABALHOS CIENTÍFICOS – NORMAS E INSTRUÇÕES

—  Inscrições encerradas —

I – Quanto à inscrição, aceitação e apresentação de trabalhos

1.1. Por ocasião da submissão do trabalho, o autor responsável deverá informar: título e área temática do trabalho (vide item VI), nome e CPF de todos os autores com seus respectivos vínculos institucionais e indicar numericamente a ordem de aparição dos nomes no certificado, se aprovado. Não deverão ser colocados nem o título do trabalho e nem o(s) nome(s) do(s) autor(es) em caixa alta, exceto as letras iniciais de cada palavra. Deverão ser indicadas, ainda, 3 palavras-chaves para o trabalho;

1.2. O envio de trabalho e sua inscrição no Congresso representam o compromisso dos autores com sua apresentação no evento, desde que a aceitação seja confirmada pela Comissão Julgadora de Temas Livres;

1.3. O autor responsável receberá confirmação da inscrição do Tema Livre e, posteriormente, informação sobre sua aceitação ou não, bem como sobre a data e horário da apresentação oral, por correio eletrônico. A consulta também poderá ser feita pelos autores diretamente no site do Congresso, em sua área restrita;

1.4. Não há limite de trabalho por autor e nem há limite para co-autoria de trabalhos;

1.5. Não serão aceitos resumos incompletos ou provisórios;

1.6. Os autores autorizam a publicação dos trabalhos nos Anais do Congresso/RBAC, sem fazerem jus a qualquer remuneração por direito autoral;

1.7. A Comissão Julgadora de Temas Livres é soberana no que diz respeito a avaliar, selecionar, aceitar ou recusar os trabalhos.

II – Quanto ao trabalho

2.1. Os trabalhos poderão ter as seguintes características:

‑ Trabalhos Originais [clínicos, laboratoriais ou experimentais];
‑ Relatos de casos e imagens laboratoriais;
‑ Metanálises / Revisões sistemáticas [técnica estatística empregada para combinar resultados provenientes de diferentes estudos].

2.2. Todos os trabalhos deverão respeitar as normas éticas vigentes para pesquisas com seres humanos e animais. Em decorrência disso, deverá ser informado, claramente, no corpo do texto, o número do parecer do CEP ou CEUA;

2.3. Os resumos deverão conter no máximo 300 palavras, excluído o título;

2.4. Os resumos deverão ser redigidos em língua portuguesa, língua espanhola ou língua inglesa, segundo normas vigentes de correção gramatical e ortográfica desses idiomas;

2.5. Não haverá revisão do texto dos resumos por parte da Comissão Julgadora de Temas Livres, portanto, estes serão publicados integralmente sem alterações;

2.6. O conteúdo dos resumos é de TOTAL responsabilidade dos autores;

2.7. Os resumos deverão contemplar:

‑ Introdução;
‑ Objetivos;
‑ Material e Métodos;
‑ Resultados e Discussão;
‑ Conclusão.

2.8. Os resumos deverão ser enviados através do site [www.cbac.org.br >> Inscrição >> Clique aqui para a inscrição >> Já estou inscrito] no formato texto, preferencialmente, “.doc” ou “.docx”, com no máximo 3Mb, para serem encaminhados à avaliação da Comissão Julgadora de Temas Livres. No momento da submissão dos trabalhos, os autores deverão indicar se desejam apresentar apenas sob a forma de pôster ou se desejam apresentar também oralmente. Além disso, os autores deverão indicar se desejam que seu trabalho concorra a alguma das premiações oferecidas (nesse caso, somente poderá ser indicada uma categoria de premiação) [item IV];

2.9. A data limite para envio dos trabalhos é 15 de maio de 2019. Não haverá prorrogação desse prazo.

III – Quanto à apresentação

3.1. Os trabalhos poderão ser aprovados para apresentação apenas sob a forma de e-poster (pôster eletrônico) ou apresentação sob a forma de e-poster e comunicação oral. Para os e-posters, a apresentação se constitui apenas da exibição do trabalho em vídeo, sem a presença do autor. Para a concessão dos certificados de participação, no entanto, o autor responsável pelo trabalho e inscrito no Congresso deverá assinar a lista de autores, que estará disponível na área de apresentação dos e-posters, junto aos monitores de vídeo Um trabalho poderá estar, então, enquadrado nas seguintes situações:

   ‑ Apresentação apenas como e-poster:
· Quando os autores não declararem, no momento da submissão, que desejam apresentar oralmente seu trabalho;
· Quando os autores declararem, no momento da submissão, que desejam apresentar oralmente seu trabalho e a Comissão Julgadora de Temas Livres não o aprovar para comunicação oral.
   ‑ Apresentação como e-poster e comunicação oral:
· Quando os autores declararem, no momento da submissão, que desejam apresentar oralmente seu trabalho e a Comissão Julgadora de Temas Livres o aprovar para comunicação oral;
· Quando a Comissão Julgadora de Temas Livres recomendar um trabalho para a apresentação oral e os autores aceitarem a indicação.
   ‑ Não aceito para apresentação:
· Quando a Comissão Julgadora de Temas Livres não aprovar o trabalho para apresentação sob a forma de e-poster.

3.2. Os trabalhos vencedores na premiação deverão ser apresentados, obrigatoriamente, sob a forma de e-poster e sob a forma de comunicação oral. Se um trabalho não for aceito para apresentação sob a forma de poster, estará automaticamente eliminado da premiação;

3.3. A comunicação oral deverá ser realizada com o auxílio de slides [Power Point] para no máximo 10 minutos. As seguintes especificações deverão ser seguidas:

‑ Estrutura do slide:

· Slide inicial [1 slide]: título, autor ou autores, e-mail do apresentador, instituição a que pertence/ instituição financiadora, data;
· Slide de introdução [1 ou 2 slides – “O que levou ao tema do trabalho?”]: interface em que o trabalho se centra, marco teórico, apresentação dos dados da literatura;
· Objetivos/hipóteses [1 slide – “Por que esta pesquisa foi feita?”];
· Material e métodos [1 a 3 slides – “Como foi feita a pesquisa?”]: delineamento do campo teórico, métodos;
· Resultados e discussão [3 a 4 slides – “O que foi encontrado?”]: uniformização da apresentação dos resultados e sua análise;
· Conclusão [1 a 2 slides – “O que é possível inferir e concluir?”]: conclusões relacionadas aos objetivos, conclui-se apenas o que foi apresentado;
· Referências bibliográficas [1 slide]: apresentação completa das referências dos trabalhos mencionados na comunicação oral [estilo Vancouver];
· Tópicos opcionais [1 slide]: significância do estudo;
· Número total de slides: calcular um slide por minuto.

 ‑ Elementos visuais do slide:

· Utilizar um título para cada slide com letra maiúscula [assunto do slide];
· Utilizar letras Times ou Arial com estilo negrito ou sombreado no título e estilo normal no corpo do texto;
· Utilizar fonte de letra entre 24 e 48;
· Utilizar 7 linhas e 7 palavras por linha;
· Evitar abreviações;
· Utilizar no máximo 4 linhas em tabelas de 2 colunas;
· Reestruturar tabelas previamente publicadas, se inadequadas;
· Utilizar no máximo 8 barras por slide, em gráficos de barra;
· Dados de outros autores deverão ser acompanhados das respectivas referências bibliográficas.

   ‑ Apresentação oral:

· Todos os autores que irão apresentar oralmente seus trabalhos deverão comparecer com 10 minutos de antecedência do início da sessão na sala disponibilizada para a comunicação oral;
· Antes do início da sessão, todos deverão dirigir-se ao Media Desk do local do evento munidos de pendrive para inserção do trabalho no computador. Este deverá ser entregue como artigo digital em Power Point, em versão atualizada;
· Os equipamentos disponíveis para apresentação serão um computador com Office em versão atualizada, projetor multimídia e tela de projeção;
· A apresentação dos trabalhos deverá ser realizada em um período de tempo máximo de 10 minutos, seguidos de um período de 05 minutos para eventuais questionamentos.

3.4. O e-poster deverá ser confeccionado e enviado de acordo com o determinado a seguir:

 ‑ Os autores deverão confeccionar um e-poster em power point, criando um slide com a seguinte configuração de tamanho –> largura = 38,10cm (1080 pixels) e altura 67,73cm (1920 pixels); orientação -> retrato. O arquivo (slide único) deverá ser salvo em .ppt e depois salvo em .png.

‑ O arquivo com a extensão (.png) deverá ser enviado à Comissão Julgadora, pelo site do Congresso, até o dia 10/06/2019, após a confirmação do ACEITE DO RESUMO, para apresentação. Todos os e-posters deverão conter uma única tela.

‑ Dimensão: A dimensão total do e-poster não deverá exceder a 38,10cm por 67,73cm;

‑ Título: O título do e-poster deverá ser o mesmo do resumo enviado. Deverá ser escrito em letras maiúsculas. As regras de notação e de nomenclatura deverão ser observadas.

‑ Nomes dos autores: Os nomes dos autores deverão estar escritos imediatamente abaixo do título. O nome do autor responsável pela apresentação do e-poster deverá ser indicado por um asterisco e seu correio eletrônico deverá ser informado no rodapé do e-poster.

‑ Instituição: O nome da instituição a qual os autores pertencem deverá estar escrito imediatamente abaixo do nome do último autor. As referências a departamentos, divisões, setores ou equivalentes deverão ser omitidas. Quando mais de uma instituição estiver envolvida, deverá ser indicado o autor pertencente a cada uma delas com números arábicos sobrescritos.

