Controle Interno da Qualidade: erros na fase analítica

Você sabe o que é o Controle Interno da Qualidade? Sabe aplicá-lo na rotina do seu laboratório? Entende quais são os mitos e verdades por trás desse tema importante e tão complexo? Vem com a gente e siga a leitura para entender mais sobre o assunto!


Vamos conversar sobre Controle Interno da Qualidade!

Para que possamos começar a conversar sobre Controle Interno da Qualidade, lançamos uma pergunta: é mito ou verdade que, em um laboratório de análises clínicas, temos muito mais problemas nas fases pré e pós-analíticas do que nas fases analíticas?

Se você respondeu que é mito, parabéns, você acertou! Nós não temos que nos preocupar mais com erros pré e pós-analíticos do que com os erros analíticos. Sabemos que cada vez mais a tecnologia contribui para a robustez dos equipamentos analíticos, e isso nos dá uma sensação maior de segurança, de qualidade analítica. Mas será que uma coisa necessariamente tem a ver com a outra?

É claro que a automação minimiza a ocorrência de erros. Se formos nos lembrar de tempos antigos nos quais era necessário utilizar um sapo para descobrir se uma mulher estava grávida, por exemplo, e compararmos com os métodos atuais, nos quais é possível descobrir uma gravidez apenas apertando alguns botões, temos noção de como a tecnologia nos ajuda.

De certa forma, isso também pode ser preocupante. Ter equipamentos robustos pode trazer uma falsa sensação de que está tudo sempre correndo conforme deve, e que os erros têm muito menos chance de acontecer, e portanto devemos nos preocupar mais com as fases pré e pós-analítica.


Mas não necessariamente é assim…

Muitos profissionais se apoiam nos estudos dos doutores M. Plebani e P. Carraro, que analisaram de maneira bastante fidedigna a possibilidade de ocorrência de erros em cada fase dos exames laboratoriais.

Nesses estudos, eles relatam que 60% dos erros acontecem na fase pré-analítica, 25% acontecem na fase pós-analítica e apenas 15% se dão na fase analítica. Esses dados levaram muitos profissionais a pensar que o Controle Interno da Qualidade não deveria ser seguido à risca, mas a leitura aprofundada dos estudos indica que metade desses 15% de erros analíticos levou a um tratamento, diagnóstico e cuidado inadequados de clientes.

Isso pode causar um impacto enorme na rotina laboratorial. É fundamental reconhecer que a qualidade do laboratório se baseia em entregar os resultados corretos aos clientes. É daí que vem a certeza de que a instituição está cuidando dos processos analíticos, dos ensaios, da metodologia.

Lançamos, então, algumas perguntas: como está o Controle Interno da Qualidade do seu equipamento? Você o acompanha diariamente ou acha que o próprio equipamento dá conta? Você tem certeza de que, todos os dias, está liberando resultados 100% corretos e que eles não levarão a um protocolo inadequado para um paciente?

Sabemos que os exames laboratoriais são responsáveis pelo auxílio de 70% dos diagnósticos médicos. Se você tem alguma dúvida sobre o Controle Interno da Qualidade, te convidamos a conhecer o Quaent.


O Controle Interno da Qualidade do Quaent

O Quaent possui um módulo exclusivo para o Controle Interno da Qualidade, que engloba análises de múltiplos controles baseados nas Regras de Westegard e aplicação da metodologia Six Sigma, alertas e análises das regras estabelecidas individualmente, cálculo automático dos resultados próprios do seu laboratório e cálculos de incerteza de medição. Oferece também resultados de forma interfaceada a rastreabilidade total dos processos, além de contar com dashboard dinâmico das principais não-confomidades e backup e armazenamento de forma segura – tudo para que o Controle de Qualidade seja feito de forma ágil, segura e rápida.

Se o Controle Interno da Qualidade parece aquém da sua realidade, nós podemos te ajudar! O Quaent foi feito pensando em você, que quer garantir a qualidade da sua instituição de saúde de maneira prática e intuitiva.

Para testar gratuitamente todas as nossas soluções, clique aqui

Não deixe de nos acompanhar também no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube para ficar por dentro dos nossos conteúdos especiais sobre qualidade! Esperamos você!