Linha do Tempo da SBAC

53 Anos Promovendo as Análises Clínicas no Brasil

O início da SBAC

  • 1

    1967

    28 de novembro de 1967

    Em 28 de novembro de 1967 foi fundada a a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC, como uma sociedade civil de fins não econômicos e de caráter científico-profissional, voltada ao desenvolvimento das análises clínicas e de seus profissionais.

  • 2

    1969

    Foi lançada a primeira edição da Revista Brasileira de Análises Clínicas – RBAC. De cunho científico, esta revista vem sendo sistematicamente aprimorada e distribuída aos sócios gratuitamente. Hoje totalmente digital e disponível para consulta em site exclusivo.

  • 3

    1971

    A Sociedade realizou o I Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, e até hoje já realizou 46 congressos, sendo o mais recente em 2019, em Belo Horizonte. O próximo será em fortaleza em 2021.

  • 4

    1972

    Foi estabelecido regulamento específico para outorga do “Título de Especialista em Análises Clínicas” para os profissionais que fossem aprovados em Concurso de Provas Escritas e Práticas de Conhecimentos e de Títulos.

  • 5

    1973/74

    A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, representando o Brasil, fundou com os outros países da América Latina a Confederación Latino-Americana de Bioquímica Clínica – COLABIOCLI; onde estão associadas todas as sociedades científicas profissionais da especialidade, da Região. E filiou-se a International Federation of Clinical Chemistry – IFCC, que é a maior sociedade científica mundial da especialidade.

  • 6

    1976

    Sob o patrocínio da SBAC, foi criado o Programa Nacional de Controle de Qualidade – PNCQ, que em 1995 foi transformado no Programa Nacional de Controle de Qualidade Ltda, com a finalidade de pesquisar, preparar, comprar e distribuir material de controle, receber, processar, avaliar e expedir resultado do desempenho dos Laboratórios Clínicos que voluntariamente participam do programa.

  • 7

    1978

    No seu XII Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, a SBAC foi mobilizada para realização do XII Congresso International de Química Clínica, em 1984 no Rio de Janeiro, sob o patrocínio da IFCC, entidade esta de maior prestígio na especialidade em todo o mundo. Realizado em conjunto com o V Congresso Latino-Americano de Bioquímica Clínica.

  • 8

    1996

    A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas filiou-se como membro profissional à NCCLS (National Comittee for Clínical Laboratory Standards), atual CLSI (Clinical and Laboratory Standards Institute).

  • 9

    1997

    Sempre preocupada com a qualidade do Laboratório Clínico, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas criou o seu Departamento de Inspeção e Credenciamento da Qualidade (DICQ), com o objetivo de certificar o sistema da qualidade do Laboratório Clínico. Como uma evolução natural do mercado, o DICQ no ano de 2004 se tornou uma empresa científica de acreditação de sistemas de qualidade reconhecida internacionalmente, passando a se chamar Sistema Nacional de Acreditação SNA/DICQ.

  • 10

    1999

    A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas solicitou em fevereiro/99 ao Comitê Mercosur de Normalización a criação de um Comitê Setorial Mercosul com a denominação de Análises Clínicas e Diagnóstico in vitro que foi aceito em reunião do Comitê Setorial Mercosul realizada em maio/99, em Montevidéo-Uruguay, surgindo daí o CSM-20 e designada a SBAC como Secretaria Técnica.

  • 11

    2008

    Foi criado o Centro de Pós Graduação – CPG e no ano seguinte o SBAC E learning com o objetivo de difundir o conhecimento com a formação de profissionais que efetivamente façam a diferença no mercado de atuação.

  • 12

    2015

    Criado o Centro de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas – CEPAC, organizado com toda a estrutura necessária para a realização de CURSOS PRESENCIAIS em salas de aulas teóricas e práticas em laboratórios contando também com instalações modernas para gravação de aulas com professores renomados para os CURSOS de EAD | educação a distância. ferramenta imprescindível e adequada ao nosso país.

  • 13

    2017

    A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas conta com mais de 5000 sócios efetivos inscritos, e possui Regionais em vários estados do país.

  • 14

    2020