A SBAC SE POSICIONA CONTRA AS CONSULTAS PÚBLICAS DA ANVISA

A SBAC, após criteriosa avaliação, se posiciona contra a CP 912. A proposta representa uma desvalorização dos Laboratórios Clínicos, instituição reconhecida internacionalmente como o centro da realização de exames laboratoriais, desrespeita os profissionais que se especializaram e se dedicam integralmente à esta atividade e representa uma grave ameaça à segurança dos pacientes, pois fragiliza o controle sanitário e a garantia da qualidade.

A SBAC também é contrária a CP 911, que não define os limites na aferição de parâmetros fisiológicos e bioquímicos possibilitando a realização de uma infinidade de procedimento laboratoriais sem conhecimento científico e capacitação profissional necessárias.

Os textos das CP 911 e 912 podem prejudicar gravemente a qualidade da assistência laboratorial. A sociedade tem o direito de receber um atendimento de qualidade em todos os locais onde um serviço é oferecido e não pode ter o ônus de avaliar onde a qualidade é maior ou menor. Somente a integração e vinculação ao laboratório podem garantir uma prestação de serviços em análises clínicas com a qualidade exigida pela população.