Os tubos de coleta são importantes instrumentos para análises laboratoriais. São recipientes cilíndricos e alongados que servem para a coleta, transporte e análise da amostra. Existem diferentes tipos de tubos de coleta e as cores de suas tampas indicam suas características. Conheça alguns deles a seguir:
Esses tubos possuem a tampa vermelha e são voltados para rotinas bioquímicas e imunológicas. São revestidos com um ativador de coágulo, que auxilia na coagulação do material coletado.
Com tampa na cor amarela, esse tipo de tubo é usado para rotinas de sorologia, imunologia e bioquímica. O ativador de coágulo atua na aceleração da coagulação e o gel cria uma barreira que separa o soro das células e fibrina, o que facilita as análises laboratoriais.
Os tubos de coleta com citrato de sódio são indicados pela tampa na cor azul. Também é usado para provas de coagulação nas coletas, com resultados significativos para indicadores de TP e TTPa, dosagem de fibrinogênio, Fator VIII e entre outros.
Com a tampa lilás ou roxa, esses tubos são voltados para hematologia e outros testes que necessitem de sangue total. O EDTA K3 atua como anticoagulante, então após a coleta, o sangue deve ser invertido entre 8-10 vezes para que se misture com a substância de forma homogênea.
Caracterizados pela tampa verde, esses tubos possuem heparina de sódio ou heparina de lítio, que tem propriedades anticoagulantes, que ativam enzimas antiplaquetárias. São indicados para pesquisas bioquímicas.
Com a tampa cinza, esses tubos de coleta possuem atividade anticoagulante e estabilizadora da taxa de glicose no sangue, sendo utilizados para mensurar as taxas de glicemia.
A Neolab Import possui todos os tubos mencionados anteriormente. Somos especializados em distribuição e fornecimento de produtos Laboratoriais e Odontológicos. Você pode conferir nosso catálogo de produtos clicando aqui.
Acesse nosso blog e confira outros assuntos relacionados.
https://www.neolabimport.com.br/blog-tubos-de-coleta-conheca-os-modelos/
© 2023 Copyright Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.