Trabalhos Cientificos

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TRABALHOS CIENTÍFICOS – NORMAS E INSTRUÇÕES 

I – Quanto à inscrição, aceitação e apresentação de trabalhos

1.1. Por ocasião da submissão do trabalho, o autor responsável deverá informar: título e área temática do trabalho (vide item VI), nome e CPF de todos os autores com seus respectivos vínculos institucionais e indicar, numericamente, a ordem de aparição dos nomes no certificado, se aprovado. Não deverão ser colocados nem o título do trabalho e nem o(s) nome(s) do(s) autor(es) em caixa alta, exceto as letras iniciais de cada palavra. Deverão ser indicadas, ainda, 3 palavras-chaves para o trabalho;

1.2. O envio de trabalho e sua inscrição no Congresso representam o compromisso dos autores com sua apresentação no evento, desde que a aceitação seja confirmada pela Comissão Julgadora de Temas Livres;

1.3. O autor responsável receberá confirmação da inscrição do Tema Livre e, posteriormente, informação sobre sua aceitação ou não, bem como sobre a data e horário da apresentação oral, por correio eletrônico. A consulta também poderá ser feita pelos autores diretamente no site do Congresso, em sua área restrita;

1.4. Não há limite de trabalho por autor e nem há limite para co-autoria de trabalhos;

1.5. Não serão aceitos resumos incompletos ou provisórios;

1.6. Os autores autorizam a publicação dos trabalhos nos Anais do Congresso/RBAC, sem fazerem jus a qualquer remuneração por direito autoral;

1.7. A Comissão Julgadora de Temas Livres é soberana no que diz respeito a avaliar, selecionar, aceitar ou recusar os trabalhos, bem como as eventuais premiações.

II – Quanto ao trabalho

2.1. Os trabalhos poderão ter as seguintes características:

‑ Trabalhos Originais [clínicos, laboratoriais ou experimentais];

‑ Relatos de casos e imagens laboratoriais;

‑ Metanálises / Revisões sistemáticas [técnica estatística empregada para combinar resultados provenientes de diferentes estudos].

2.2. Todos os trabalhos deverão respeitar as normas éticas vigentes para pesquisas com seres humanos e animais. Em decorrência disso, deverá ser informado, claramente, no corpo do texto, o número do parecer do CEP ou CEUA;

2.3. Os resumos poderão ser de dois tipos: resumos simples estruturados ou resumos expandidos. Os resumos estruturados deverão conter no máximo 300 palavras, excluído o título. No entanto, se os autores desejarem concorrer a qualquer uma das premiações oferecidos no CBAC, deverão enviar um resumo expandido, contendo entre 1000 a 1500 palavras.

2.4. Os resumos deverão ser redigidos em língua portuguesa, língua espanhola ou língua inglesa, segundo normas vigentes de correção gramatical e ortográfica desses idiomas;

2.5. Não haverá revisão do texto dos resumos, por parte da Comissão Julgadora de Temas Livres, portanto, esses serão publicados integralmente sem alterações;

2.6. O conteúdo dos resumos é de TOTAL responsabilidade dos autores;

2.7. Os resumos simples estruturados deverão conter:

‑ Introdução;

‑ Objetivos;

‑ Material e Métodos;

‑ Resultados e Discussão;

‑ Conclusão;

‑ Palavras-chave.

2.8. Os resumos expandidos deverão contemplar:

‑ Introdução;

‑ Objetivos;

‑ Material e Métodos;

‑ Resultados e Discussão;

‑ Conclusão;

‑ Palavras-chave;

‑ Referências;

‑ Notas de rodapé [se necessárias].

