Sistema drive thru de exames laboratoriais em Santarém

A pandemia do coronavírus que se alastrando no mundo está atingindo a todos os setores da sociedade, tanto público quando privado. Por conta disto, os cuidados são redobrados para que evitar a proliferação do COVID-19.

Em Santarém-PA, nesta semana foi lançado o primeiro sistema drive thru de exames laboratoriais, pela Biodiagnósticos, como forma de oferecer mais comodidade e segurança aos clientes. O drive thru de exames já é uma prática em diversos países e que foi intensificado neste período de pandemia do COVID-19.

De acordo com a diretoria da empresa, todas as práticas positivas que podem ser adotadas frente a esta pandemia, devem ser aplicadas como forma orientação e prevenção contra o coranvírus. “A Biodiagnósticos busca sempre inovações para melhor atender às necessidades dos nossos clientes. E oferecer mais um serviço a população de Santarém, nesse momento crítico, nós da área da saúde não podemos fechar as portas e sim buscar mecanismo para contribuir no combate a esta enfermidade”, ressalta a responsável técnica da Biodiagnósticos, a farmacêutica e enfermeira Kênila Frota.

Para realizar o exame, o cliente não precisa sair do veículo. O cliente é orientado a estacionar na garagem coberta da Unidade de Atendimento e a equipe iniciará as etapas de atendimento que envolve a área administrativa para o preenchimento do cadastro, apresentação da identificação oficial com foto, a guia médica da solicitação de exames, assinatura dos termos de consentimentos e recebe o desjejum, em seguida, a equipe de técnica inicia a coleta. Conheça mais detalhadamente essa prática implantada pela Biodiagnósticos:

SERVIÇO DRIVE THRU BIODIAGNÓSTICOS

Desde os primeiros acontecimentos do COVID-19 divulgados nos noticiários, a nível internacional a Biodiagnósticos tem estudado, buscado e tomado medidas preventivas internas.

Com a chegada desta pandemia no Brasil, nossa equipe da Direção e Sistema de Gestão da Qualidade tem adotado medidas mais firmes preventivas ao Coronavírus. A todo momento temos buscado informações a nível nacional para melhorar a nossa rotina, visando dar continuidade, de uma forma técnica espaçada e organizada aos atendimentos.
Medidas mais drásticas poderão ser tomadas a qualquer momento. Mas é importante que seja uniforme, alinhadas com todas as Unidades Biodiagnósticos para surtirem os efeitos desejados.

Estamos trabalhando em estado de alerta, monitorando todos os acontecimentos e em contato direto com a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas e outros órgãos.

Teremos sempre a firmeza necessária nas tomadas de decisões para evitar a doença COVID-19.

FLUXOGRAMA DO SISTEMA DRIVE THRU PARA COLETA DE EXAMES LABORATORIAIS NA BIODIAGNÓSTICOS

Para clientes que escolha o sistema Drive Thru, seguiremos as etapas:

– O cliente envia a solicitação ou guia médica e documento de identificação oficial com foto (o mesmo que será utilizado durante a coleta) via whatsapp para orçamento e cadastro. O atendente pergunta se o cliente está apresentando sintomas de resfriado/gripal para que possamos seguir os protocolos de segurança;

– O pagamento é ser realizado das seguintes formas: Preferencialmente por transferência bancária (Banco do Brasil, Basa, Bradesco, Caixa Econômica e SICREDI), cartão nas modalidades de débito e crédito (a maquineta é envolvida por plástico filme, que facilita a higienização) e em espécie;

– Na modalidade de transferência bancária o agendamento da coleta é realizado após a compensação;

– No momento do cadastro é enviada a Cartilha Biodiagnósticos (Orientação para a coleta de exames);

– O(a) flebotomista já estará com o material aguardando para confirmação da identidade oficial com foto (a mesma enviada pelo whatsapp), assinatura do protocolo e termos de coleta do material;

– O local de coleta na Biodiagnósticos é o estacionamento coberto logo na entrada. Dispomos de 4 vagas concomitante. Orientamos que tenham até 2 pessoas por carro (motorista e paciente a ser coletado ou quando possível, o paciente a ser coletado ir só em seu automóvel);

– Orientamos que os veículos dos clientes sejam higienizados com álcool a 70% nos locais que tocar (volante, câmbio, freio de mão, maçanetas…), proceder com a renovação interna do ar, de acordo com as recomendações de segurança;

– Recomendamos o recebimento dos resultados em casa através do site, e-mail ou whatsapp. Alguns laudos são de recebimento de forma presencial nas Unidades Biodiagnósticos;

– Se o cliente optar em protocolo por receber os seus resultados através do site, e-mail ou whatsApp, neste contato da coleta ofertamos o nosso Pirulito da Gratidão, que é o agradecimento do nosso time por escolher a Biodiagnósticos para cuidar da sua saúde.

UNIDADE DE COLETA DRIVE THRU

Biodiagnósticos Unidade José Agostinho
Travessa Professor José Agostinho, 576, Prainha, Santarém – Pará – 68.005-460
(entre Avenida Borges Leal e Travessa Álvaro Adolfo).
Laboratório: (93) 99227-1737
Clínica: (93) 99149-1989

MATERIAL UTILIZADO PARA O SERVIÇO DRIVE THRU DE COLETA LABORATORIAL BIODIAGNÓSTICOS

– Equipamentos de proteção individual (touca, óculos de proteção, máscara tripla, jaleco, luvas de látex. Bata/capote sobre o jaleco, luva plástica, máscara N95 e protetor facial, quando paciente informar gripe/resfriado)
– Carrinhos auxiliares
– Suportes de braço
– Banquinho inox (para clientes que cheguem em carros altos para sentar fora do carro)
– Basqueta para material de coleta
– Bolsa de gelo (cortesia ao paciente) e gel anti-hematoma
– Caixa plástica para lixo comum e lixo infectante
– Caixa para pérfuro-cortante
– Informativo de Cuidados com o paciente após a coleta
– Formulário da Pesquisa de Satisfação do Cliente
– Álcool líquido e gel (oferecer para o cliente higienizar as mãos, antes do contato com flebotomista)
– Papel interfolhado (para colocar sob o braço no suporte e higienizar o que for necessário)
– Máscara tripla cirúrgica lacrada individualmente com orientações (quando o cliente estiver gripado/resfriado)
– Combo desjejum (biscoito, bala e lenço selado) lacrado e com selo holográfico
– Pirulito da Gratidão (se o recebimento do resultado for através do site, e-mail ou whatsApp
– Impresso (folder promocional) Biodiagnósticos
– Pedido do sistema, solicitação médica, cópia do documento de identificação e termos necessários
– Canetas de coloridas para a checagem e rastreabilidade dos processos: para conferência do protocolo (laranja), assinatura do paciente (azul), triagem (preta) e coleta (vermelha).

BOLETIM INTERNO

Esse procedimento colabora para a redução de pessoas circulantes e mantém em funcionamento o serviço, pois, outros agravos não deixarão de existir e mantém, ainda que com enorme redução, o fluxo de caixa da clínica e laboratório que está absolutamente comprometido.

Juntos somos mais fortes!

Fonte: Biodiagnósticos