Blog de Notícias SBAC

SBAC 50 anos: perspectivas de uma sociedade

A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas nasceu há cinquenta anos com um compromisso acima de tudo social: educar e fomentar o conhecimento e o desenvolvimento em diferentes frentes no campo das análises clínicas. Assim, uma de nossas principais características vem sendo buscar caminhos inovadores para o desenvolvimento de nossas atividades, tendo como norte a capacitação e a formação de profissionais cada vez mais qualificados. É por isso que acreditamos que nosso meio século de existência seja significativo para o setor das análises clinicas

Trazemos nesta edição um breve resumo de nossos valores – visão que mantemos desde nossa fundação.

A SBAC É CONTEÚDO

Um setor como o de Análises Clínicas se torna respeitado por meio de seus profissionais, e somos conscientes de que a formação educacional proporciona uma habilitação para exercer a profissão pelo resto da vida, mas que o conhecimento tem prazo de validade. Por isso, buscamos acima de tudo difundir conhecimento, disponibilizando através do CEPAC um ambiente que possibilita aos profissionais se manterem sempre atualizados, em contato com novas tecnologias e com acesso a professores de ponta que transmitem conhecimento através de cursos e atividades de educação continuada presenciais e vídeo-aulas e conteúdos exclusivos para os associados

A SBAC É REFERÊNCIA

Não se ganha respeitabilidade e credibilidade à toa no mercado: é preciso tempo e qualidade naquilo que faz. Assim, acreditamos ser importante manter nosso protagonismo crítico, especialmente diante das adversidades atuais – o que exige reflexões profundas e responsáveis com o intuito de compartilhar a discussão de temas e questões relevantes, e de disponibilizar perspectivas e horizontes para a área. Para isso criamos programas destinados à qualificação dos laboratórios pelo controle da qualidade (PNCQ) e à acreditação (SNA/DICQ), além de mantermos uma revista mensal (RBAC) e congressos anuais (CBAC) que trazem as últimas novidades do setor por meio de programação científica. Iniciativas como essas representam a concretização de nosso sonho de tornar a área de Análises Clínicas no Brasil uma referência mundial.

A SBAC É MERCADO

Sensíveis aos problemas decorrentes do cenário político-econômico brasileiro, buscamos soluções para lidar este momento delicado. Os laboratórios passam por dificuldades além de seus desafios naturais, e por isso o fortalecimento político do setor se tornou nossa prioridade. Temos lutado incessantemente por questões como a recomposição dos valores das tabelas de remuneração, a desoneração tributária do segmento, a abertura de linhas de crédito e contra movimentos de cartelização do setor. Para que isso se torne uma realidade, estamos atuantes junto aos órgãos reguladores e o governo para que possamos expandir o setor, garantindo representatividade, reconhecimento e sustentabilidade para as Análises Clínicas.

A SBAC É PARCERIA

Temos a obrigação de prover atualização científica a nossos associados, mas também precisamos lembrar que é cada vez mais necessário trabalhar para que os laboratórios, ambiente de trabalho do nosso profissional, consigam ter um bom desempenho técnico e saúde financeira. Assim, estamos presentes em quase todo o Brasil através de Regionais e Delegacias, trabalhando intensamente em favor dos laboratórios, além de participarmos de inúmeros grupos de trabalho que vêm construindo o sistema regulatório no país. Além disso, estamos incrementando uma participação dos laboratórios na entidade, acolhendo-os como sócios empresariais. Com isto, poderemos oferecer serviços aos associados através de vantagens como certificação digital, planilha de compras, exposição privilegiada da marca do laboratório em nosso site, acesso à conteúdos restritos de gestão, assessoria jurídica, assessoria contábil, assessoria financeira e participação cada vez maior nos fóruns, por exemplo.

A SBAC É FUTURO

Em nossa constante demanda por representatividade e atualização, procuramos investir também em marketing de conteúdo, tornando nossa presença constante e marcante nas principais mídias sociais. Temos um portal informativo fácil de navegar e totalmente responsivo, e um aplicativo que estabelece um canal de comunicação mais próximo com profissionais do setor, fornecedores e empresas da área. Uma sociedade mais conectada e próxima de seus associados: é a SBAC fazendo o futuro das Análises Clínicas acontecer hoje.

Faça parte de nossa história! Acesse www.sbac.org.br e conheça nosso diferencial.