2.9. Os resumos deverão ser escritos em folha A4, com fonte Arial 12. O título do trabalho deverá ser escrito com as letras iniciais de cada palavra em maiúsculas, com recuo de 2,0cm da margem esquerda. Na linha seguinte ao título, deverão constar os nomes completos dos autores, alinhados à margem direita, sublinhando-se o nome do relator. Na linha abaixo, deverão ser identificadas as filiações, cuja relação com os respectivos autores deverá ser estabelecida por números arábicos sobrescritos aos nomes. O e-mail do relator deverá vir abaixo das filiações, devendo estar relacionado a esse, por um asterisco. O espaço entre linhas deverá ser simples e não deverá haver tabulação. As margens superior e esquerda deverão ter um recuo de 3,0cm e as margens inferior e direita deverão ter um recuo de 2,0cm. As citações textuais, referências e notas de rodapé deverão estar no estilo Vancouver. No caso do resumo simples estruturado, não deverá haver parágrafos e deverão ser evitadas as citações textuais e as notas de rodapé. No resumo expandido, contudo, parágrafos deverão existir entre cada tópico, saltando-se uma linha entre eles. As citações textuais e referências deverão estar presentes no resumo expandido e figuras, tabelas ou quadros, com boa resolução, poderão ser incluídos.

2.10. Os resumos deverão ser enviados através do site [www.cbac.org.br >> Inscrição >> Clique aqui para a inscrição >> Já estou inscrito] no formato texto, preferencialmente, “.doc” ou “.docx”, com no máximo 3Mb, para serem encaminhados à avaliação da Comissão Julgadora de Temas Livres. No momento da submissão dos trabalhos, os autores deverão indicar se desejam apresentar apenas sob a forma de e-poster ou se desejam apresentar também oralmente. Além disso, os autores deverão indicar se desejam que seu trabalho concorra a alguma das premiações oferecidas (nesse caso, somente poderá ser indicada uma categoria de premiação) [item IV];

2.11. A data limite para envio dos trabalhos é 16/05/2024. Não haverá prorrogação desse prazo.

III – Quanto à apresentação

3.1. Os trabalhos poderão ser aprovados para apresentação apenas sob a forma de e-poster (pôster eletrônico) ou apresentação sob a forma de e-poster e comunicação oral. Para os e-posters, a apresentação se constitui apenas da exibição do trabalho em vídeo, sem a presença do autor. Um trabalho poderá estar, então, enquadrado nas seguintes situações:

Apresentação apenas como e-poster:

  • Quando os autores não declararem, no momento da submissão, que desejam apresentar oralmente seu trabalho;
  • Quando os autores declararem, no momento da submissão, que desejam apresentar oralmente seu trabalho e a Comissão Julgadora de Temas Livres não o aprovar para comunicação oral.

Apresentação como e-poster e comunicação oral:

  • Quando os autores declararem, no momento da submissão, que desejam apresentar oralmente seu trabalho e a Comissão Julgadora de Temas Livres o aprovar para comunicação oral;
  • Quando a Comissão Julgadora de Temas Livres recomendar um trabalho para a apresentação oral e os autores aceitarem a indicação.

Não aceito para apresentação:

  • Quando a Comissão Julgadora de Temas Livres não aprovar o trabalho para apresentação sob a forma de e-poster.

3.2. Os trabalhos vencedores na premiação deverão ser apresentados, obrigatoriamente, sob a forma de e-poster e sob a forma de comunicação oral. Se um trabalho não for aceito para apresentação sob a forma de e-poster, estará automaticamente eliminado da premiação;

3.3. A comunicação oral deverá ser realizada com o auxílio de slides [Power Point] para no máximo 10 minutos. As seguintes especificações deverão ser seguidas:

Estrutura do slide:

  • Slide inicial [1 slide]: título, autor ou autores, e-mail do apresentador, instituição a que pertence/ instituição financiadora, data;
  • Slide de introdução [1 ou 2 slides – “O que levou ao tema do trabalho?”]: interface em que o trabalho se centra, marco teórico, apresentação dos dados da literatura;
  • Objetivos/hipóteses [1 slide – “Por que esta pesquisa foi feita?”];
  • Material e métodos [1 a 3 slides – “Como foi feita a pesquisa?”]: delineamento do campo teórico, métodos;
  • Resultados e discussão [3 a 4 slides – “O que foi encontrado?”]: uniformização da apresentação dos resultados e sua análise;
  • Conclusão [1 a 2 slides – “O que é possível inferir e concluir?”]: conclusões relacionadas aos objetivos, conclui-se apenas o que foi apresentado;
  • Referências bibliográficas [1 slide]: apresentação completa das referências dos trabalhos mencionados na comunicação oral [estilo Vancouver];
  • Tópicos opcionais [1 slide]: significância do estudo;
  • Número total de slides: calcular um slide por minuto.

