Comunicado oficial de adiamento do 47º CBAC

Face a pandemia que chegou ao Brasil a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) lamenta informar o adiamento do 47º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, que seria realizado nos dias 14 a 17 de junho de 2020 no Centro de Eventos do Ceará em Fortaleza/CE.

A decisão foi tomada visando a segurança de congressistas, palestrantes, expositores e população em geral, reforçando nosso compromisso enquanto profissionais da saúde.

A previsão da normalização das atividades em aeroportos e nas cidades está estimada para maio ou junho deste ano, mas sabemos que poderão ainda haver prorrogações, o que causa grande incerteza a todos envolvidos.

A estratégia do Ministério da Saúde que visa baixar o pico da infecção reduzindo o número de doentes graves ao mesmo tempo, permitirá que as nossas estruturas hospitalares consigam atendê-los adequadamente. Esta conduta é tecnicamente adequada e necessária mas, como consequência, levará a infecção por um período mais longo de tempo.

Assim, o Congresso será transferido para os dias 22, 23, 24 e 25 de Novembro de 2020, coincidindo com a semana de aniversário da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

Temos a consciência de que esta decisão poderá não agradar ou dificultar alguns, mas temos a absoluta certeza que protegerá a todos.

Como sociedade científica da área da saúde temos a responsabilidade aumentada e não poderíamos promover um evento colocando em risco a saúde de 5.000 pessoas que circulam no Congresso.

Todas as inscrições ficam confirmadas e qualquer alteração que for necessária será apreciada.

Caso seja necessário, para facilitar a negociação com empresas de transporte e de acomodações, forneceremos um documento oficial do adiamento, que pode ser solicitado pelos nossos canais de contato.

Aqueles que adquiriram hospedagem e transporte através da Boa Viagem entrem em contato com a agência.

A SBAC permanece vigilante e atenta aos relatórios do Ministério da Saúde neste momento sem precedentes em nossa história recente e se coloca à disposição da sociedade em geral para contribuir no que se fizer necessário.

Agradecemos a compreensão de todos e estamos à disposição para esclarecimentos.

Atenciosamente,
Luiz Fernando Barcelos
Presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas