No Programa Cepas Controle, da Controllab, o laboratório tem o fornecimento programado de cepas liofilizadas.

O Programa Cepas Controle, abrange todos os microrganismos listados em cada norma de referência do BrCAST para o controle de qualidade. Esse processo garante à rotina de controle microbiológico, inóculos sempre em condições adequadas para realização dos testes de controle de qualidade que facilitam o trabalho dos profissionais. 

O BrCAST é oportunidade para os laboratórios revisarem seus processos internos, com benefícios para a rotina das organizações que realizaram a adequação, como mostra uma  recente entrevista do Mentor do comitê, disponível no site da Controllab.

Para simplificar esta adequação, o Programa Cepas Controle realiza a manutenção dos microrganismos para o laboratório, otimizando alguns recursos requeridos nesta rotina.

De sete passos necessários na rotina para produzir os repiques, o cliente do Programa Cepas Controle executa apenas três no laboratório: reconstituição do inóculo, semeadura e incubação. As etapas relacionadas à manutenção – crioproteção, esterilização de frascos, liofilização e o congelamento para conservação  – são realizadas pela Controllab.

Para se ter uma ideia da economia de custos – além do ganho de tempo –  ao inscrever-se no Programa Cepas Controle, pense nos recursos para fazer repiques na rotina. O laboratório precisa, por exemplo, dispor de freezer, estabilizadores e ter um espaço maior de armazenagem. Necessita de mais insumos para realizar os testes que garantam a qualidade dos repiques e tempo para registrar essas análises. Com a manutenção feita pela Controllab, precisa apenas ter espaço para armazenar na geladeira as cepas enviadas.

Veja os recursos otimizados:

Tempo: O profissional deixa de realizar a manutenção do microrganismo na rotina e obtém mais tempo para dedicar-se à análise dos resultados.

Infraestrutura: As cepas liofilizadas são armazenas entre 2 a 8 ºC, reduzindo a utilização de freezer a -70ºC (requeridos na manutenção adequada de cepas de controle de qualidade).

Custos: Além da redução dos altos investimentos envolvidos na aquisição e manutenção do freezer a -70ºC, as cepas controles diminuem o número de testes necessários na manutenção do microrganismo.

Documentos: As cepas controles acompanham certificado que comprova a autenticidade do microrganismo, sintetizando a quantidade de registros requeridos em auditorias.

Mais informações estão disponíveis na página do programa, https://controllab.com/#cepas.