Elementos visuais do slide:

  • Utilizar um título para cada slide com letra maiúscula [assunto do slide];
  • Utilizar letras Times ou Arial com estilo negrito ou sombreado no título e estilo normal no corpo do texto;
  • Utilizar fonte de letra entre 24 e 48;
  • Utilizar 7 linhas e 7 palavras por linha;
  • Evitar abreviações;
  • Utilizar no máximo 4 linhas em tabelas de 2 colunas;
  • Reestruturar tabelas previamente publicadas, se inadequadas;
  • Utilizar no máximo 8 barras por slide, em gráficos de barra;
  • Dados de outros autores deverão ser acompanhados das respectivas referências bibliográficas.

Apresentação oral:

  • Todos os autores que irão apresentar oralmente seus trabalhos deverão comparecer com 10 minutos de antecedência do início da sessão na sala disponibilizada para a comunicação oral;
  • Antes do início da sessão, todos deverão dirigir-se ao Media Desk do local do evento munidos de pendrive para inserção do trabalho no computador. Este deverá ser entregue como artigo digital em Power Point, em versão atualizada;
  • Os equipamentos disponíveis para apresentação serão um computador com Office em versão atualizada, projetor multimídia e tela de projeção;
  • A apresentação dos trabalhos deverá ser realizada em um período de tempo máximo de 10 minutos, seguidos de um período de 05 minutos para eventuais questionamentos.

3.4. O e-poster deverá ser confeccionado e enviado de acordo com o determinado a seguir:

‑ Os autores deverão confeccionar um e-poster em power point, criando um slide com a seguinte configuração de tamanho –> largura = 38,10cm (1080 pixels) e altura 67,73cm (1920 pixels); orientação -> retrato. O arquivo (slide único) deverá ser salvo em .ppt /.pptx e depois salvo em .png.

‑ O arquivo com a extensão (.png) deverá ser enviado à Comissão Julgadora, pelo site do Congresso, até o dia 31/05/2024, após a confirmação do ACEITE DO RESUMO, para apresentação. Todos os e-posters deverão conter uma única tela.

‑ Dimensão: A dimensão total do e-poster não deverá exceder a 38,10cm por 67,73cm;

‑ Título: O título do e-poster deverá ser o mesmo do resumo enviado. Deverá ser escrito em letras maiúsculas. As regras de notação e de nomenclatura deverão ser observadas.

‑ Nomes dos autores: Os nomes dos autores deverão estar escritos imediatamente abaixo do título. O nome do autor responsável pela apresentação do e-poster deverá ser indicado por um asterisco e seu correio eletrônico deverá ser informado no rodapé do e-poster.

‑ Instituição: O nome da instituição a qual os autores pertencem deverá estar escrito imediatamente abaixo do nome do último autor. As referências a departamentos, divisões, setores ou equivalentes deverão ser omitidas. Quando mais de uma instituição estiver envolvida, deverá ser indicado o autor pertencente a cada uma delas com números arábicos sobrescritos.

‑ Corpo do e-poster: Deverá conter os tópicos listados abaixo:

  • Introdução [razão para a realização dos estudos e descrição do atual estado da arte do assunto, seu contexto e o que se sabe a respeito];
  • Objetivos [principal objetivo e hipóteses pré-estabelecidas];
  • Material e Métodos [tipo de estudo, amostra, local, procedimentos, medidas, variáveis e desfecho, tamanho de amostra e análises estatísticas];
  • Resultados e Discussão [principais achados e análise dos dados];
  • Conclusão [conclusão baseada nos objetivos e hipóteses do estudo]. A conclusão deverá ser apresentada no formato de itens numerados.

‑ Referências Bibliográficas: Deverão ser incluídas apenas aquelas referências citadas no texto e de acordo com a ordem de citação. Deverá ser empregado o estilo Vancouver.  

