Mendelics: Nossa missão é democratizar o diagnóstico genético, tornando-o cada vez mais acessível

A última década na Medicina foi marcada pelas grandes inovações que a Genética trouxe para as áreas de oncologia, farmacologia, doenças hereditárias e medicina reprodutiva. Essa revolução só foi possível com o advento dos primeiros sequenciadores de Nova Geração (NGS), a partir de 2007. Esses equipamentos aumentaram em milhões de vezes a capacidade de sequenciamento, tornando possível em uma única corrida o sequenciamento de múltiplos alvos genômicos (de genes a genomas completos) e de um grande número de amostras. As inovações técnicas do NGS também permitiram reduzir os custos do sequenciamento, que vem decrescendo significativamente nos últimos 12 anos. Hoje é possível, por exemplo, sequenciar o genoma completo em 48 horas a custo inferior a 2 mil doláres. Em comparação, o sequenciamento do primeiro genoma humano, que utilizou a técnica de Sanger durou 13 anos (1990 – 2003) e custou 3 bilhões de dólares. 

A história da Mendelics iniciou-se em 2012, época na qual o NGS ainda era uma técnica predominantemente utilizada na pesquisa acadêmica e em poucos laboratórios de diagnóstico nos EUA e na Europa. Inicialmente a empresa ofereceria serviços de análises de dados de NGS em um programa de desenvolvimento interno, o Abracadabra. Este programa, que é utilizado até hoje em nossas análises, recebeu o prêmio MIT de inovação. Porém a missão de nossos fundadores de oferecer um diagnóstico genético de qualidade a um preço acessível, levou-os a ampliar o escopo da empresa e implantar o primeiro laboratório de NGS no Brasil e América Latina.  Hoje a empresa, que tornou-se líder de diagnóstico genético em NGS, têm duas unidades e mais de 100 funcionários. 

Desde nossa fundação, estabelecemos uma grande e diversificada base de clientes em todo território nacional e latino americano, contando com a maior capacidade de processamento de amostras para exames genéticos. Ao oferecer exames de NGS com alta qualidade a preços acessíveis, direcionamos o mercado no país a patamares internacionais. Dentre todos laboratórios brasileiros, somos o único detentor das acreditação do INMETRO na NBR/ISO 15189 e do CAP (College of American Pathologists), o último reconhecido mundialmente como a mais importante proficiência em ensaio de NGS. 

Em 2020, a genética continuará a guiar os rumos do diagnóstico e convidamos você a percorrer esse caminho conosco. Tenha a Mendelics como laboratório de apoio e ofereça todo nosso portfólio de exames genéticos em seu laboratório.

Visite-nos no stand 32 durante o 47º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas e conheça mais sobre o grande número de aplicações dos exames de NGS. 


Contato:

+55 11 5096-6001

mendelics.com.br

c[email protected]