Nota de Esclarecimento

A ECO Diagnóstica, principal fornecedor dos testes rápidos de COVID-19 e associada a CBDL (Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial), após o conhecimento do ofício Realização de exames de alto risco em farmácias do dia 22/03/2021, gostaria de esclarecer algumas informações:

O teste informado pelo grupo DPSP na reportagem em questão, NÃO SE TRATA do ECO F COVID nAb (neutralizantes).
Ressaltamos também que os serviços de testagem realizados nas principais redes de farmácias do Brasil seguem protocolos de qualidade específicos da RDC nº 377/2020, e esclarecemos que o teste utilizado pelo grupo DPSP, assim como em outras redes, é o COVID-19 Ab Plus ECO Teste, registrado sob o número 80954880160 e que atende aos requisitos da RDC nº 377/2020.

Conforme Instrução de Uso disponibilizada para consulta pública no site da ANVISA, o COVID19 Ab Plus ECO Teste é um teste rápido imunocromatográfico para a detecção qualitativa de anticorpos IgG e IgM anti-SARS-CoV-2 específicos para proteína N e proteína S1 (RBD), presentes em amostras humanas de soro, plasma ou sangue total. Este teste é utilizado para avaliação da soroconversão, seja ela pós infecção natural ou pós vacinal.

Durante toda a pandemia, a ECO Diagnóstica foi a empresa brasileira de IVD que mais realizou validações nacionais e internacionais dos testes de COVID-19, incluindo os testes de anticorpos e antígenos. As avaliações dos testes foram realizadas em entidades renomadas, como Fiocruz e USP, incluindo o COVID-19 Ab Plus ECO Teste e os dados estão disponíveis para envio.

A ECO Diagnóstica permanece vigilante sobre informações divulgadas pelo mercado de diagnóstico, incluindo as farmácias, fornecendo materiais técnicos AMPLAMENTE DIVULGADOS para orientações sobre a correta utilização dos testes de diagnóstico da COVID-19.

FONTE