Nota de falecimento

Comunicamos o falecimento ontem, dia 13, do Prof. Mateus Mandu de Souza, aos 88 anos. Farmacêutico Bioquímico e Professor Adjunto de Hematologia na UFRJ, foi sócio fundador da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas e colaborador na criação e implantação do Programa Nacional de Controle de Qualidade, onde exercia funções especializadas.

Elaborou o livro Biossegurança no Laboratório Clínico em 1998. Foi Presidente do II Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, realizado no Rio de Janeiro em 1972. Editor da Revista Brasileira de Análises Clínicas durante muitos anos. Profissional sempre criterioso nas Auditorias de avaliação dos Laboratórios Clínicos para obtenção da Acreditação do Sistema de Gestão da Qualidade, expedida pelo DICQ/SNA.

Prof. Mateus foi um profissional de capacidade excepcional e de fino trato, um Assessor de grande proficuidade nas Gestões de várias Diretorias da SBAC, onde exerceu por muitos anos funções na Diretoria e na Coordenação dos exames de avaliação para a outorga do Título de Especialista em Análise Clínicas.

Nossos sentimentos aos familiares e amigos.