Blog de Notícias SBAC

A importância da SBAC no universo das Análises Clínicas

Quem imagina a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas como apenas mais uma entidade de classe não tem ideia da importância que a entidade tem para a área. Desde sua fundação, em 1967, a SBAC tem objetivos muito bem definidos: colaborar para o desenvolvimento das Análises Clínicas no país, sim, mas também garantir à população serviços de qualidade em diagnóstico.

Conseguir isso, no entanto, não é tão simples quanto resumir seus objetivos em duas linhas. Há todo um processo de estruturação, informação, acompanhamento e aprimoramento científico e administrativo que se multiplicam em várias frentes. São muitas as parcerias com entidades da área nacionais e internacionais gerando troca de conhecimento, por exemplo – como a Confederación Latino-Americana de Bioquímica Clínica (Colabiocli), da qual é co-fundadora, e a International Federation of Clinical Chemistry (IFCC), a maior sociedade científica do mundo na especialidade, e da qual a SBAC é a única filiada brasileira.

Para incrementar o conhecimento dos profissionais e colaborar para a sustentabilidade do setor, a SBAC está sempre criando canais de comunicação, como o Fórum Digital e as redes sociais (Facebook, Instagram e Linked in), pelos quais é possível trocar ideias com seus pares da área e manter-se informado sobre as últimas novidades. Estas, aliás, estão sempre atualizadas no Portal SBAC, na RBAC e na SBAC-L.

Em eventos, como o Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC) que acontece anualmente, ou em ocasiões isoladas a SBAC procura colocar você em contato com os grandes nomes do setor, promovendo troca de experiências em todos os níveis do conhecimento. Conhecimento, aliás, que pode ser continuamente adquirido através dos diversos cursos promovidos ao longo do ano, presenciais ou videoaulas, que colaboram ainda mais para o seu crescimento profissional.

Mas crescer sem ter um mercado de trabalho digno não é um cenário atraente. É preciso lutar pelos direitos dos profissionais das Análises Clínicas, contra resoluções que ferem as características do setor, degradam direitos trabalhistas, invadem áreas ou prejudicam a sustentabilidade dos pequenos laboratórios. É preciso defender ideias e ideais em todas as esferas – e isso é um trabalho duro, que demanda competência, conhecimento, experiência e, principalmente, muito respeito para fazer valer sua opinião.

Por isso, para defender os interesses da classe, a SBAC tem representações nas mais importantes entidades ligadas ao setor: na Anvisa, no Mercosul, no Conselho Nacional de Saúde (CNS), na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), na IFCC, na Organização Nacional de Acreditação (ONA), no Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI) e no Colabiocli.

Além disso, há ainda as comissões Científico e Educacional, de Normas e Habilitação e de Publicação e Divulgação; as assessorias de Biologia Molecular, de Bioquímica, Biossegurança, Citologia, Hematologia, Imunologia, Parasitologia, Microbiologia, de Testes Laboratoriais (TLR), Toxicologia, Urinálise, Controle de Qualidade, Ética e Sindical; e a Secretaria Técnica do Comitê Setorial do Mercosul (CSM-20) que trata da normatização do setor de Análises Clínicas e de produtos in vitro no Brasil, responsável pela criação do ABNT/Cb-36.

Definitivamente, as Análises Clínicas no Brasil seriam muito diferentes sem a SBAC. E você pode colaborar para que ela fique cada vez melhor, sendo associado, participando ativamente de seus eventos e congressos e dando sugestões. Participe, porque a SBAC foi feita pensando em você, profissional de Análises Clínicas.