 ‑ Corpo do e-poster: Deverá conter os tópicos listados abaixo:

· Introdução [razão para a realização dos estudos e descrição do atual estado da arte do assunto, seu contexto e o que se sabe a respeito];
· Objetivos [principal objetivo e hipóteses pré-estabelecidas];
· Material e Métodos [tipo de estudo, amostra, local, procedimentos, medidas, variáveis e desfecho, tamanho de amostra e análises estatísticas];
· Resultados e Discussão [principais achados e análise dos dados];
· Conclusão [conclusão baseada nos objetivos e hipóteses do estudo]. A conclusão deverá ser apresentada no formato de itens numerados.

Referências Bibliográficas: Deverão ser incluídas apenas aquelas referências citadas no texto e de acordo com a ordem de citação. Deverá ser empregado o estilo Vancouver.

IV – Quanto à premiação

4.1 A Comissão Julgadora de Temas Livres irá premiar trabalhos em quatro categorias diferentes. Cada trabalho terá direito a concorrer em apenas uma categoria. As categorias de premiação são compostas por:

‑ Prêmio SBAC – Premiar o melhor trabalho apresentado no CBAC com vistas a melhoria técnica do laboratório clínico, no valor de R$ 5.000,00 [cinco mil reais], além do diploma alusivo;

‑ Prêmio PNCQ – Premiar o melhor trabalho apresentado sobre Controle de Qualidade, no valor de R$ 5.000,00 [cinco mil reais], além de diploma alusivo;

‑ Prêmio CFF – Premiar o melhor trabalho de profissional farmacêutico-bioquímico sobre Citologia Clínica, no valor de R$ 5.000,00 [cinco mil reais], além do diploma alusivo;

‑ Prêmio Hotsoft – Premiar o melhor software na área laboratorial, no valor de R$ 2.000,00 [dois mil reais], além do diploma alusivo;

 

Obs: Importa reiterar que os autores premiados numa das categorias acima deverão apresentar os trabalhos vencedores tanto sob a forma de pôster quanto sob a forma de comunicação oral.

4.2. Para se candidatar, os autores deverão declarar seu desejo de participar em uma das quatro categorias de premiação, no ato da submissão do trabalho.

V – Quanto à seleção de resumos

5.1. Os resumos de Temas Livres serão examinados pela Comissão Julgadora de Temas Livres, considerando os seguintes aspectos:

‑ A Comissão Julgadora de Temas Livres conferirá uma nota para cada um dos temas livres aceitos. O ponto de corte para aprovação será a nota 05, em escala de 0 a 10;

‑ A partir desta nota, os resumos serão indicados para apresentação na forma de e-poster ou na forma de e-poster e comunicação oral, quando for o caso;

‑ A Comissão Julgadora de Temas Livres selecionará quatro trabalhos daqueles indicados para premiação, conforme as categorias de premiação relacionadas no item IV.

5.2. A Comissão Julgadora de Temas Livres não aceitará:

‑ Trabalhos de revisão bibliográfica;

‑ Trabalhos realizados com dados obtidos há mais de cinco anos;

‑ Trabalhos que abordem inquéritos epidemiológicos em pequenas populações ou que abordem temas já consagrados e difundidos na literatura;

‑ Trabalhos que não abordem temas relacionados às análises clínicas ou que não estejam contemplados na tabela de áreas temáticas constante do item VI;

‑ Trabalhos que apresentem relatos de casos que tratem de situações de pouco impacto epidemiológico ou interesse metodológico;

‑ Trabalhos sem parecer do CEP ou CEUA.

VI – Quanto às áreas temáticas

6.1. No momento da submissão, os autores deverão determinar a área temática a qual o resumo que está sendo enviado pertence;
6.2. As áreas temáticas seguem abaixo:

(*) Esp – especialidade; (**) Abr – abreviação.

FAQ Congressista

FAQ Palestrante

A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC gostaria de agradecer a todos os congressistas, patrocinadores e expositores presentes no 46° Congresso Brasileiro de Análises Clínicas – CBAC por tornarem o evento um sucesso. Graças à presença e à parceria de todos os envolvidos no CBAC 2019 foi possível uma grande troca de experiências, de conhecimento e de novos negócios. É isso que torna nosso evento único!
Obrigado também a todos os colaboradores e fornecedores pela dedicação e pelos serviços prestados – como sempre, fundamentais para a qualidade do congresso.

A SBAC agradece sua participação nas atividades do Congresso Brasileiro de Análises Clínicas desse ano.

Você já pode acessar o seu certificado. Digite abaixo seu CPF ou e-mail cadastrado na inscrição do congresso.



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