 IV – Quanto à premiação

4.1 A Comissão Julgadora de Temas Livres irá premiar trabalhos em duas categorias diferentes. Cada trabalho terá direito a concorrer em apenas uma categoria. As categorias de premiação são compostas por:

‑ Prêmio SBAC – Premiar o melhor trabalho apresentado no CBAC com vistas a melhoria técnica do laboratório clínico, no valor de R$ 5.000,00 [cinco mil reais], além do diploma alusivo;

‑ Prêmio PNCQ – Premiar o melhor trabalho apresentado sobre Controle de Qualidade, no valor de R$ 5.000,00 [cinco mil reais], além de diploma alusivo;

Obs: Importa reiterar que os autores premiados numa das categorias acima deverão apresentar os trabalhos vencedores tanto sob a forma de e-poster quanto sob a forma de comunicação oral.

4.2. Para se candidatar, os autores deverão declarar seu desejo de participar em uma das duas categorias de premiação, no ato da submissão do trabalho.

V – Quanto à seleção de resumos

5.1. Os resumos de Temas Livres serão examinados pela Comissão Julgadora de Temas Livres, considerando os seguintes aspectos:

‑ A Comissão Julgadora de Temas Livres conferirá uma nota para cada um dos temas livres aceitos. O ponto de corte para aprovação será a nota 05, em escala de 0 a 10;

‑ A partir desta nota, os resumos serão indicados para apresentação na forma de e-poster ou na forma de e-poster e comunicação oral, quando for o caso;

‑ A Comissão Julgadora de Temas Livres selecionará quatro trabalhos daqueles indicados para premiação, conforme as categorias de premiação relacionadas no item IV.

5.2. A Comissão Julgadora de Temas Livres não aceitará:

‑ Trabalhos de revisão bibliográfica;

‑ Trabalhos realizados com dados obtidos há mais de cinco anos;

‑ Trabalhos que abordem inquéritos epidemiológicos em pequenas populações ou que abordem temas já consagrados e difundidos na literatura;

‑ Trabalhos que não abordem temas relacionados às análises clínicas ou que não estejam contemplados na tabela de áreas temáticas constante do item VI;

‑ Trabalhos que apresentem relatos de casos que tratem de situações de pouco impacto epidemiológico ou interesse metodológico;

‑ Trabalhos sem parecer do CEP ou CEUA.  

VI – Quanto às áreas temáticas

6.1. No momento da submissão, os autores deverão determinar a área temática a qual o resumo que está sendo enviado pertence;

6.2. As áreas temáticas seguem abaixo:

(*) Esp – especialidade; (**) Abr – abreviação.

ÁREA TEMÁTICA ESP* ABR**
 Assistência e Atenção Diagnóstica 01 AAD
 Bacteriologia Clínica 02 BAC
 Bioestatística e Bioinformática 03 EST
 Bioética e História da Saúde 04 BHS
 Bioquímica Clínica 05 BQC
 Biossegurança e Saúde Ocupacional 06 BSO
 Ciências Forenses 07 CFO
 Citologia Clínica 08 CIT
 Diagnóstico Laboratorial Baseado em Evidência 09 DBE
 Endocrinologia e Metabologia 10 END
 Ensino em Saúde, Análises Clínicas e Educação Continuada 11 ENS
 Genética e Biologia Molecular 12 GBM
 Gestão e Legislação de Laboratórios Clínicos 13 GLL
 Hematologia Clínica e Imunohematologia 14 HEM
 Imunologia Clínica 15 IMU
 Líquidos Biológicos e Urinálise 16 LBU
 Metodologia Científica em Análises Clínicas 17 MCT
 Micologia Clínica e Micotoxicologia 18 MIC
 Parasitologia Clínica e Imunoparasitologia 19 PAR
 Qualidade e Acreditação de Laboratórios Clínicos 20 QAL
 Saúde Pública e Vigilância em Saúde e Ambiental 21 SPU
 Toxicologia Clínica e Doping 22 TOX
 Virologia Clínica 23 VIR
 Medicina Veterinária Laboratorial / Patologia Clínica Veterinária 24 VET

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