Carta do Presidente da SBAC | Dr. Luiz Fernando Barcelos

Já comentei algumas vezes, na minha trajetória como presidente da SBAC, Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, que a área laboratorial presencia diariamente o nascimento de uma imensa quantidade de novas metodologias, equipamentos, conceitos e exigências regulatórias, obrigando os profissionais a se manterem em contínua transformação. Mas se, por um lado, somos pressionados a uma constante atualização, por outro, temos a dificuldade intrínseca de mostrar a relevância das análises clínicas realizadas com a qualidade necessária.

Nem todos os proprietários de laboratório enxergam a qualidade da mesma forma e sacrificam-na em detrimento de redução de custos. Mais preocupante ainda são os laboratórios que, apesar de buscarem os sonhados reajustes na tabela do SUS, dão descontos que comprometem não somente a qualidade, mas também a vida que aguarda o resultado do exame laboratorial para um diagnóstico mais preciso.

Pensando em como auxiliar os bons laboratórios de todo o Brasil, a SBAC organizou, junto com o Portal Aceleralab, uma campanha de valorização do setor como um todo, com materiais que poderão ser compartilhados pelos laboratórios que tenham como premissa fundamental o entendimento de que, mais do que materiais biológicos, por nossas mãos, passam vidas que merecem um diagnóstico seguro.

Esse é só o começo. Convoco todos os colegas a levantarem a bandeira das análises clínicas e mostrarem, à sua comunidade e aos prescritores de exames laboratoriais, a importância da nossa existência.

Luiz Fernando Barcelos