CONSULTA NACIONAL ABNT: Teste Laboratorial Remoto (POCT)

O ABNT CB36 – Comitê Brasileiro de Análises Clínicas e Diagnóstico in vitro comunica-lhe que está em Consulta Nacional a norma de qualidade ABNT NBR ISO 22870 Teste Laboratorial Remoto (POCT) – Requisitos para a qualidade e competência.

Para você participar da Consulta Nacional que encerrará no dia 21/07/2020.

Acesse AQUI.

Este Projeto foi elaborado pela Comissão de Estudo Qualidade e Competência no

Laboratório Clínico, CE-036:000.001, do ABNT CB36, com número de Texto-Base 036:000.001-004.

A norma ABNT NBR ISO 22870 – Teste Laboratorial Remoto (POCT) – Requisitos para a qualidade e competência é baseado na(s) ISO 22870:2016.

É previsto que a ABNT NBR ISO 22870 seja idêntica à ISO 22870:2016, que foi elaborada no âmbito do ISO TTC 212 – Technical Committee Clinical laboratory testing and in vitro diagnostic test systems.

A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas é o Foro Nacional de Normalização. As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros, ABNT/CB, dos Organismos de Normalização Setorial, ABNT/ONS e das Comissões de Estudo Especiais, ABNT/CEE e são
elaboradas por CE – Comissões de Estudo, formadas pelas partes interessadas no tema objeto da normalização.

Os Documentos Técnicos ABNT são elaborados conforme as regras da ABNT Diretiva 2.

A norma de qualidade ABNT NBR ISO 22870 fornece os requisitos específicos aplicáveis aos TLR – Testes Laboratoriais Remotos, também conhecidos por POCT e destina-se a ser usado em conjunto com a ABNT NBR ISO 15189:2015.

Os requisitos deste documento se aplicam quando o TLR, POCT, é realizado em um hospital, clínica e por uma organização de saúde que presta atendimento ambulatorial.

Este documento pode ser aplicado a medições transcutâneas, análise de ar expirado e monitoramento in vivo de parâmetros fisiológicos.

O autoteste do paciente em um ambiente doméstico ou comunitário é excluído da ABNT NBR ISO 22870.

Exame próximo ao paciente ou no local em que ele se encontre com o resultado levando a uma possível mudança no atendimento dele.

O POCT – Point-of-care testing é também denominado no Brasil de TLR – Teste Laboratorial Remoto e TLP – Teste no Local do Paciente.

Agradeço aos que participaram da elaboração do texto encaminhado para a Consulta Nacional e os seus nomes e instituições que representam estão descritos nas páginas iniciais da ABNT NBR ISO 22870.

Atenciosamente,
Humberto Marques Tibúrcio
Gestor do ABNT CB36