Blog de Notícias SBAC

Mapeamento Eletrônico das Parasitoses no Brasil (e-MAP)

A SBAC como entidade científica oportuniza sempre que necessário através do Centro de Ensino e Pesquisa (CEPAC) projetos focados no desenvolvimento cientifico e formação. A SBAC e o PNCQ estão apoiando o desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado “Mapeamento Eletrônico das Parasitoses no Brasil (e-MAP)” que objetiva a geolocalização das parasitoses brasileiras através de ferramentais digitais. Os dados produzidos terão relevância epidemiológica nacional e internacional. Estudos com este desenho experimental são relevantes e destacam a importância das Análises Clínicas em todos os níveis da atenção à saúde.

A pesquisa será liderada por 4 profissionais de destaque na área de Análises Clínicas: Camila Henriques Coelho, Ph.D; Helder Fortes, Especialista; Mauren Isfer Anghebem, Ph.D e, Pedro Henrique Gazzinelli Guimaraes, Ph.D.

Dra. Camila Henriques Coelho
Biomédica (Universidade de Uberaba), Mestre em Ciências (USP), MBA em Gestão Acadêmica e Universitária – CONSAE, Doutora em Ciências Farmaceuticas (UFMG). Pos-doutoramento no Departamento de Biologia da Georgetown University. Atuou com docente na Faculdade Finom (Microbiologia), na FAMINAS (Parasitologia), na UFOP (Bacteriologia). Residente pós-doutoral do Laboratory of Malaria Immunology and Vaccinology (National Institute of Allergy and Infectious Diseases – NIH, Estados Unidos).

Especialista, Helder Cavalcante Fortes
Farmacêutico (UFMT), Especialista em Citologia Clínica (ISMD), Proprietário e Gestor de Laboratório de Análises Clínicas, Fundador dos grupos de discussão científica através de plataformas digitais – Grupos ACB – Análises Clínicas do Brasil.

Dra. Mauren Isfer Anghebem
Farmacêutica (PUCPR), Especialista em Análises Clínicas e Toxicológicas (UTP), Especialista em Citologia Cérvico-Vaginal (SBAC), Mestre e Doutora em Ciências Farmacêuticas com ênfase em Análises Clínicas (UFPR). Docente da Escola de Ciências da Vida (Farmácia e Medicina) da PUC-PR e docente do Departamento de Análises Clínicas da UFPR. Conselheira no CRF-PR e membro da Diretoria da SBAC.

Dr. Pedro Henrique Gazzinelli Guimaraes
Biomédico (UFMG), Mestre e Doutor em Parasitologia (ICB-UFMG), Consultor do programa Schistosomiasis Control Initiative (SCI) da Imperial College – Londres, UK e Supervisor do projeto Schistosomiasis Consortium for Operational Research and Evaluation (SCORE) em Moçambique, gerido pela University of Georgia em Athens – Estados Unidos. Residente pós-doutoral do National Institute of Allergy and Infectious Diseases – NIH, Estados Unidos.

Clique aqui e acesse o formulário.